Brasília e Curitiba: com minhas próprias mãos

praca do japao

Desenho de 2010: Praça do Japão, divisa do Batel e Água Verde, Zona Central de Curitiba. Veja uma foto.

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Levantado pra rede em 20 de março de 2015

Desenhado entre 2008 e 2010; não publicado em emeios anteriormente

………

Vou fazer uma seção só de desenhos.

A qualidade não é das melhores, reconheço. Mas como existir é mais importante que ser perfeito, jogo no ar assim mesmo.

ponte jk brasilia df

Nascer-do-Sol na Ponte J.K., sobre o Lago Norte, Brasília, D.F. . Na boca do povo, a “3ª Ponte”. Desenho de 2010.

Aqui, minhas duas cidades:

– Brasília, a que me viu nascer (e onde o Brasil jogou 2 vezes na Copa de 14);

– e muito mais de Curitiba, a cidade que me adotou, na qual morei toda minha vida.

Minha 3ª cidade, que é São Paulo (onde não nasci nem nunca morei, mas que igualmente está em meu coração), está nessa mensagem.

A 3ª Ponte é um dos mais novos postais da Capital Federal – numa cidade em que não faltam cartões-postais!!! Alias, Vitória-ES também tem como postal a 3ª Ponte, e eu também já desenhei.

De volta ao Centro-Oeste. Clique sobre que as imagens aumentam.

Ponte JK brasília df noite água lago norte paranoáPonte JK brasília df aérea centro água lago norte paranoá

Pra fechar Brasília – fiz um novo desenho da cidade: eu no viaduto da Rodoviária P.P., tendo ao fundo a Catedral, Esplanada e o Congresso na Praça dos 3 Poderes. Vamos pra Curitiba

2009: entardecer no centrão

Passeio Publico CentroNesse retrato de 2009, como o título já informou, um expresso vermelhão sanfonado passa em frente ao Passeio Público, no Centro, no Entardecer.

A legenda diz: “O Sol deixa o hemisfério, e o bi-articulado a Zona Central. Os ciclos se encerram no Centro, 09.”

Passeio Publico Centro2………

Vejamos fotos do local. A fachada, e a outra também com os busão passando por ali.

Essas eu puxei da rede.

Veja nessa postagem as árvores floridas do Passeio Público, de minha autoria.Passeio Publico Centro1

Aproveitando o embalo, toda a Zona Central Florida:

Centro, Centro Cívico, Alto da Glória, Juvevê (este especificamente já fica na divisa com a Zona Norte), Rebouças, Água Verde e Parolin.

………….

centro civico zona central

Desenho de 2009: Centro Cívico, Zona Central. Mais uma Homenagem ao Rio Belém no Bosque do Papa, ao fundo o Museu do Olho

Pelo Passeio Público passa o Rio Belém. A jusante está a divisa das Zonas Leste e Sul, onde eu vivo.

A montante está outro belo parque da Zona Central, o Bosque do Papa no Centro Cívico.

Clique nessa última ligação que abre um ensaio fotográfico que fiz nesse bairro, onde aparecem o Rio, o Bosque e o Museu.

E nessa outra o Belém da Nascente até a Foz.

…………

Fiz mais um desenho de Curitiba: Maurílio na sacada de um prédio no Crito Rei. Ao fundo aparece o Moinho Anaconda e o Viaduto do Capanema.

E pra fechar com chave de ouro: em gravura de 2010, o Pôr-do-Sol no Juvevê.

janela juveveVeja a postagem completa sobre o tema, dessa vez com fotos.

O Astro-Rei encerra mais um ciclo, e com isso nós fechamos também esse giro, acompanhando-o.

“Deus Pai-Sol/Mãe-Lua proverá”

Deixe um comentário

