Dormindo com o Inimigo

parabéns, nacional medelím: bi-campeão da américa (1989-2016)

opostos que se atraem

Opostos que se Atraem.

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Publicado em 19 de março de 2016

Um casal colombiano de pombinhos Marília & Maurílio.

Moradores da Favela 13, no bairro São Xavier, Zona Oeste de Medelím. Já falamos mais disso. Por hora toquemos no ponto mais importante:

Eles se Amam muito. Corações e Almas Unidos, que Pulsam juntos tornando-se Um, Imagem e Semelhança de Deus Pai-Mãe.

Mas no futebol estão em lados opostos: Maurílio é  torcedor do Clube Atlético Nacional. 

nacional campeao da america

O ‘Maurílio’ colombiano explode de felicidade. Seu Nacional torna a América Verde, pela segunda vez: 1989, 2016. É o terceiro título da Colômbia, igualando o Paraguai.

Já Marília prefere o arqui-rival, o Desportivo Independente Medelím, conhecido simplesmente por ‘Medelím’. 

O dia que a cidade para pra ver vermelhos e verdes se enfrentarem (dir.) é um dos poucos momentos que o casal se separa.

 Cada um segue pra seu lado da arquibancada:

Maurílio vai pro curva Sul do Atanásio Girardot.

Já Marília toma o rumo da Norte, inclusive ela é do Comando Feminino da torcida organizada Rexixtência Norte (‘Resistência’, mas eles preferem substituir o ‘S’ pelo ‘X’).

clássico paísa montanhês montanha serra futebol colômbia esporte times clubes rivalidade desportivo independente medelím atlético nacional azul vermelho verde branco atanásio girardot partida jogo

Nacional x Independente Medelím: ‘Clássico da Montanha‘ colombiano, ou ‘Clássico Paísa‘, se preferir.

……

Eles têm personalidades opostas não apenas na escolha de seus clubes do coração: 

Maurílio é calmo e bonachão, e gosta do Nacional mas não integra a ‘barra-brava’, a torcida organizada ‘Os do Sul’ do Nacional.

Ademais, ele é completamente desligado de sua aparência física e não por outro motivo está acima do peso, pois prefere os prazeres da mesa aos do espelho.

Inversamente, Marília é impetuosa e elétrica. Assim, como dito, ela é linha de frente da ‘barra-brava’ Rexixtência Norte. ‘Norte’ e ‘Sul’ se refere as curvas atrás de cada gol que as facções ocupam na arquibancada, e não as Zonas Norte e Sul da cidade.

olhares que se cruzam

Postobon’ é um refrigerante muito popular na Colômbia. Quando faço camisas de futebol eu excluo os patrocínios, mas nesse caso por ser algo típico do gosto colombiano mantive excepcionalmente.

E ela é extremamente vaidosa e ciosa de sua apresentação corporal, e sente-se bem ao ser admirada por sua feminilidade, Arte que sabe manipular com maestria.

Bastante periguete, de novo tatuada, com roupas hiper-justas. É uma garota, não?

…………

Em Medelím, como em Buenos Aires, as favelas são numeradas. 

Digo, na capital argentina as favelas são numeradas mesmo. As Vilas ’21’ (na divisa com Avellaneda) e ’31’ (em pleno Centrão) são duas das maiores e mais famosas. Visitei ambas, e fotografei, em alguns casos correndo graves riscos.

Já em Medelím são os bairros que são numerados, e a palavra do espanhol colombiano pra bairro é ‘Comuna‘. Só que a classe média não usa nem esse termo e muito menos a numeração. Assim as quebradas nos morros é que herdaram a parafernália.

favela da comuna 13 - medelimO bairro São Xavier (onde se encontram as linhas ‘B’ e ‘J’ do metrô, de trem normal e metrô-cabo respectivamente), na Zona Oeste, é a ‘Comuna 13’.

Mas no asfalto essa denominação é inútil, por inócua. Assim quando se fala na ‘Favela que fica na Comuna 13’, é o mesmo que dizer ‘Comuna 13’, e já se sabe que é a favela.

………..

Pra fechar. Essa moça existe de verdade. Em abril de 2011, a Grande Vida me deu a oportunidade de presenciar ‘in loco’ o ‘Clássico da Montanha’ Nacional x Medelím.

favela da comuna 13 - medelim1

Favela da Comuna 13 – bairro São Xavier, Zona Oeste, Medelím, América. É ‘perigoso’, segundo alguns…

Aguardava eu nos portões do Atanásio o início da partida quando vi chegar uma menina como desenho aqui: pele morena de índia, camiseta regata rasgada por ela mesma.

E, exatamente como na gravura, na roupa estava com letra de pichação o nome da favela que ela morava, que é também o comando da torcida organizada.

Somente a tatuagem de rosa eu adicionei por minha conta, pra dar um tempero ainda mais picante.

……..

Já ‘Maurílio’ obviamente sou eu mesmo, embora minha pele não seja escura assim, fica como licença poética. Já disse muitas vezes que não torço pra nenhum time de futebol, nem no Brasil tampouco no exterior. Apenas gosto de ir a estádios.

Yin-Yan preto branco símbolo arquétipo bola círculo desenhoMas eu tenho uma simpatia pela Nacional da Colômbia, porque eu Amo demais a cidade de Medelím.

Maurílio pode usar camisa azul no México, Equador e Itália, pode comprar um boné preto e branco no Paraguai e no Chile pode até mesmo se tatuar com um escudo também alvi-negro.

Porém na Colômbia, é verde-e-branco, sempre e pra todo sempre. 

Pra compensar, fiz minha ‘alma gêmea’ Marília de azul e vermelho, pra me refletir inversamente, e tudo ficar completo, como no Yin-Yan. Yin-Yan velas azul rosa

Opostos que se atraem, pra se complementarem mutuamente: Homem e Mulher, Verde e Vermelho, Calmaria e Tempestade.

Eis o Tao Indizível, e não há outro. Se preferir no léxico do Ocidente, eis a Lei de Deus Pai e Mãe de todos nós.

………

Marília adora futebol, e ela joga também, além de torcer.

Já que tocamos no terreno do futebol, além das ligações que já foram ativadas acima nessa postagem eu desenhei Marília em duas situações diferentes:

Com a camisa de dois arqui-rivais do Rio, o Flamengo e o Fluminense – e também com uma amiga na arquibancada junto com a Camisa 12 do Internacional.

Que Ele/Ela Ilumine a todos seus Filhos e Filhas.

“Deus proverá”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s