“É um Scania”: quem ouviu o ronco desse bichão jamais esquece

ainda-na-ativa

Começaremos pelo ‘Clássico dos Clássicos’: Jacaré bicudo carreta vermelho-alaranjado (ou seria laranja-avermelhado?).

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Publicado em 24 de agosto de 2013

Atualizei uma postagem sobre transgenia com um FNM que faz as vezes de um estúdio de fotos.

Então pulsando na mesma frequência vou subir pro ar os emeios que mostram caminhões antigos.

Claro que o interesse primário de nossa seção de transportes são os ônibus.

Mas podemos dar uma palhinha também pras máquinas que puxam carga.

porto santos baixada interior litoral paulista sp carreta jacaré scania bicudo motor saltado laranja vermelho branco fila vários navio doca guindaste

Porto de Santos-SP, 2015 (*) – como explicado, as com asterisco são minha autoria.

Hoje veremos os Scania.

A maiorias das imagens foi puxada da rede, os créditos foram mantidos sempre que estavam impressos nas fotos.

Algumas são de minha autoria, eu identifico com um asterisco (*), como visto ao lado.

Nos focaremos nos modelos mais antigos, que circulavam nos anos 80 e 90.

guerreiro-anfibio

Pra que ponte????, se é um Scania!!!

Publiquei um emeio sobre o Cometa Flecha Azul.

Eu não tenho ele em arquivo, se eu conseguir recuperar com algum contato subo pra rede.

……….

O motor do Flecha Azul é um Scania.

Que como todos que gostam de ônibus e/ou caminhões sabem, são um clássico em si mesmo.

aguardando-partida

Tinha também a versão ‘Cara-Chata’. Como no Jacaré, todos saíram de fábrica com a exata mesma cor laranja/vermelha. Esse tinha uma ‘Máscara- Negra’.

Quem ouviu um ronco de um Scania jamais esquece.

O negócio é tão marcado que cria uma memória auditiva fortíssima: quando você ouve um Scania, sabe, não precisa ver o bichão.

Comprovei isso pessoalmente, e vou contar-lhes como, relatando uma história verídica.

Conheço um rapaz que é cego de um lado – ele nem tem esse olho, e sim uma réplica de vidro no lugar.

A outra vista funciona mas é bastante precária, ele enxerga apenas 40% no único olho que possui.

Ou seja, ele tem cerca de 20% da visão de uma pessoa comum.

cara-chata1

Só o cavalinho.

Mora aqui em Curitiba, e faz o tratamento numa clínica de oftalmologia na cidade de São Paulo.

Fui algumas vezes acompanhá-lo na viagem, ficamos hospedados em meus parentes.

Então, um dia, após ele ter saído da clínica, caminhávamos em São Paulo, já anoitecendo, uma penumbra.

Ele ouviu o ronco de um ônibus urbano acelerando, atrás de nós. Disse imediatamente: “É um Scania.”

Virei pra trás pra conferir, de fato era um Scania. Que ele identificou pela audição.

construiu-esse-pais

Acima os básicos, bicudo e cara-chata carreta, laranja de fábrica. Vamos ver as variações: a maioria dos Scanias eram carretas. Mas existiu a versão curta, embora fosse rara. Na mesma pintura, sempre.

Repito, ele não tem um olho, e no outro tem menos da metade da visão – se tudo fosse pouco, o médico acabara de mexer nessa vista que funciona precariamente, lhe dando remédios fortíssimos que o deixam meio grogue.

Anoitecia, o veículo estava atrás da gente no trânsito caótico de São Paulo na hora do pico.

E além disso era um ônibus, não um caminhão.

Portanto, a marca do motor não tem destaque, pois o modelo realça o fabricante da carroceria.

O fabricante do motor se identifica por uma fitinha, na frente e atrás, minúscula, só quem é busólogo mesmo sabe achar.

Tudo somado, não havia a menor chance dele ter visto que era um Scania.

azulao

Jacaré Azulão.

Ele ouviu que era um Scania, e o ronco é tão forte que gerou uma reação instintiva nele, fez questão de registrar, espontaneamente.

É um Scania, né? Um Scania é um Scania, ponto final. Palavras não são necessárias, ver não é necessário.

Basta ouvir. É um Scania, caramba. Se você sabe o que isso já entendeu, se não sabe nunca irá entender.

……..

Clássico "outra postagem" "da ciclovia a foz" jacaré caminhão scania dupla uberaba z/l ctba Azulão

Ataque em Dobro: Clássico & Azulão, Uberaba, Zona Leste de Ctba., fev. 14 (*).

Pra homenagear mais uma vez esse monstro de metal, dezenas de fotos de Scanias antigos, rasgando e colonizando esse país.

O Brasil existe porque existiram esses gigantes de metal.

Os incansáveis, nunca paravam de lutar, em verdade nunca pararam, porque estão até hoje na pista.

Como é notório, o Scania narigudo era o ‘Jacaré’. Tinha um primo ‘Cara-Chata’.

Ambos vinham de fábrica no vermelho alaranjado hiper-hiper-clássico. Por isso na maioria das imagens eles estão assim.

Mas claro, alguns proprietários os repintaram.

Então mesmo mais raros houveram os clássicos Jacarés e Cara-Chatas Scanias em verde, preto, azul, amarelo, branco, e até…..de rosa. É isso mesmo.

Bem, o Jacaré é tão possante, se enfia em qualquer buraco, enfrenta qualquer terreno.

tambem-de-branco1

Todo de branco.

Até anfíbio o bichão é e dispensa ponte pra cruzar um rio, que mesmo de rosinha ele é valente.

Nada abala, contra tudo e contra todos eles seguem lutando. Nunca para, e busca quem para.

Pau pra toda obra, rasgador do sertão, comedor de asfalto, de poeira e de barro, até ônibus o bichão carregou nas costas.

…….

ate-de-rosa-ele-e-valente

Rosa-Choque ???? Ai, que fo-fu-ra!!! Ui!!

Eu sou busólogo, meu interesse por caminhões é apenas marginal.

Mas pro Jacaré tem que se tirar o chapéu. Muito mais que um modelo, é um ícone.

Não me esqueci dos ônibus. Vemos alguns urbanos Scania dos anos 80, da frota pública.

Da finada CMTC de São Paulo, estatal municipal paulistana que durou décadas. 

puxava-ate-onibus

Papa-Fila: a carga é peculiar, são pessoas.

Por alguns anos, Curitiba também teve uma viação pública.

No fim de 1987/início de 88 a prefeitura comprou alguns articulados.

E transformou a Urbs numa viação, além de gerenciadora.

Por isso eles vinham escrito “Propriedade do Povo” na lataria.

Nota: eu já fiz uma matéria que reproduz o levantamento de um busólogo, em que ele conta, um por um, quais eram e o que foi feito de todos os 88 busões. Com muitas fotos.

caminhão pista concrteo pavimentado concreto valparaíso periferia madeira scania branco carreta mercedes desmontado oficina caçamba

Valparaíso, Chile, abril de 2015 (*). Atrás um Mercedão. Confira também minha homenagem aos Mercedes-Benz.

Depois que foram vendidos, não foram comprados novos, e a ‘Frota Pública’ Curitibana se encerrou.

Mas, por um tempo, existiu. A imensa maioria dos veículos era Volvo.

Entretanto, o primeiro deles, o que abriu a Frota Pública, era um Scania, retratado no fim da matéria, mais abaixo.

Apenas o detalhe que no momento da foto ele não estava em serviço.

Ele não chegou a operar na linha que liga o Centro ao Terminal do Pinheirinho (Zona Sul).

E sim ao do Boqueirão (também Zona Sul, bairro que moro).

argentina

Argentina

Taí, galera. Compondo as frotas públicas de minhas duas cidades (Curitiba e São Paulo).

E puxando todo tipo de carga, vermelho clássico ou de preto, branco, verde, azul, amarelo e mesmo rosa (????????).

Honrando o nome ‘Jacaré’ por dispensar pontes, ou numa trans-genia motorizada virando uma cegonha, eis os Scanias ‘daquele tempo‘:

Tempo que as coisas não eram ultra-tecnológicas, fetiche da matéria como hoje.

china1Eram simples e rusticas, mas feitas pra durar.

E por isso os Jacarés ainda são vistos nas estradas, 40 ou mesmo 60 anos depois de saírem da linha de montagem da Scania-Vabis, Saab-Scania, ou, pros íntimos, simplesmente ‘Scania’. 

Um Scania é um Scania. Não precisa ver pra saber.

……….china

O texto encerra-se.

Mas ainda temos dezenas de fotos de Scania pra ver.

Vamos comentando aquilo que a gente observa..

desbravador-do-brasilEssas duas na neve, ao lado e acima: China.

 Amplie pra ver os olhos puxados do chinês motorista.

O próprio nariz do caminhão é suporte pro guindaste.

A China é o país que mais cresce no mundo, e o Jacaré Scania é parte dessa história.Zona Portuária porto paranaguá pgua pr interior litoral paraná carretas caminhão vários scania jacaré container latões metal carga transporte pátio

A esquerda um comboio em alguma estrada rasgando o sertão do Brasil.

JACARÉ DO PORTO

vicente carvalho guarujá santos baixada interior litoral paulista sp periferia subúrbio quebrada carreta jacaré scania bicudo motor saltado laranja vermelho conteiner latão navio cargaA direita Porto de Paranaguá-PR, novembro de 2011 (*).

Logo 2 de uma vez puxando a fila.

Já vimos no topo da página 2 Scania, sendo o da frente Jacaré, chegando no Porto de Santos.

Ao lado: Vicente de Carvalho, Guarujá (*). Também chegando ao Porto de Santos.holanda2

Pra quem não sabe, esse terminal marítimo tem atracadouros nas 2 margens do canal.

Assim parte do Porto de Santos fica no Guarujá. 

Essa viagem pra Baixada também foi em novembro, porém de 2015.

A carreta azul carregando um trator foi flagrada na Holanda.

Ao lado: inundação no Boqueirão, Curitiba, junho de 2014 (*).

Ao fundo uma carreta Scania de um motorista que mora na minha rua, chamada ‘Ciclovia’.scania-na-ciclovia

A direita o mesmo caminhão visto mais de perto e em tempo seco, dessa vez fotografado em 2016 (*).

………

cegonhaJACARÉ-CEGONHA: OFICIALMENTE, E IMPROVISADO, O BICHÃO TOPA QUALQUER PARADA!!

A esquerda na configuração apropriada pra transportar carros.

Vazio, como observam.

 Agora filma a próxima imagem:carregava-ate-o-que-tinha-rodas

Carregado de carga normal, coberta com lona.

Mas é pouco pra ele:

Pediram pra além de tudo ele levar 3 Fuscas.

O Jacarezão respondeu:

rodovia São mateus sul interior paraná pr sms azul carreta caminhão scania transporte cara-chata contorno branco moto“Manda aí. Traz o que tiver. Missão dada é missão cumprida, minha farda é laranja!”

Esq: BR-476, no Contorno de São Mateus do Sul-PR, agosto de 2016 (*).

Vamos ver uma sequência de clássicos, o Jacaré alaranjado carreta:

bi-tremcarregou-o-brasil-nas-costassempre-na-pistacontra-tudo-e-contra-todosdescansando-um-pouquinhoincansaveljacare-do-portoluta-ate-o-fimno-portoso-o-cavaloscania-l111-jacarenunca-parou-de-lutar

amado-pela-familia-santa-catarina-1976O penúltimo da sequência veio até com ficha técnica, clique pra ampliar e ler, o mesmo vale pra todas as imagens.

Já o último, ainda é laranja mas ficou com o ‘nariz’ azul.

Direita: Santa Catarina, 1976.

Jacaré amado por toda família.scania_militar_6x6

Agora vemos um Jacaré Militar, com tração 6×6.

Ainda em S. Catarina, o bichão fardado, servindo em Porto União.

Na Cidade-Gêmea de ‘Porto União da Vitória’, ou seja, Porto União é conurbada e forma uma só cidade com União da Vitória-PR.amarelo-pau-pra-toda-obra

Ao lado e na sequência horizontal abaixo:

Jacarés carretas que foram repintados.

Primeiro, um legítimo ‘Jacaré do Papo Amarelo’.

Depois Jacarés verde, verde-e-branco, e branco.

verdeverde-e-brancotambem-de-branco

scania caminhão cavalo mecânico branco jacará corbélia são miguel z/o ctba barro lama céu nublado nuvens jesusAo lado:

Moradias Corbélia, São Miguel (quase na divisa com CIC), Zona Oeste de Curitiba, Julho de 2015 (*):

Dois cavalos Scania descansam um pouco.

O de trás Jacaré clássico, o branco a frente um pouco mais novo.

versao-curtaA esquerda e na sequência abaixo:

Jacarés pitocos.

Ou seja, sem serem carretas.

Na cor laranja/avermelhada de fábrica:

Caçamba basculante, guincho e o ‘Pé-de-Pano’.

cacambaguinchope-de-pano

de-pretoAgora os pitocos que foram repintados. Começamos ao lado com um negro como a noite – com rodo-ar, como alias vários outros.

Amarelo, depois cinza – curiosamente ambos têm uma plataforma a frente, aberta no 1º e gradeada no outro.

E mais um branco, mais um guincho – carregando nas costas um Chevrolet.

laranjalutador-prateadonunca-para-e-busca-quem-para

chile portas 4 gabriela buso caio branco desmanche sucata fora operação serviço scania padrão alongadoSoborou um espacinho pros ônibus. Ao lado, direto do Chileum Caio Gabriela Scania. Detalhe: 4 portas mesmo num ‘carro’ pitoco (fonte: sítio A Todo Bus Chile).

Voltando aos caminhões, na sequência abaixo as carretas Cara-Chatas no laranja original primordial. Na última tomada, em 1º plano um cara-chata (com rodo-ar), ao fundo há um Jacaré bicudo.

carregadocara-chata4cara-chata2cara-chatamascara-negraso-quem-viu-sabe

artic Estrela munic monte cristo papa-fila lona buso sc catarina fpolis torino marcop padronizada branco faixa verde clara scania logotipoAo lado um ônibus em Florianópolis-SC, indo pro Monte Cristo no Continente (fonte: Ônibus Brasil). Esse eu creio que foi o único articulado nessa pintura branca com faixa colorida (padrão EBTU), a 1ª padronização da capital catarinense.

Na sequência abaixo, retornando as carretas, agora os Cara-Chatas que foram repintados:

cara-chata-de-pretofrigorificoroxo-fidelis

holanda1Vamos pra Europa. A esquerda um Jacaré pitoco (não é carreta) na Holanda.

Creio que do outro lado do oceano os Scania não eram todos laranjas de fábrica, porque cada um é de uma cor. Talvez esse procedimento tenha sido adotado somente aqui na filial brasileira, pra poupar custos.

Mais um holandês ao lado.holanda Também Cara-Chata, esse é uma carreta obviamente. Repare no bonequinho dos pneus Michelin, tradição entre os caminhoneiros que também existiu no Brasil.

Agora 3 da Escandinávia. Emplacados respectivamente na Finlândia, Suécia (matriz da Scania e da Volvo) e Noruega.

2 carretas (Cara-Chata e Jacaré) da mesma transportadora, na 1ª o mesmo bonequinho da Michelin. E um Jacaré pitoco caçamba basculante. Numa época que ainda não havia a tarja azul da U.E. nas chapas.

finlandiasuecianoruega

ctba artic expresso lona anos 80 laranja buso urbs frota pública caio amélia scania roda frente eixo dianteira flecha requião porta emblema símbolo pinheirinhoEncerramos com alguns ônibus. Ao lado o 1º articulado da ‘Frota Pública’ de Curitiba, fim de 1987.

Com a porta dianteira atrás do eixo, como era moda nos anos 80.

Vamos ver 2 vezes o mesmo buso, o 5200 da CMTC-SP (como já dito, a fonte da várias tomadas é o sítio Ônibus Brasil). sp-anos-80

Em P&B, ainda sem chapas, zerinho, escrito ‘Saab-Scania’ e a viação no letreiro.

Colorido a esquerda operando na Zona Sul. Atrás um Mafersa ‘Vermelho Jânio’, provavelmente tróleibus.

Quando o Terminal e Corredor Santo Amaro foram inaugurados em 1987, criou-se a linha-tronco, paradora:

buso lona sp branco CMTC Trovão azul marcop torino padrão alongado scania 3 portas expresso placa adesivado vidropara-brisas letra 'b' parada tarifa preço transição trol mafersa vermelho jânio6500-Term. Santo Amaro/Bandeira, que portanto parava pra embarque e desembarque em todos os pontos, conforme fosse solicitada. Visto abaixo a direita

E alguns ramais expressos. Faziam o mesmo trajeto, mas em alguns trechos não era permitido embarcar ou desembarcar.sp-av-sto-amaro-z-s-anos-80

Esse acima puxava a linha 6501, ‘Expresso Joaquim Nabuco’. “Carro Expresso”, vem especificado no para-brisas.

Indicando assim que não parava nos pontos da Av. Santo Amaro, ou seja quase todo o trajeto. Havia também a 6504-Expresso 9 de Julho, que não parava na 9 de Julho, como o nome aponta.

sp-anos-80-z-l-2A direita vemos o Corredor Santo Amaro durante a gestão Jânio Quadrosele pintou até os pontos de vermelho!, como notam ao fundo.

Puxando a fila mais um desses lendários Scania Torino Padrão ‘Trovão Azul’ – o buso era tão futurista, o contraste com os demais veículos era tão agudo, que parecia que voava. Daí o povão pôs um apelido de helicóptero nele.

Ainda falando da foto em que a linha do buso é 6500-Term. Sto.Amaro: atrás vem um Amélia da Tânia, na saudosa padronização ‘Saia-&-Blusa’ que era compulsória as viações particulares, apenas a CMTC estatal estava dispensada, e por isso se consagrou de azul e branco.sp-anos-80-z-l

Agora sobre as duas últimas tomadas, a foto em preto-&-branco acima e a colorida a direita: esses operaram na Zona Leste de Sampa, como está óbvio pois as linhas começam com ‘3’.

pegando-busaoPra fechar segura essa bomba:

Eis Maurílio pegando esse exato busão.

Em mais uma homenagem de meu próprio punho a Cidade de São Paulo.

Deus proverá”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s