Até Pequim tem metrô – o maior do mundo, aliás

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Levantado pra rede em 11 de outubro de 2016, quando fiz o desenho ao lado

As demais imagens e o texto foram publicados (em emeio) em 1º de março de 2013.

Uma mulher esperando pra embarcar na estação do metrô de Pequim.

Na capital da China há, como em todas as redes modernas de metrô pelo mundo afora, um vidro entre a plataforma e o trem.

Mapa atualizado (2019) do metrô de Pequim.

A porta só se abre quando o trem encosta, impedindo quedas na via.

Como já dito, desenho inédito, produzido agora em outubro de 2016.

Aí nós vamos aproveitar e falar um pouco da rede de transportes da China.

Se alguém não sabe, esse país oriental tem as duas maiores redes de metrô do mundo:

O de Xangai  é o mais extenso do planeta, o  da capital Pequim é o segundo.

Esse era o mapa que havia puxado em 2013, com muito menos linhas. Em apenas 6 anos foram 194 km de ampliação, várias novas linhas surgiram, as antigas ficaram maiores.

……..

Emendo aqui excertos do emeio publicado em março de 13.

A primeira parte dele já foi pro ar nessa matéria em que eu falo do transporte na Colômbia. Continuemos a série sobre o transporte.

Esses dias (texto de 2013, repito) escrevi que a mesma obra – a implantação de um corredor/canaleta exclusivo de ônibus – leva 12 vezes mais tempo aqui em Curitiba que na Colômbia.

Por misericórdia a Curitiba, não irei com comparar ela com a China. A China a passos largos caminha pra ser primeiríssimo mundo.

metro-pequim

Pequim.

Escrevi isso em 2013. Em 2019, quando a matéria sobe pro ar, o processo avançou tanto que podemos dizer que está consumado. A China é primeiríssimo mundo, e no transporte certamente.

Fatos são fatos: desde a virada do milênio, Xangai e Pequim construíram juntas quase 900 km de metrô (só nessas 2 cidades, e não na China inteira). E hoje tem os dois maiores sistemas metroviários do planeta

Isso em meros 13 anos. Em 19 anos, somente Pequim e Xangai fizeram em conjunto mais de 1,5 mil km de metrô.

pequim

Visão noturna de Pequim.

O país decidiu se tornar uma superpotência, e pra isso o povo chinês, diante das dificuldades, só responde “trabalharemos o dobro”.

Se as dificuldades aumentam, o empenho em resolvê-las faz com que eles decidam “então trabalharemos o triplo”.

O metrô de Xangai foi inaugurado em 1993. Tem portanto apenas 20 aninhos (texto de 2013). Só que ele já conta com 430 km, é o segundo maior do mundo.

Mapa já des-atualizado (2016) do metrô de Xangai – nessa escala não dá pra ler o nome das estações, é só pra verem o tamanho da rede. Joguei no ar uma matéria em que analiso em escala mais ampla a mudança de eixo da Terra, do Ocidente pro Oriente, e lá essas imagens têm melhor resolução.

Você acha muito? Os chineses acham pouco. Nos próximos 7 anos, ele vai dobrar de tamanho e terá 877 km em 2020.

Nota: o texto é de 2013, dizendo ainda mais uma vez. Em 16, quando levanto a matéria para rede, o metrô já tem 23 anos e foi ampliado em 158 km.

Em apenas 3 anos!!! – chegando a 588 km no total. Planos que em 2025 ele supere os mil km.

Em 2019, o metrô de Xangai atinge impressionantes 784 km!

Sim, ele terá quase 900 km ano que vem (2020) e mais de mil em 2025. Não perca a conta:

1993) Xangai tinha até então zero km de metrô, nesse ano abriu a 1ª linha;

2013) 430 km. Do zero ao 2ª maior do mundo em apenas 2 décadas. É a China!;

metro-xangai-china

Mapa do metrô de Xangai em 2013 (com caracteres orientais), note a significativa diferença em pouco tempo. Em 6 anos foram adicionados mais 354 km, e só essa adição é maior que o metrô de Nova Iorque, que é um dos maiores do mundo.

2016) 588 km. 158 km em apenas 3 anos;

2019) 784 km. Atualizo em fevereiro de 19, portanto até o fim do ano virá mais.

Mesmo assim, são mais quase 200 km (196, pra ser exato) em somente mais 3 anos (acima de 200, pois até o fim de 19 vem mais).

Tudo somado: 354 km de ampliação em somente 6 anos.

Oras, 354 km é quase a extensão total dos metrôs de Nova Iorque e Londres (individualmente, não somados).

Ou seja, a ampliação do metrô de Xangai em somente 6 anos já seria uma das maiores redes do mundo. É a China, eu já disse.

metro-xangai-china1

Tabela (já des-atualizada) mostra o ritmo de expansão do metro de Xangai.

A capital Pequim também não está mal. Tem o maior metrô do mundo.

Feito atingido após impressionante ampliação recém-concluída, em dezembro (de 2012). São 442 km de linhas.

Até 2020 serão mais de 1000. Sim, serão mais de mil quilômetros (vide atualização abaixo).

Até pus por extenso, porque será o primeiro metrô da Terra cuja extensão será medida em 4 dígitos.

Trem-bala chinês.

Das 16 linhas do metrô de Pequim, 12 foram inauguradas nesse milênio, nos últimos 13 anos (quando escrevi o texto) portanto. “Trabalharemos o dobro”, sem dúvida.

Atualização: em 3 anos Pequim ganhou mais 112 km, e em 2016 contava com 554 km.

Em 2019 são 636 km, portanto mais 82 quilômetros em outros três anos.

No total, mais 194 km em 6 anos, uma expansão muito boa indiscutivelmente.

metro-de-xangai-china

Próximas 2: metrô de Xangai.

Pouco menor que a de Xangai certamente, mas maior que qualquer outra cidade fora da China.

Assim, o metrô de Pequim era o maior do mundo em 2013, quando mandei o emeio. Não mais.

O de Xangai se expandiu mais rapidamente, e lhe tomou o posto.

Pequim promete retomar a liderança até o fim da década, mas por hora está em 2º.

Sendo sincero, creio que Pequim não chegará aos mil ainda em 2020, nem ultrapassará novamente Xangai até essa data. Quem sabe até 2025 ou 30. metro-de-xangai-china1

Esteja qual das duas em 1º num determinado momento, o que não se altera é que desde 2013 a China tem as duas maiores redes de metrô do mundo. 

E como se ampliam rapidamente competindo para ver quem fica em 1º, ambas vão abrindo cada vez mais distância em relação a todo o resto do planeta, Europa e Japão incluídos.

xangai-china

A famosíssima costa de Xangai. A seguir minha versão da mesma cena, a moça grávida e eles observando a cidade.

Se Pequim não for o primeiro metrô do mundo com mais de mil km, Xangai será. Está ‘em casa’, de qualquer forma.

Não é só transporte urbano. Os trens de alta velocidade (“Trem-Bala”) podem atingir até 500 km por hora, mais que um Fórmula 1 na reta.

É tão veloz que a China está desativando viagens de avião entre suas cidades.

A China tem mais da metade dos trens de alta velocidade do mundo.

NEGÓCIO DA CHINA“: os próxs. 2 desenhos foram publicados em 17 de agosto de 2017.

São impressionantes 27 mil km de rede, que serão 38 mil até 2025.

E quantos quilômetros de trem de alta velocidade tem os EUA? Zero.

Isso mesmo. Zero, nada, nenhum, nem sombra, só projetos que não saíram e nunca sairão do papel.

Pra não falar nos gravíssimos problemas sociais que se avolumam nos E. Unidos atualmente.

O casal também visitou a Muralha da China.

………

Como comparação, as metrópoles da Europa do Oeste/América do Norte já ficaram pra trás.

Antigamente acostumadas com a supremacia que desfrutaram no último milênio, agora precisam aceitar a nova realidade.

(O número sublinhado é de 2013, entre parênteses como estava em 2016.)

Londres-Inglaterra tem 408 km de metrô. Impressionante, sem dúvida, mas não há planos de dobrar a rede em 7 anos.

Na ‘vida real’ a Muralha da China. Dizem que é visível até da lua; não é de hoje que os chineses fazem obras grandiosas.

(Atualizando: em 2016 o mesmo número, ou seja, não houve qualquer expansão em 3 anos.)

Nova Iorque-EUA tem 337 km (em 2016 375 km, 38 km de expansão, muitíssimo abaixo da China).

De volta a Ásia, Tóquio-Japão conta com 286 quilômetros.

(Em 16 são 304 km, portanto mais 18 de ampliação, infinitamente menos que na China.)

Homenagem ao “Exército Vermelho” do Povo Chinês; desenho publicado em 7 de outubro de 2016.

Enquanto que Seul-Coreia do Sul tem um pouquinho mais, 317 km.

(3 anos depois foi pra 331 km, aumentou mais 14 km, novamente incomparavelmente menos que na China).

Esse número acima se refere somente ao sistema urbano da capital.

Alguns dizem que o sistema de Seul é o maior do mundo, com mais de 900 km (em 2016 mais de mil, 1.097 km especificamente).

Acontece que é porque o metrô urbano de Seul é integrado com extensa rede de trens que cobre boa parte do país, e esse número maior é a soma das duas redes.

Só como metrô individualmente, as duas maiores malhas da Terra são Pequim e Xangai, as capitais política e econômica da China.

E até 2025, ou 2030 no máximo, Pequim e Xangai terão mais metrô que Seul.

Mesmo que você inclua no metrô de Seul a rede de trens que vai pro interior da Coreia. Tá bom pra ti?

“Deus proverá”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.