demorou 1 década, mas o Roça Grande virou terminal de verdade

2017: integração com curitiba – agora está completo

totem

Aleluia, amigos!!! Custou mas saiu. Em 2016 enfim taquí o Roça operando como terminal de verdade!, com linhas troncais feitas por articulados e as demais alimentadoras.

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Publicado em 3 de julho de 2016

Anteriormente eram 2 matérias nessa postagem. Mas o tema dos Ônibus de Curitiba pro Mundo cresceu tanto que virou postagem própria, dá uma olhada.

Então aqui vamos centrar o foco no Terminal Roça Grande. Todas as fotos são de minha autoria.

Exceto a da garagem da Viação Colombo, em que o buso ainda está com a pintura que usava em Minas Gerais, abaixo a esquerda. Essa foi puxada da página Ônibus de Curitiba.

……….

O título e as legendas já informaram, desfez-se um dos maiores nós do sistema de transporte da Grande Curitiba:

buso

Que beleza: sanfonado no troncal Roça Grande/Guadalupe, linha que esperou uma década  pra existir, nada menos.

O Terminal Roça Grande (Colombo, Zona Norte Metropolitana) ficou pronto em 2006. Porém ficou 3 anos fechado, sem uso.

Nesse período foi saqueado e dilapidado por ladrões, que levaram tudo, ficou só a estrutura de ferro e concreto que eles não puderam carregar.

Até que a Justiça Federal mandou que ele fosse ativado, pois houve um aporte da União no financiamento, assim o investimento obviamente não poderia ficar ocioso.

Foi preciso uma reforma para praticamente reconstruir o terminal, pois pouco havia restado intacto.

bege eletrônico articulado buso metropolitano ctba z/n caio mondego costas capelinha letreiro traseiro sem vidro atrás colombo piso baixo garagem ex-bh pintura pintar padrão belo horizonte mg cidade administrativa lateral

dois Caio que vieram usados de Minas Gerais (incluso o fotografado a direita em ação). Depois que o sistema metropolitano foi separado do municipal (fev.15) a maioria dos articulados da Gde. Curitiba veio usada de fora. Aqui um deles recém-chegado, já na garagem da Viação Colombo mas ainda na padronizado como quando ia pra Cidade Administrativa, Zona Norte de B.H. (essa pintura foi extinta com a implantação do sistema Move, a qual a linha foi incorporada). Veja a garagem nos anos 80.

Assim, em 2009 o Roça Grande foi inaugurado. Porém de forma improvisada e precária.

Ele não era um terminal de verdade, pois não se re-adequaram as linhas da região.

Simplesmente as linhas que já passavam em frente ao terminal passaram a entrar nele.

Mas não houve alterações em seus trajetos. Assim não houve novas opções de integração.

Pra quem não é da Grande Curitiba, vou detalhar melhor.

Haviam 6 linhas que ligavam os dois municípios pela Rodovia da Uva, a “Estrada Nova de Colombo”:

3 do Guadalupe ao Centro de Colombo (a direta, e dois ramais via Guaraci e Jardim Arapongas).

E mais 3 do Guadalupe a bairros de Colombo, sendo eles Ana Rosa, Santa Teresa e César Augusto.

mondego ex-bh

Placa ‘H’, 1º licenciamento em MG.

Essas 6 linhas de ônibus tinham o mesmo trajeto do Centro de Curitiba até a parte intermediária da Rodovia da Uva, ou seja se sobrepunham.

Elas passaram então a entrar no terminal mas o trajeto não mudou. Resultando que o terminal não apenas era inútil como um estorvo.

Pois pouca gente vai de uma vila de Colombo a outra. O pessoal vai das vilas de Colombo pro município de Curitiba, onde estão seus empregos.

itinerario

Itinerário da linha-tronco.

Mas, como dito e é preciso enfatizar para quem não conhece entender, as linhas continuaram com o trajeto intacto:

Cada uma das 6 ligando partes periféricas de Colombo a Curitiba, se sobrepondo entre o Roça Grande e o Guadalupe.

Assim, quem iria descer no Roça Grande para pegar outro ônibus que faz a partir dali o exato mesmo trajeto do ônibus que ele já está dentro????

Ninguém, obviamente. Uma baldeação que não te agrega nada, ao contrário, só toma teu tempo a toa.

placa-alimentadores

Alimentadores: de 2009 a 16 iam até o Centro de Ctba, se sobre-pondo. Agora foram seccionadas e o ponto final é no Roça Grande.

Resultando uma situação surreal. 6 linhas ligam bairros de Colombo ao Centro de Curitiba, e boa parte do trajeto é o mesmo, só se divide no final.

Como elas já passavam em frente ao terminal, passaram a entrar nele.

Mas como seu trajeto a partir dali é o mesmo, quem usa o terminal? Quase ninguém, ele ficava as moscas.

Ademais fora do horário de pico vários ônibus seguiam em comboio vazios até o Centrão da metrópole, num desperdício inexplicável.

Gerando engarrafamentos, poluição, desperdício de dinheiro e intervalo entre as viagens muito longo.

alimentador

Alimentador bege da Viação Colombo.

Uma vez que todos os veículos então percorrendo um trajeto supérfluo, pois o que é comum a todos poderia ser feito apenas por alguns.

Enquanto os outros deveriam se concentrar na parte final em que as linhas se separam. Quando o terminal foi inaugurado, em 2009, o que teria que ter sido feito:

Uma delas deveria ter se tronado a troncal, feita com articulados ligando o Centro de Curitiba (Guadalupe) ao Roça Grande.

alimentador-laranja

Alimentador laranja da S. Antônio.

E as demais deveriam ter se desmembrado ali, se tornando alimentadoras. Assim o pessoal pegaria elas de suas vilas até o Roça Grande.

E ali faria a baldeação gratuita, pegando o troncal articulado para seguir a viagem até a Zona Central de Curitiba.

É assim que funciona um terminal, não é? Uma linha-tronco pro Centro com maior frequência e de preferência operada por articulados.

E a partir dali diversos alimentadores pros bairros próximos.

terminal roca grande-frontal

Plataforma de Ligeirinho, por enquanto não utilizada pois não há Linha Direta até ali. Quem sabe no futuro….

Mas isso não foi feito no Roça quando ele enfim foi inaugurado, em 2009. Não houve alteração nas linhas.

Como ele não tinha alimentadores, quase não era usado, pois um terminal sem alimentadores não é de fato um terminal.

Digo, haviam umas poucas linhas que eram alimentadoras, que não vinham pro Centro de Curitiba.

Mas elas iam para outros terminais de Colombo mesmo (Maracanã e Guaraituba) ou do vizinho município de Almirante Tamandaré.

terminal roca grande

Área interna do terminal.

Linhas pequenas, de pouca demanda, tanto que seu intervalo é no mínimo 45 minutos entre uma viagem e outra, e em alguns casos bem mais de uma hora.

Não resolvia muito, não adicionava quase nenhum público extra ao terminal.

………

E assim ficou, por longos 7 anos, de 2009 a 2016. O terminal pronto e sendo usado, mas grotescamente sub-utilizado.

\Sldcomec2g_transpLucasMapas Curitiba e Região Metropolitana

Diretamente do sítio da Comec, mapa com as linhas que operam no Terminal Roça Grande.

Já que não tinha alimentadores, só 6 radiais sobrepostos, e quem vai passar de um pro outro para seguir o mesmo caminho?

Mas enfim isso foi corrigido. Após nova reforma, houve a re-adequação da logística.

Criaram a linha Roça Grande/Guadalupe feita por articulados. E das 6 que se sobrepunham, só uma se manteve, a Ctba/Centro de Colombo via Rodovia da Uva.

(Nota: em fevereiro de 2017 essa linha também virou alimentadora. Vide atualização abaixo. Segue o texto original, em que eu detalho como era em junho de 2016, retificarei na sequência).

4 viraram alimentadoras (Ana Rosa, Santa Teresa, César Augusto e Guaraci). E a Jd. Arapongas foi extinta, fundida com outras alimentdoras.

Assim ficou bom.  Há o troncal com articulados, do Guadalupe ao Roça Grande. E do pico da manhã até o pico da tarde a linha Guadalupe/Centro de Colombo continua operando.

troncal-mondego ex-bh

O bichão sanfonado no Roça, descansando antes do próximo pega pro Guadalupe.

Essa ainda entra no Roça Grande mas não tem o ponto final ali, segue a viagem.

Resultando que há duas linhas fazendo o trajeto que tem mais público. A Ctba/Colombo tem frequência de 13 minutos no pico e 16 no meio do dia.

A Ctba/Roça Grande 15 no pico e 30 no entre-pico.

No período da noite (e domingos o dia inteiro) a Ctba/Colombo deixa de operar, só fica a Ctba/Roça Grande.

piso baixo-1o. vagao

Próximas 2: salão interno do busão. O vagão da frente é piso baixo.

Aí quem quer seguir pro Centro de Colombo tem que trocar de ônibus.

Ou seja, nesse horário específico só fica o troncal, até a linha pro Centro de Colombo vira alimentadora. Já a Ana Rosa, Santa Teresa, Guaraci e César Augusto viraram alimentadoras em tempo integral, repetindo.

A Ana Rosa e Santa Teresa tem frequência de 15 minutos no pico e 30 no entre-pico. E a noite e domingos as linhas são fundidas, também com frequência de meia-hora.

Atualização: isso era verdade quando fiz o texto. Uns dias depois, atendendo a reivindicação de moradores, ficou decidido que ambas não serão mais unificadas em tempo algum.

piso baixo-2o. vagao

Após a sanfona há a escada.

Portanto tanto a Ana Rosa quanto a S. Teresa, cada uma delas, terá seu próprio ‘carro’ em tempo integral, mesmo no período noturno e domingo. Leia a matéria:

http://www.comec.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1543

Atualização de junho de 2017: Como já dito, em fevereiro de 17 a Colombo/Guadalupe também foi seccionada. Agora pra ir do Centro de Curitiba ao Centro de Colombo inevitavelmente é preciso baldear no Roça Grande, em qualquer horário, todos os dias.

Portanto o Guadalupe/Roça Grande faz o 1º trecho. Essa linha troncal, que só tem articulados, teve sua frequência ampliada, o intervalo agora é 15 minutos o dia todo e 11 a 12 no pico. No Terminal você troca pro alimentador Roça Grande/Sede (Centro de Colombo), que circula de 15 em 15 minutos o dia todo.

A partir de fevereiro de 17, pra ir ao Centro de Colombo tem que baldear no Roça Grande, em todos os horários.

Assim o Roça está bombando, pois se inclusive a que era a antiga linha-tronco pra Colombo até fev.17 virou sua alimentadora, está evidente que agora ele opera na casa de mais de uma dezena de milhares de usuários/dia, como qualquer outro terminal. Objetivo cumprido.

Volta o texto original de junho de 2016: Já a César Augusto tem duas viagens por hora. Como ela atende duas vilas (também o Parque Embu) é uma viagem por hora pra cada uma delas. Enquanto que a Guaraci só opera no pico, pois é um ramal.

Todas as linhas acima são operadas pela Viação Colombo, com ônibus beges – o padrão metropolitano que suplantou o ‘Arco-Íris’ engendrado por Requião. A troncal Guadalupe/Roça Grande com articulados beges. Alguns desses ‘sanfonados’ foram comprados usados de Belo Horizonte, como já informado nas legendas. São Caio.

dentro de um, vendo outro

De dentro de um articulado piso baixo e fotografando outro. Ao fundo o Terminal de Santa Cândida.

Fiz uma matéria específica sobre isso quando eles chegaram, pois quebraram 6 tabus de uma vez só! Confira. Outros articulados chegaram zero km ao Paraná, e são Marcopolo, a marca de preferência dessa viação.

Independente da encarroçadora e de se a placa inicia por ‘A’ ou por ‘H’, antes do Roça Grande ser reformulado os articulados só eram usados no horário de pico.

Pois eles então faziam a linha até o Centro de Colombo, que não tem demanda para ‘carros’ com 2 vagões no entre-pico.

chegando na zona central

Desci no Juvevê. Ainda saiu mais 1 tomada.

Agora eles operam o dia inteiro pois se concentram no trecho mais carregado, já que outras linhas que eram redundantes foram seccionadas.

Há também linhas que vão para região do Maracanã e entorno, ou seja, que passam ou cruzam a Estrada da Ribeira:

Uma pro terminal de mesmo nome, outra pro Terminal Guaraituba, mais uma para APDEC (essa foi fotografada) e no horário de pico um roteiro especial Vila Zumbi/Roça Grande (atualização: essa última não existe mais. O alimentador que atende a V. Zumbi agora sai do Terminal Guaraituba, também em Colombo).

Linhas que são de responsabilidade da Viação Santo Antônio, e seus ‘carros’ são laranjas. Pois seguem ainda a pintura do municipal de Curitiba, apesar de os sistemas municipal da capital e metropolitano terem sido desmembrados em 2015.

alimentador-contorno

O mesmo laranja já clicado acima, saindo do Roça Grande.

E por fim existe a linha inter-municipal que liga os terminais Cachoeira (Tamandaré, onde eu a fotografei) ao Maracanã, via Roça Grande. Frequência de meia hora no pico da manhã, 45 minutos no resto do dia.

………..

Enfim, galera, 3 anos fechado sem funcionar, e a 1ª reforma. Aí 7 anos funcionando errado, por sub-utilizado. Veio a 2ª reforma.

O primeiro problema foi afinal sanado. Até junho de 2017 faltava o segundo (repito, vou relatar a situação em junho de 2016, depois atualizo):

terminal-de cima

Visto da Rodovia da Uva.

Não há integração com o sistema municipal de Curitiba. É preciso uma linha Roça Grande/Santa Cândida.

Atualmente as linhas do Roça passam em frente ao Santa, como eu inclusive registrei, mas não podem entrar nele.

Desde 2009 o poder público promete uma linha pro Santa Cândida, mas nunca se materializa. 

horario

Quadro de horários.

Sim, é fato, antes o Roça quase não era usado, então não tinha mesmo porquê.

Mas agora o Roça foi reformado, readequado e é usado de fato pela massa.

Há enfim integração efetiva interna em Colombo. Falta a integração com Curitiba, e aí vai ficar irretocável.

Junho de 17: Roça Grande/Santa Cândida, afinal! Ficou irretocável!!!

A Comec (gestor metropolitano, do governo estadual) diz que já entrou em contato a Urbs (gestor municipal) e aguarda resposta.

Alias veja as matérias que falam da readequação do Roça Grande:

http://www.comec.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1533&tit=Ajustes-nas-linhas-de-onibus-do-Terminal-Roca-Grande-iniciam-dia-01-de-julho-

colombo1

Próximas 2: a rodovia de dentro do busão. Os bairros as margens da Estrada Nova de Colombo. Aqui um conjunto novo de prédios.

http://www.comec.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1515&tit=Terminal-Roca-Grande-em-Colombo-tera-operacao-de-09-linhas-metropolitanas

……..

Falta a integração com Curitiba, nunca é demais enfatizar, e espero que a prefeitura da capital não vire as costas para isso.

Afinal a integração metropolitana é um dos pontos positivos do sistema de Curitiba, que em vários outros aspectos está bem decadente.

Falta isso. Mas o que foi feito é um bom começo. E afinal eu posso dizer:

colomboCustou uma década, e 2 reformas. Valeu a pena esperar. Enfim o Roça Grande virou um terminal de ônibus de verdade, com troncal com veículos pesados e alimentadores com seu ponto final ali. 

Antes tarde que nunca. Ufa…..

Junho de 2017: integração Roça Grande/Santa Cândida. Agora ficou excelente

Um “ufa” maior ainda: com muito atraso mas aconteceu, começou a circular a linha Roça Grande/Santa Cândida.

Agora o Roça Grande está integrado a toda RIT. A Grande Curitiba portanto ganhou mais um terminal, de fato e direito. Foram preciso várias etapas, recapitulando:

1) 2006: fica pronto, mas não é inaugurado; 2) 2009: inaugurado sem qualquer opção de integração (exceto 2 linhas de pouquíssima demanda); 3) 2016: integração afinal, mas somente local, pras vilas próximas; 4) 2017: integração plena com Curitiba e toda RIT.

11 anos de luta, em 4 vitórias parciais pra chegarmos a vitória plena. Custou mas saiu. Quando a reza é forte, o milagre vem! A direita a caixa de itinerário da nova linha e seu quadro de horários. Como notam, começou em 21 de junho de 2017, estive lá 2 dias depois.

Nova linha Campo Alto (Colombo)/Sta. Cândida. Operada pela Santo Ângelo (ex-Santo Antônio) com ‘carros’ laranjas e amarelos. Na tomada mais a esquerda, um Apache amarelo, um Marcopolo bege da Viação Colombo (justamente o Roça Grande) e a frente um micro laranja da Glória municipal. No meio o mesmo Apache em escala maior, e a direita um Neobus laranja.

   ………..

Acabou o texto sobre o Roça Grande. Agora de brinde vamos dar rápida pincelada em outra linha recentemente implantada, que também sai do S. Cândida e vai pra Colombo, mas pra outra parte distinta da cidade. Ao lado fotos da linha S. Cândida/Campo Alto.

Até pouco tempo atrás esse bairro de Colombo era servido pela linha Vila Esperança, que sai do Terminal Boa Vista. Mas aí a V. Esperança voltou a ser municipal da capital, ou seja, não entra mais em Colombo. Aí criaram a C. Alto/S. Cândida pra substituí-la.

de dentro do bichao

Voltamos a ver a Estrada Nova de Colombo (Rodovia da Uva).

ATUALIZAÇÕES DE JULHO 16 – MUITAS FOTOS NOVAS EM VÁRIAS MATÉRIAS DA BUSOLOGIA

– “Antes/Depois: a Frota Pública de Curitiba“. Seguimos na temática de documentar que destino tiveram os busos curitibanos depois que saem daqui.

Mas nessa matéria o foco é restrito aos 88 articulados comprados por Requião, que tinham chapa branca e as inscrições ‘Urbs’ e ‘Propriedade do Povo’ na lataria.

Estamos rastreando pela internet fotos deles ainda no sistema curitibano, e depois. Vários foram pitoqueados e deixaram de ser articulados.

venda nova z/n pintura testes verde vidro preto buso linha pintada lataria lateral número bh busscar escrito minas tribus trucado 3 3º eixo calota

Daqui pro fim: imagens baixadas da rede.

Tribus Urbano. Raridade total: Achamos o primeiro ‘ônibus’ trucado brasileiro.

Na verdade é uma Rural Willys adaptada artesanalmente no interior de Santa Catarina, 1975. O próprio dono enxertou 3º eixo por conta.

Não para por aí. Em outro “Antes/Depois” de mais um buso que também foi emplacado 1º no Paraná, vemos esse Tribus em nada menos que 3 pinturas na Grande Belo Horizonte:

gloria1Em testes na Rodap (dir.), depois municipal e metropolitano DER-MG, ambos pela Santa Edwirges.

Mais Transgenia: busos com portas normais adaptados pros tubos.

Como já dito, na postagem ligada acima há uma foto na garagem, onde as portas aparecem perfeitamente.

Estamos só nos aquecendo: você já viu Torino da Busscar??? Pois existiu em Apucarana-PR.

Tindiquera 67 buso araucária cinza flecha faixa azul vermelho branco padronizado torino marcop triar ctba z/s municÔnibus Metropolitanos de Curitiba, 1992-Presente: achei uma foto de muito melhor definição da pintura antiga do Triar de Araucária (dir.). E também um micrão da Castelo na primeira pintura municipal de Campina Grande do Sul.

– “Bichos Exóticos” no Alto Boqueirão. Falando em 1º pintura, outra raridade total: quando foi lançada a linha Zoológico, o ônibus tinha pintura própria, com a bicharada na lataria.

De quebra adicionei um belíssimo anoitecer no Parque Náutico, que fica no Boqueirão, mas divisa com Alto Boqueirão.

eletrônico outra postagem: "Domingo no Parque" buso zoologico z/s ctba laranja marcop alto boqueirão carmo ponto final

Hoje a linha Zoológico é laranja, como todas Alimentadoras. Mas quando ela foi lançada tinha pintura própria, confira

Nirvana sobre Pneus: Jardineira ‘bicuda’ na Argentina, no ano de 2009. No interiorzão, pois em Buenos Aires estão extintas a décadas, daí a preciosidade do registro.

Ho, Ho, Ho, é Natal. E Papai-Noel chegou a Ponta Grossa, Paraná, pilotando um buso Iluminado.

……

Eu encerro meu caso….

“Deus proverá”

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Um comentário sobre “demorou 1 década, mas o Roça Grande virou terminal de verdade

  1. Helio Coelho disse:

    Parabéns pelo texto extremamente detalhado e informativo.
    Ficamos sempre com a impressão de que no Brasil o custo de qualquer projeto é o dobro do que deveria ser.

    Curtir

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