Trívia Curitibana: onde são as ruas com nome de rios? E de pintores? E de flores? Países? Ex-presidentes?

placa Rua Belém Cabral z/n

Cabral, Zona Norte

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Publicado em 6 de agosto de 2012

……….

Vamos falar dos bairros ‘temáticos’ de Curitiba. Por isso quero dizer o seguinte:

só pode ser no Cabral ZN

Só pode ser no Cabral. Essa foto foi tirada pessoalmente por mim em jan.14. Todas as demais foram puxadas da rede.

Onde Curitiba tem ruas com nome de flores? Com nome de pássaros? Onde tem ruas com nomes dos estados brasileiros? E por aí vai. É sobre isso que trataremos.  

……..

Primeiro umas palavrinhas sobre a metodologia.

Sobrenomes não estão sendo considerados. Não irei rastrear onde Curitiba tem ruas homenageando a família Gusso, por exemplo.

Em outros textos, já tratei da colonização da cidade. Aqui não quero saber quais são as famílias pioneiras de cada região, e sim abordar onde há nomes de países, de árvores, etc.

placa rua piauí Parolin z/c

Parolin, Zona Central

Irei me ater ao município de Curitiba, e somente a ruas oficiais, nomeadas pela prefeitura. Isso quer dizer que a Região Metropolitana não entra.

Ao menos nesse momento, quem sabe no futuro fazemos levantamento similar nos subúrbios que cercam o município da capital.

Igualmente nomes dados por moradores em invasões tampouco foram catalogados.

Só considerei as ruas temáticas que estão juntas, agrupadas. Se houverem duas ruas próximas com o mesmo tema já é suficiente pra formar uma ‘vila temática’ – exceto se forem de pessoas com a mesma profissão.

Quero dizer com isso o seguinte: num bairro há duas ruas próximas homenageando dois professores. O foco é na personalidade das pessoas, e não na profissão.

Isso não configura um ‘bairro temático’, pois não se quis elevar o corpo docente como grupo, mas sim aqueles duas pessoas individualmente que foram professores.

placa rua haiti Guaíra z/c

Rua Haiti, Vila Gauíra, Zona Central

Outro exemplo: o “Cruzamento das Marechais”, no Centrão, não é um a homenagem ao exército, mas a Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca como indivíduos.

Agora, se um bairro tem diversas ruas juntas com nomes de militares e padres – e há casos assim – aí será citado.

Exemplificando, o Jardim Gabineto (Cidade Industrial, Zona Oeste) é inteiro nomeado com padres poloneses.

Aí, nitidamente o foco é na igreja, no conjunto que os padres formam somados, e não na personalidade individual de cada um deles.

O Jardim Paranaense (Alto Boqueirão, Zona Sul), por sua vez, traz o nome de diversos militares. Mesma coisa, agora sim quis-se consagrar o Exército Brasileiro.

Mas em outros casos, pra outros temas exceto profissões, dois já estabelece um padrão, conforme dizem. Duas ruas com nome de flor próximas já entra nesse trabalho. Desde que as ruas sejam próximas.

Portanto é necessário que haja um vila em que as nomenclaturas sigam um mesmo tema. Mas a partir daí, se houverem ruas isoladas com o mesmo tema, serão citadas – sempre que eu tenha conhecimento delas.

placa rua méxico bacacheri z/n

Rua México, Bacacheri, Zona Norte

Por exemplo, as capitais brasileiras estão no Cajuru (Zona Leste) e no Cabral (Zona Norte).

Mas a Rua Belo Horizonte está na Zona Oeste, e a Avenida Brasília está na Zona Sul. Por vezes darei conta dessa peculiaridade.

Serão as “Ruas Isoladas”. Mas nem sempre. Não dá pra eu ver rua por rua da cidade, então não irei analisar todas as ruas desgarradas de suas vilas temáticas.

…………

Por vezes, uma ‘vila temática’ se espalha por mais de um bairro, mas é contígua, agrupada. Posto que os bairros são vizinhos.

Por exemplo, os estados brasileiros estão numa área uniforme, contígua, que entretanto se espraia pelos bairros Água Verde, Vila Guaíra, Parolin e Portão.

Mas é uma única ‘vila temática’, uniforme. E nesse caso se divide até por mais de uma região da cidade, pois Água Verde, Parolin e Guaíra são Zona Central e Portão é Zona Sul. Não deixa de as ruas com nomes de estados estarem todas juntas.

z/n buso amarelo marcop ctba Bom Retiro

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

……….

Há porém casos em que há várias ‘vilas temáticas’ com o mesmo tema, e elas estão em pontos diferentes da cidade.

Volto ao exemplo das capitais. Algumas estão no Cajuru (Zona Leste) e outras no Cabral (Zona Norte), que é bem longe. São duas ‘vilas temáticas’ separadas.

Cada uma delas é uniforme, bem estabelecida, com várias ruas com o mesmo tema lado-a-lado. Mas bastante distantes uma da outra.

Por fim, se alguém achar uma omissão, aponte que eu repasso aos demais colegas:

o_mensageiro@outlook.com.br

………

Comecemos pelos exemplos que já foram citados.

–  Onde Curitiba tem ruas com nomes dos estados brasileiros?

7-5-14 salgado filho Uberaba ctba z/l zona leste anoitece céu Curitiba viaduto sjp

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

Na Água Verde, Parolin, Vila Guaíra e Portão. É uma área contígua – cuja via principal é justamente a Avenida dos Estados – mas cujos 3 primeiros bairros são Zona Central, e Portão é Zona Sul.

A Rua do Amapá (Vista Alegre, Zona Oeste) e a Rua Tocantins (Cristo Rei, Zona Leste) são isoladas.

A Avenida Paraná também é isolada, fica entre os bairros do Cabral, Boa Vista, Bacacheri, Santa Cândida e Vila Tingui, na Zona Norte. Mas como nós estamos no Paraná, esse é um caso a parte.

A Rua Roraima igualmente é isolada. Quer dizer, ela foi trocada de ‘vila temática’. A Rua Roraima está na vila temática das capitais, no Cajuru.

Há uma explicação particular, que darei abaixo. Em Curitiba sabe-se lá porque não há Rua Mato Grosso do Sul nem Rua Rondônia. A Rua Rondônia que o Google Mapas diz ficar em Santa Cândida (Zona Norte) na verdade já está no município de Colombo.

Outra curiosidade: há uma linha de ônibus chamada “Jardim Mercês-Guanabara”, cujo ponto final é justamente nessa região onde se homenageiam os estados.

Mas não há ‘Rua Guanabara’. Talvez tenha havido no passado. Como é sabido, esse foi um estado brasileiro de 1960 a 1975, e equivalia ao atual município do Rio de Janeiro. Pois o Rio era o antigo Distrito Federal até a inauguração de Brasília, em 1960.

E pro Rio de Janeiro não passar direto de Distrito Federal a município, ele foi um estado até 1975, quando foi incorporado ao estado do Rio de Janeiro, passando a ser sua capital. Até então a capital do estado do Rio de Janeiro era Niterói. Falaremos mais disso logo abaixo.

………..

prédio Ahú ctb

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

– Onde Curitiba tem ruas com nomes das capitais brasileiras?

Como já dito, em duas ‘vilas temáticas’ que distantes uma da outra: uma fica no Cajuru (Zona Leste) e a outra no Cabral (Zona Norte).

Pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo repetirem o nome nas capitais, essas não foram homenageadas.

Em compensação, no Cajuru há a Rua Niterói, que um dia foi a capital do estado do Rio de Janeiro, mas desde 1975 não é mais. E no Cabral há a Rua Campinas.

As Ruas Macapá e Belo Horizonte e a Avenida Brasília são isoladas. A Rua Macapá é na Vila Tingui, também Zona Norte mas isolada da vila temática do Cabral. Bem, a Rua do Amapá também é isolada.

A Rua Belo Horizonte divide o Batel do Seminário, entre as Zonas Central e Oeste, e a Avenida Brasília divide o Capão Raso do Novo Mundo, na Zona Sul.

Numa omissão inexplicável, Curitiba não tem Rua Porto Alegre, Rua Porto Velho, Rua João Pessoa nem Rua Boa Vista.

ctba z/s céu buso marcop campo alegre novo mundo

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

Em compensação, a Rua Roraima existe. Mas ela está no Cajuru, na vila temática das capitais, ao lado das Ruas Terezina e Cuiabá, por exemplo.

É que em Curitiba existe um bairro chamado Boa Vista, que fica na Zona Norte. Por isso não quiseram fazer a Rua Boa Vista.

Roraima é um estado novo, caçula da Pátria Amada, elevado a essa condição na constituição de 1988.

Nessa época já não haviam mais ruas por nomear na vila temática dos estados que fica na Água Verde e imediações, uma região mais central e portanto de ocupação mais antiga. Assim, a Rua Roraima foi ‘rebaixada’, e está na parte das capitais.

No Sítio Cercado (Zona Sul) há tanto a Rua Palmas quanto a Rua Cidade de Palmas. Creio que uma seja em homenagem ao município no Sul do Paraná e a outra a capital do Tocantins. Sendo assim, a tocantinense é mais uma rua isolada.

Não sei porque esqueceram de Rondônia, não há nem essa rua e nem a rua Porto Velho. É a única unidade da federação ignorada por completo, não foi lembrado nem no nome do estado nem no da capital.

…………….

– Onde Curitiba tem ruas com nomes dos países da América?

sol biartic azul boqueirão z/s neobus marechal

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

Em duas vilas temáticas, uma maior no Bacacheri (Zona Norte) e outra menor na Vila Guaíra (Zona Central) e Vila Lindóia (Zona Sul).

A Avenida República Argentina e a Rua Chile são isoladas. Detalhemos caso a caso.

No Bacacheri homenageou-se todos os países da América do Sul (exceto as Guianas, Argentina e Chile.

Os dois países andinos estão em outra parte, as Guianas foram ignoradas por completo), o México e o Panamá na América Central e os Estados Unidos e Canadá na América do Norte.

(Nota: pela geografia física oficial, México é América do Norte. Mas eu analiso as pessoas, como vivem os Homens e Mulheres, muito mais que a extensão geográfica da terra. Por esse prisma México é América Central total.)

Voltando as ruas de Curitiba: os dois países anglo-saxônicos, EUA e Canadá (que são a América do Norte de fato), as ruas com seus nomes começam no Bacacheri e avançam pra outros bairros.

A Rua Canadá termina na vizinha Vila Tingui, e a Rua Estados Unidos cruza também todo o vizinho bairro da Boa Vista.

Curiosamente, sua paralela é a Rua Holanda, que também começa no Bacacheri e atravessa toda a Boa Vista. Adicionaram a Holanda a nosso continente.

Pra fechar, numa mini-vila temática Centro-Americana na divisa entre as Zonas Central e Sul, lembraram de nomear ruas com os nomes de Haiti, Guatemala e República Dominicana na Vila Guaíra. Ali ao lado, mas já na Vila Lindóia, há a Rua Jamaica.

cajuru

Avenida Florianópolis, Cajuru, Zona Leste.

………

Agora as isoladas:

Avenida República Argentina começa na Água Verde, na Zona Central, e vai pra Zona Sul, cruzando Vila Izabel, Portão e Novo Mundo.

A Rua Chile começa no Prado Velho e depois cruza todo o Rebouças, os dois bairros na Zona Central.

Chile e Argentina, ao contrário das Guianas, são muito queridos aqui em Curitiba. No Batel (Zona Central) há a Rua Buenos Aires, e na ‘vila temática’ do Bacacheri não esqueceram do Chile, existe por lá a Rua Valparaíso.

Curitiba Ama o Chile. A recíproca é verdadeira. Na Zona Sul de Santiago há Rua Curitiva. Se escreve com ‘v’ mas se pronuncia ‘Curitiba’, igualmente. Mas isso já é assunto pra linguística.

Curitiba tem um bairro chamado Jardim das Américas, na Zona Leste. Ao contrário do que alguém poderia crer, lá não há ruas com nomes de países.

…………….

– Onde Curitiba tem ruas com nomes dos países da África e da Ásia?

Na Vila Centenário, que fica no bairro Cajuru (Zona Leste), ao lado das capitais brasileiras. Uma das vias é a exatamente a Rua Tailândia.

cor-de-rosa desfocada flores

só pra ilustrar – não relacionado ao texto

– Onde Curitiba tem ruas com nome de rios brasileiros?

Em várias vilas temáticas pela cidade. Uma delas se espraia entre o Bairro Alto (Zona Leste) e o Atuba (Zona Norte), bairros vizinhos apesar de cada um estar numa ‘zona’.

A Rua Araguaia é relativamente próxima, no Capão da Imbuia, também Zona Leste. No Prado Velho (Zona Central) há mais duas ruas com nomes de rios paranaenses.

Por fim, também na Zona Central mas longe dali, na divisa entre o São Francisco e as Mercês, há mais algumas ruas com rio brasileiros.

……….

– Onde Curitiba tem ruas com nomes de pássaros?

No Conjunto Gralha Azul, que fica no bairro Novo Mundo (Zona Sul).

Na Zona Oeste, mas distantes entre si, há mais duas vilas temáticas que tem ruas tanto com nomes de pássaros como também outras espécies animais e vegetais.

Uma delas se situa entre as Vilas Conquista e Diadema, na Cidade Industrial, e a outra está no São Braz.

………..

– Onde Curitiba tem ruas com nomes de árvores?

Em duas vilas temáticas que distantes uma da outra. Uma no Conjunto Paineiras e imediações, que fica no bairro Barreirinha (Zona Norte), e outra no Bairro Alto (Zona Leste).

Como dito acima, na Zona Oeste há mais duas vilas temáticas que também tem algumas ruas com nome de árvores.

………..

– Onde Curitiba tem ruas com nomes de frutas?

pichação boqueirão z/s marechal ctba

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

No Uberaba (Zona Leste).

……….

– Onde Curitiba tem ruas com nome de flores?

Em três vilas temáticas distantes uma da outra.

Uma no Jardim Califórnia, que fica no Mossunguê (Zona Oeste), mais uma na Cachoeira (Zona Norte) e outra na Vila Camargo, no Cajuru (Zona Leste).

Nesse último caso você não poderá conferir pelo Google, porque foi uma invasão que foi regularizada, e ainda não entrou nesse sistema. Mas eu sei por passar a pé ali que existe a Rua Sempre-Vivas, por exemplo.

(Atualização: escrevi esse texto em 2012, e de fato era assim. Mas em 2014 o ‘Google’ fez nova onda de filmagens por Curitiba, e a Vila Camargo foi levantada pra rede.

Acabo de andar na tela de meu computador pela Rua Sempre-Vivas, na ‘vila temática das flores’ da Vila Camargo, Cajuru, Zona Leste.)

A Rua das Margaridas é isolada. Fica no Campo de Santana, Zona Sul.

………..

– Onde Curitiba tem ruas com nomes como ‘Rua da Amizade’, ‘Rua da Fraternidade’, etc?

Nessa mesma Vila Camargo, no Cajuru (Zona Leste). A Rua da Paz é bem mais antiga, e fica isolada dessa vila, pois está no Centro.

…..

vila militar pilarzinho z/n zona norte pobreza rua de terra ctba

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

– Onde Curitiba tem ruas com nome de profissões (Rua do Gari, etc)?

No Conjunto Belenzinho, que fica no bairro do Boqueirão, na Zona Sul.

………

– Onde Curitiba tem ruas com nome de temas bíblicos?

Em duas vilas temáticas em lados opostos da cidade:

Na Olaria, no bairro Santa Cândida (Zona Norte) há a Rua da Gênese e a Rua dos Provérbios. No Umbará (Zona Sul) hás as ruas dos profetas (Rua Profeta Isaías, etc).

……….

– Onde Curitiba tem ruas com nome de planetas?

No Conjunto Parigot de Souza, no bairro Sítio Cercado (Zona Sul).

A direita a Rua Marte, perto da Av. Sagitário.

Em Santiago-Chile há uma vila temática igual, relacionada ao espaço sideral. Confira.

………sitio cercado

– Onde Curitiba tem ruas com nome de pintores?

No Guabirotuba (Zona Leste).

Também no campo da Arte, e também na Z/L, o “Bairro dos Poetas” é o Jardim Social.

……..

– Onde Curitiba tem ruas com nome de temas relacionados a mineração e a colonização (Rua do Ouro, Rua dos Bandeirantes, etc)?

Novamente no Guabirotuba

………..

– Onde Curitiba tem ruas com nome de grandes pensadores e escritores?

Em três vilas temáticas que são distantes uma da outra: duas na Zona Norte, no Olaria (que fica no bairro Santa Cândida) e na Barreirinha, e outra que fica na Zona Sul, numa região contígua entre os bairros Vila Lindóia e Novo Mundo.

A Rua Mahatma Gandhi é isolada, fica na Vila São Pedro, bairro Xaxim, Zona Sul.

………..

– Onde Curitiba tem ruas com nome de santos?

Há várias vilas que concentram essa temática. Duas são na Zona Leste, bem próximas uma da outra, nos bairros do Jardim Botânico e Cajuru. A Avenida São José, no Cristo Rei, é bem perto dessa região.

No Capão Raso, Zona Sul, há uma mini-vila temática que homenageia duas santas Mulheres. Na Zona Norte, entre o Cabral e o Ahú, há mais uma vila nomeada com santos.

O curioso é que ali também há uma vila temática das capitais. Uma das ruas da região se chama São Luiz, entrando portanto simultaneamente em duas vilas temáticas.

Pra fechar, na Vila Nossa Senhora da Luz, no bairro Cidade Industrial (Zona Sul), há mais algumas ruas com esse tipo de nome.

………

anoitece céu zona norte z/n ctba boa vista

só pra ilustrar – não relacionado com o texto

– Onde Curitiba tem ruas com nome de padres poloneses (e de países próximos como Alemanha)?

Em duas vilas temáticas distantes umas das outras:

No Jardim Acrópole, bairro Cajuru (Zona Leste), e do outro lado da cidade, no Jardim Gabineto, Cidade Industrial (Zona Oeste).

…….

– Onde Curitiba tem ruas com nome de cantores populares?

Em duas vilas temáticas na Zona Sul, mas que são bem distantes uma da outra: na Vila São Pedro, bairro Xaxim, e na Vila Santa Rita, bairro Tatuquara.

……

– Onde Curitiba tem ruas com nome de compositores de música clássica?

No Jardim Schaffer, uma região que se espraia entre o Pilarzinho (Zona Norte) e a Vista Alegre (Zona Oeste). Embora se divida em dois bairros (e mesmo duas regiões da cidade), é uma área contígua.

……….

– Onde Curitiba tem ruas com nome de militares?

ctba rio barigui parque tingui z/n z/o pilarzinho vista alegre são joão árvore

Só pra ilustrar – não relacionado com o texto

No Jardim Paranaense, bairro Alto Boqueirão (Zona Sul). Além dos tenentes-coronéis, etc, homenagearam-se diversos expedicionários.

A Rua 31 de Março fica igualmente na Zona Sul, em frente ao Quartel General, no bairro Pinheirinho, onde também há uma rua com nome de general.

Nesse caso, pelos nomes de militares serem muito comuns, não irei citar os locais em que duas ruas com nomes de militares.

Apenas se houver uma grande concentração, como é no caso acima, uma vila inteira com temas militares.

……..

– Onde Curitiba tem ruas com nome de ex-presidentes brasileiros?

No Tarumã (Zona Leste). Nessa postagem estou me referindo a um local onde há várias ruas próximas com o mesmo tema.

Há diversos outros presidentes, como Juscelino Kubistchek (é a rodovia Contorno Sul, o Rodo-Anel local, na Cidade Industrial, Zona Oeste) e Getúlio Vargas (Rebouças, Zona Central), espalhados pela cidade.

……..

anoitece céu zona norte z/n ctba cabral lua árvore prédio

Só pra ilustrar – não relacionado ao texto

– Onde Curitiba tem ruas com nome de ex-presidentes estadunidenses?

No Seminário (Zona Oeste) há duas ruas com esse nome. Como é notório, a Avenida Presidente Kennedy é uma das principais da cidade, cortando as Zonas Central e Sul.

………

– Onde Curitiba tem ruas com nomes indígenas (Rua Curupis, etc)?

Numa vila temática que se espalha pelo Portão (Zona Sul) e Santa Quitéria e Vila Izabel (Zona Oeste).

É uma área contígua, embora espraiada por 3 bairros e duas regiões da cidade.

Quem é de São Paulo ligou na hora: lá essa ‘vila temática ‘ é em Moema e bairros vizinhos como Planalto Paulista, na Zona Sul.

De volta a Curitiba: a Santa Quitéria por pouco não se chamou ‘Carmela Dutra’, nome de uma ex-1ª dama brasileira – seu marido nomeou a ‘Via Dutra’, nome da BR-116 no trecho Rio-SP. Carmela acabou sendo um conjunto da S. Quitéria e uma linha de ônibus.

Confira como diversos bairros e municípios da região metropolitana se chamaram antes de adquirirem suas atuais denominações.

………

– Onde Curitiba tem ruas com nomes de cidades e regiões da Itália?

Há várias vilas temáticas da Zona Oeste, em Santa Felicidade e bairros vizinhos: São Braz e São João – nesse último caso a vila chama-se justamente Jardim Itália.

……..

– Onde Curitiba tem ruas com nomes de municípios do Paraná e de Santa Catarina?

Deixei esse pra fechar, porque é disparado a temática mais comum das ruas de Curitiba.

Curiosamente, e de forma altruística, homenageamos também o estado vizinho, há diversas ruas de Curitiba, espalhadas por muitos bairros, nomeadas como municípios catarinenses, por isso entrou num pacote só.

Além de SC, nenhum outro estado brasileiro foi tão lembrado. Sabe-se lá porque o interior de Santa Catarina é considerado Paraná, ao menos na hora de nomear as ruas de Curitiba.

A maior vila temática de todas, incluindo todos os temas, certamente está localizada nos bairros Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Boqueirão e Pinheirinho, na Zona Sul.

Bem, se você conhece o Bairro Novo (Sítio Cercado) sabe que a maior parte dele é formado por cidades do Paraná (a maioria) e algumas de Santa Catarina.

barreirinha

Rua dos Pinheiros, Conjunto Paineiras, Barreirinha, Zona Norte.

Em bairros próximos, há outras vilas com a mesma temática, nos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão e Xaxim.

Todas são próximas umas das outras, algumas contíguas com essa maior e outras não.

Em três pontos da Zona Norte também há ruas com municípios paranaenses e catarinenses.

Duas ficam nos bairros do Ahú e Barreirinha. São regiões não muito distantes, mas não é a mesma vila. A outra é na Vila Esperança, bairro Atuba, bem longe das precedentes.

Na Zona Oeste há diversas vilas temáticas dessa forma: na Fazendinha, no São Braz, na Vila São José que fica no bairro da Augusta, e por fim duas na Cidade Industrial, nas Vilas Sandra e Itatiaia.

Cabe destacar que algumas cidades do litoral do Paraná foram homenageada numa vila temática que fica entre os bairros do Portão (Zona Sul) e Água Verde (Zona Central). Embora em dois bairros e regiões diferentes da cidade, é uma área contígua.

……………..

Como arremate, detalhemos onde estão as ruas dos municípios mais populosos do Paraná. Por isso vou me ater aos dados do censo do IBGE, que se não é 100% exato certamente é o levantamento mais amplo do país.

Os dois municípios que mora mais gente no Paraná – excetuando a capital Curitiba, claro – são Londrina e Maringá. Essas cidades ficam próximas, mais ou menos 100 km uma da outra, no Norte do estado.

Em Curitiba, as ruas são paralelas, na Vila Rio Negro, entre os bairros do Sítio Cercado e Pinheirinho, na Zona Sul.

Ali ao lado, mas somente no Pinheirinho (sem entrar no Sítio Cercado, portanto) está a Rua Foz do Iguaçu, que é o 7º maior do estado em população, e fica no Oeste.

O 4º município mais povoado paranaense é Ponta Grossa, no Centro (geográfico) do Paraná. A rua que o homenageia fica no Portão.

Alias ali concentrou-se uma vila ‘ainda mais’ temática, digamos assim, pois estão alguns municípios do litoral homenageados com ruas. Não é o caso de Guarapuava, que é interiorzão, um cidade que vive da agricultura, com perfil parecido com Ponta Grossa, portanto.

Mas vizinha a Rua Guarapuava estão as Ruas Paranaguá (cidade mais antiga do estado, chamada por isso de ‘Mãe do Paraná’, e onde fica o porto e a Ilha do Mel) e Morretes.

santa candida

Rua Buda, Olaria, Santa Cândida, Z/ Norte.

O 5º é Cascavel, também no Oeste. Em Curitiba, a Rua Cascavel fica entre os bairros Boqueirão e Alto Boqueirão, aqui na Zona Sul.

O 6º e o 8º municípios mais populosos do Paraná pertencem a Grande Curitiba. Se trata de São José dos Pinhais e Colombo.

A Rua São José dos Pinhais é uma das principais do Bairro Novo, bairro Sítio Cercado (Zona Sul).

Já a Rua Colombo está no Ahú, Zona Norte. O nono e o décimo são justamente Paranaguá e Guarapuava, e suas ruas estão no Portão, como acabei de citar.

……………..

É isso aí galera. Repito, se alguém achar uma omissão, me aponte que eu faço circular.

“Deus proverá”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s