Oras, mas que Diabo!!!

em-cima-do-alambrado

“Inferno Vermelho”

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Publicado em 9 de setembro de 2016

Um Maurílio argentino dessa vez. Torcedor do Independente, cujo símbolo é o ‘diabo’.

Como fazem os ‘barra-bravas’ (membros de torcida organizada) desse país ele assiste o jogo trepado no alambrado.

O Independente fica no subúrbio metropolitano de Avellaneda, Zona Sul da Grande Buenos Aires. Pronuncia-se “Abechaneda” no ramo pratense do idioma espanhol, lá utilizado. Ou “Abejaneda” no ramo andino, o qual sou mais familiarizado.

………….

A Zona Sul é a parte mais pobre da capital argentina, que concentra quase todas as suas grandes favelas. Avellaneda é outro município, mas muito próximo do núcleo, a Capital Federal. Portanto um subúrbio relativamente central. Estive na Argentina em março de 2017, e fotografei a divisa entre a Capital Federal e Avellaneda, o Centro de Avellaneda e o estádio do Independente  em dia de jogo (esse sobe breve pro ar).

rei-de-copas

Independente, o “Rei de Copas” da América.

O Independente teve um passado absolutamente glorioso. Ganhou nada menos que 7 Libertadores da América. Por isso conhecido como “O Rei de Copas”.

Ainda é o maior vencedor desse que é o principal torneio americano. Atrás dele vem o Boca Juniors, com 6, e a seguir o Penharol do Uruguai com 5. Não por outro motivo o campo onde joga o Independente se chama, bem, ‘Estádio Libertadores da América’.

E por conta do passado de vacas gordas, o ‘Diabo Rubro de Avellaneda’ ainda tem a 3ª maior torcida da Argentina, só atrás dos gigantes Boca e River. Já foi bem mais, tanto que o Independente ainda se auto-intitula “Orgulho Nacional” da Argentina.

Mas a seca de títulos fez a torcida do Independente minguar, e concentrar de vez o gosto do povo nos 2 maiores: o Boca tem mais de 40% da torcida, a nível nacional. O River quase 30%. Portanto contra esses dois não há competição possível. De forma que o Independente é o mais popular ‘entre a rapa’, tem perto de 5% da preferência nacional.

Pois note que o Independente está em severa decadência. Dominou a era ‘jurássica’ da Libertadores, 6 de seus títulos são nos anos 60 e 70.O mais recente foi no já distante ano de 1984, resultando 33 anos de fila quando levanto o desenho pra página.

O Boca, exatamente ao contrário, é uma potência ascendente. Tem 6 Libertadores. Até a virada do milênio só tinha 2. Aí ele emplacou uma sequência impressionante, ganhou nada menos que 4 Libertadores em apenas 8 disputas, de 2000 a 2007.

diabo-rubro

Maurílio Portenho.

Até no campeonato nacional o Independente vem mal. Foi rebaixado em 2013, portanto em 14 disputou a segundona.

Tudo somado: hoje o ‘Diabo Rubro’ não apavora mais ninguém. Mas Maurílio não se importa. Fica os 90 minutos pendurado na grade, gritando.

Pra ver se, nem que seja por obra do capeta, o Independente ganha um título. Afinal, na Argentina o Deus é mesmo outro, ao menos quando o futebol está envolvido.

Por isso o Maurílio portenho não desiste, nunca perde a Fé. Paixão é paixão. Não se explica, se sente…

Falando nisso, veja Maurílio torcedor do: Nacional da Colômbia; América do México; Nacional do Uruguai; LDU do Equador; Colo-Colo do Chile; e Olímpia do Paraguai aqui na América. E Nápoles da Itália e Paris-Saint Germain da França do outro lado do Oceano.

E sua esposa Marília torcedora do: Flamengo, Fluminense e Internacional na mesma postagem; e do Criciúma nessa outra.

“Deus proverá”

2 comentários sobre “Oras, mas que Diabo!!!

    • omensageiro77 disse:

      Exato. Sei perfeitamente que em espanhol a palavra tem o ‘i’ e se escreve Independiente. Até porque eu estudei espanhol. Isso fica claro logo no primeiro paragrafo, em que eu inclusive exemplifico as diferentes pronuncias conforme a região do continente. Se você parar pra pensar vai concordar que alguém que só sabe o ‘portunhol’ não teria esse conhecimento.
      Portanto eu sei falar e escrever espanhol. A questão, irmão, é que eu traduzo tudo pro idioma português, sempre.
      Se você navegar pela minha página, vai constatar isso. Verá que eu escrevo ‘ligação’ ao invés de ‘link’, e ‘sítio’ ao invés de ‘site’, pra citar só dois exemplos. Então nada mais natural que eu traduza o nome do time, igualmente.
      Estudei inglês também, e portanto sou trilíngue. Sei ler e escrever com razoável desenvoltura tanto em inglês quanto em espanhol.
      Porém, em minha doutrina de vida, entendo que se eu nasci em um país que fala português é pra honrar esse idioma materno, e tanto quanto possível evitar inserir estrangeirismos na comunicação.
      Alias já tive um debate com a responsável pela tradução do ‘WordPress’ (provedor estadunidense que hospeda esse sítio, como sabe) exatamente por isso: eles pediram ajuda pra traduzir a página pro meu idioma. Mas quando eu traduzia ‘site’, ‘log in’, ‘post’, ‘feed back’, ‘link’ e todas as outras palavras que estão em inglês ela falou que não era pra traduzir, porque eles já haviam definido que deveriam ficar em inglês, mesmo que a língua da plataforma fosse pretensamente o ‘português’.
      Nossa comunicação foi em inglês. Disse a ela, na língua dela: “Eu estudei inglês, e não por outro motivo estamos tendo esse diálogo nesse idioma. Se for pra falar em inglês, eu posso falar. Agora, se for pra falar em português, eu não aceito palavras em outras línguas se poluindo a língua. Vocês estadunidenses têm dificuldade em ver quando atropelam a cultura dos outros povos. Bem, aqui está um exemplo concreto. Você está impondo seu idioma sobre o meu. Sendo assim, encerro minha participação na tradução comunitária.”
      Aliás, creio que você reparou, a bandeira nacional é ícone desse canal de comunicação.
      Tudo somado: publico sua correção, porque eu publico todos os comentários que não são chulos ou grotescos, veto apenas os que são ofensivos. Mas note que não foi por ignorância do idioma espanhol – que eu domino perfeitamente – ou por erro de digitação que o nome do time foi grafado ‘Independente’, em português. E sim porque eu quis que fosse assim.
      Eu Sou o Policarpo Quaresma do Século 21.

      Curtir

Deixe um comentário

