Maioria de Táxis-Fuscas em Curitiba: em 1980, claro

Aqui e sobre a manchete a Rodoviária de Ctba. :  essa dos táxis é da virada dos anos 70 pra 80, já a foto-ícone da matéria foi feita no século 21.

INTEGRA A “ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Publicado em 14 de outubro de 2012

Fui ao México e constatei que em Acapulco, no litoral do Pacífico, em 2012 a maioria dos táxis ainda é Fuscas

Acabo de adicionar uma foto em que aparecem nada menos que 8 Táxi-Fuscas juntos na mesma tomada.

Estamos falando de 2014! Oito realmente é demais. Por isso é Acapulco, pombas!!!!

mexico

Zócalo – Marco Zero da Cidade do México e de toda nação mexicana.

Na Cidade do México os Fuscas já não são maioria dos táxis, mas ainda são extremamente comuns no começo da década de 10 do século 21.

Entretanto, por muitas e muitas décadas, os táxis-Fuscas foram maioria na capital mexicana também, na época em que eram os táxis lá eram verde-claros.

Pra relembrar “o tempo bom”, a direita uma tomada da capital mexicana quando as baratinhas esmeraldas dominavam as ruas da maior cidade americana.

Acapulco, 2012. Logo atual da Pepsi.

O tempo passa e tudo muda. Hoje, os táxis de lá são roxos com o topo bege.

E ainda há alguns ‘Fucas’ (andei num deles em 2012) mas já são raros, as marcas mais modernas predominam.

(Nota: o México ama Fusca, encerrou a produção do modelo somente em 2003, último país do globo a fazê-lo.

Curitiba, anos 80. Agora uma moça sozinha. Mas a marca do refri (observe o logo antigo) e do táxi são as mesmas.

No Brasil foi em 1986, a parte de uma brevíssima volta em 1994/96; na Alemanha foi ainda na década de 70).

Pra pulsar na mesma frequência, desenhei Acapulco e um de seus táxi-Fucas.

Aparece ao fundo o morro da Caleta, a baía cheia de barquinhos, e um casal – ele com a camisa do América do México D.F. .

Pois bem. Um dia os Fuscas foram maioria dos táxis aqui em Curitiba, da mesma forma. Nos já distantes anos 80.

taxi

Um Táxi-Fusca curitiboca. Esse está em outra parte da cidade, não na Rodoviária.

Assim segue essa foto, pra re-lembrar (me refiro a do topo da página, a 1ª da matéria).

Enfileirados na Rodo-Ferroviária, um glorioso Corcel. Corcel 1, ainda por cima.

Só quem tem mais de 30 (texto de 2012) vai lembrar da diferença dos Corcéis 1 e 2 de 4 portas seguido por pelo menos 6 Fuscas 2 portas.

Outro Fusca-Táxi, esse atolado na Trans-Amazônica (BR-230) em Marabá, Pará.

ATUALIZAÇÃO (SET.16): A MATÉRIA É PASSAGEIRA; AS IDEIAS SÃO PERENES, NÃO MORREM JAMAIS

Como mostrado acima e é notório, na década de 80 a maioria dos táxis em Curitiba (e diversas outras cidades) eram Fuscas. Pois bem. Agora veja a última imagem, no pé da página:

Imã de geladeira do Tele-Táxi em 2016. Qual o carrinho? Um Fuca, é claro. No plano físico-denso, estão extintos a muito.

RJ - CTC Integracao-Metro com capelinha

Zona Sul do Rio, 1982Ônibus integrado ao metrô (pintura própria), e Táxis-Fuscas (fonte: sítio Ônibus Brasil).

Acontece que no coração de quem presenciou os simpáticos Fuquinhas estão vivos, e o estarão pra sempre.

Já demonstrei a mesma coisa na pintura dos ônibus: a clássica decoração ‘Trovão Azul’ da CMTC-SP:

Extinta onde surgiu na virada pros anos 90, ressurgiu na Grande Porto Alegre-RS.

Extinta ali também, como uma Fênix ressurgiu em Manaus-AM, já bem avançado nesse milênio.

taxi

2016: ainda existe Táxi-Fusca em Ctba., ao menos no plano emocional das pessoas.

Alias aqui e aqui eu já postei os redondões azuis da CMTC exatamente ao lado dos redondinhos Fusquinhas.

E seguindo no ramo automobilístico, vejam vocês:

Na República Dominicana o Fusca era a viatura da repressão nos anos de chumbo.

O Fuscão Preto não é nada musical por lá.

“Deus proverá”

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