Até Pequim tem metrô – o maior do mundo, aliás

no-metro-de-pequim

“Marília, a Chinesa”.

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Levantado pra rede em 11 de outubro de 2016

O desenho de Marília em Pequim é inédito.

As demais imagens e o texto foram publicados (em emeio) em 1º de março de 2013.

Na última postagem fiz Maurílio Chinês. Soldado do ‘Exército do Povo’ dessa nação. Então, pra sua esposa não ficar pra trás, fiz Marília Chinesa também:

Esperando na estação do metrô de Pequim (espelhando um retrato que já fiz de Maurílio na Zona Oeste do Grande Recife-PE).

pequim

Pequim

Na capital da China há, como em todas as redes modernas de metrô pelo mundo afora, um vidro entre a plataforma e o trem. A porta só se abre quando o trem encosta, impedindo quedas na via.

Como já dito, gravura inédita, produzida agora em outubro de 2016.

Aí nós vamos aproveitar e falar um pouco da rede de transportes da China. Se alguém não sabe, esse país oriental tem as duas maiores redes de metrô do mundo:

O de Xangai  é o mais extenso do planeta, o  da capital Pequim é o segundo.

Emendo aqui excertos do emeio publicado em março de 13. A primeira parte dele já foi pro ar nessa matéria em que eu falo do transporte na Colômbia.

metro-pequim

Pequim

Continuemos a série sobre o transporte. Esses dias escrevi que a mesma obra (a implantação de um corredor/canaleta exclusivo de ônibus) leva 12 vezes mais tempo aqui em Curitiba que na Colômbia.

Por misericórdia a Curitiba, não irei com comparar ela com a China. A China a passos largos caminha pra ser primeiríssimo mundo.

Fatos são fatos: desde a virada do milênio, Xangai e Pequim construíram juntas quase 900 km de metrô (só nessas 2 cidades, e não na China inteira), e hoje tem os dois maiores sistemas metroviários do planeta.

pequim

Pequim

O país decidiu se tornar uma superpotência, e pra isso o povo chinês, diante das dificuldades, só responde “trabalharemos o dobro”. 

Se as dificuldades aumentam, o empenho em resolvê-las faz com que eles decidam “então trabalharemos o triplo”.

O metrô de Xangai foi inaugurado em 1993. Tem portanto apenas 20 aninhos. Só que ele já conta com 430 km, é o segundo maior do mundo.

Você acha muito? Os chineses acham pouco. Nos próximos 7 anos, ele vai dobrar de tamanho e terá 877 km em 2020. Nota: o texto é de 2013.

metro-xangai-china

Daqui pro fim todas as imagens são de Xangai.

Em 16, quando levanto a matéria para rede, o metrô já tem 23 anos e foi ampliado em 158 km – em apenas 3 anos!!! – chegando a 588 km no total. Planos que em 2025 ele supere os mil km.

A capital Pequim não fica atrás. Tem o maior metrô do mundo, após impressionante ampliação recém-concluída, em dezembro (de 2012). São 442 km de linhas. Até 2020 serão mais de 1000.

Sim, serão mais de mil quilômetros. Até pus por extenso, porque será o primeiro metrô da Terra cuja extensão será medida em 4 dígitos.

Das 16 linhas do metrô de Pequim, 12 foram inauguradas nesse milênio, nos últimos 13 anos portanto. “Trabalharemos o dobro”, sem dúvida. Atualização: em 3 anos Pequim ganhou mais 112 km, e agora conta com 554 km.metro-xangai-china1

Assim, o metrô de Pequim era o maior do mundo em 2013, quando mandei o emeio. Não mais. O de Xangai se expandiu mais rapidamente, e lhe tomou o posto. Pequim promete retomar a liderança até o fim da década, mas por hora está em 2º.

Esteja qual das duas em 1º num determinado momento, o que não se altera é que desde 2013 a China tem as duas maiores redes de metrô do mundo.

metro-de-xangai-chinaE como se ampliam rapidamente competindo para ver quem fica em 1º, ambas vão abrindo cada vez mais distância em relação a todo o resto do planeta, Europa e Japão incluídos.

………

Como comparação, as metrópoles da Europa do Oeste/América do Norte, antigamente acostumadas com a supremacia que desfrutaram no último milênio, já ficaram pra trás.

Londres-Inglaterra tem 408 km de metrô. Impressionante, sem dúvida, mas não há planos de dobrar a rede em 7 anos (atualizando: em 2016 o mesmo número, ou seja, não houve qualquer expansão em 3 anos). metro-de-xangai-china1

Nova Iorque-EUA tem 337 km (em 2016 375 km, 38 km de expansão, muitíssimo abaixo da China).

De volta a Ásia, Tóquio-Japão conta com 286 km (em 16 são 304 km, portanto mais 18 de ampliação, infinitamente menos que na China).

Enquanto Seul-Coreia do Sul tem um pouco mais, 317 km (3 anos depois foi pra 331 km, aumentou mais 14 km, novamente incomparavelmente menos que na China). Esse número de refere ao sistema urbano da capital.

xangai-china

A famosíssima costa de Xangai.

Alguns dizem que o sistema de Seul é o maior do mundo, com mais de 900 km (em 2016 mais de mil, 1.097 km especificamente).

Mas é porque o metrô urbano de Seul é integrado com extensa rede de trens que cobre boa parte do país, e esse número maior é a soma das duas redes. 

Só como metrô individualmente, as duas maiores malhas da Terra são Pequim e Xangai, as capitais política e econômica da China.

E até 2025, ou 2030 no máximo, Pequim e Xangai terão mais metrô que Seul, mesmo que você inclua no metrô de Seul a rede de trens que vai pro interior da Coreia. Tá bom pra ti?

Deus proverá”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s