pra matar (de) saudades: o Monobloco em ação – no Peru não há saudades, ainda está em ação

Brasília Eixo Monumental 1975

Brasília, D.F., 1975: Monobloco 1 da T.C.B. pegando a galera num ponto do Eixo Monumental.

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Publicado em 12 de agosto de 2014

Segue a série mostrando os ônibus Mercedes Monoblocos. Há fotos extraídas de diversos sítios: DF Memória Transportes; Ônibus Brasil e o [infelizmente finado] Memória Gaúcha.

Os créditos estão mantidos conforme solicitado, e as ligações ativadas, então podem conferir a fonte.

Começamos por Brasília, Distrito Federal .

Agora em tomada colorida, pra que apreciem bem o logo azul da T.C.B. sobre fundo branco.

anapolis-go

Anápolis-GO.

Como suas colegas do Rio e SP, a viação estatal do DF se consagrou em sua Saga Celeste.

A esquerda, ali pertinho. De “B” pro “A”, da T.C.B. pra T.C.A. .

Se a TCB é a Transportes Coletivos de Brasília, a T.C.A. só pode ser a Transportes Coletivos de Anápolis, Goiás. Que possuía esse imponente M1 em sua frota.

…….

Florianópolis-SCDois Monos 2 que operaram na parte Continental da Grande Florianópolis-SC:

Em verde, Viação Ribeironense, indo pro bairro do Abraão, no município de Florianópolis mesmo

Já em azul, o 151 da Viação Biguaçu, que ligava o Centro de Floripa ao bairro de Barreiros, no município de São José.

Florianópolis - SC (R.M.) circulou até 2003Esse bichão é um valente que circulou ininterruptamente por mais de 20 anos.

Fabricado no comecinho dos anos 80, só saiu da ativa em 2005.

Nessa outra postagem radiografia completa do transporte em Floripa com dezenas de fotos, incluso outra tomada desse guerreiro.Lima Peru Mono na ativa em 2013!!!!!!!!!!!

Veja que ele é o único que tem placa de 3 letras. 2 décadas sem tirar de dentro.

É o Monobloco, irmão. Alma Forte. Respeito a quem merece.

………….

Se você se impressionou com essa longevidade, espere até ver isso: 

Nas duas tomadas a direita, Monobloco 2 ainda na ativa em Lima-Peru em 2013!!!!

lima - peru1

De novo Lima. O povão tirou o farol traseiro horizontal e adicionou 3 bolinhas verticais. Transgenia universal, transcende fronteiras. Mais abaixo veremos o bichão de frente.

E no Brasil idem: Mandaguari, Paraná. Segura essa se for capaz!

30 anos sem tirar de dentro!!!!

Alma Fortíssima é isso, e não há outro!!!

Tem que tirar o chapéu. ……….

Não fui ao Peru, puxei da rede essa foto.

Entretanto, eu fui ao Chile. E lá há tróleibus de 70 anos ainda rodando.

Porto Alegre-RS anos 80“Alma Imortal” . . .

…………..

De volta ao Brasil:

“A Mais Valorosa e Leal Cidade Brasileira”:

É Porto Alegre-RS, tchê, e onde mais seria? 

Mari­lia-SP

Monobloco 1 em Marília, indo pra Faculdade de Filosofia.

Título dado por ninguém menos que o Imperador Dom Pedro 2º. Foi ele quem, em 1872, fundou a Carris Porto-Alegrense.

Cerca de 110 anos depois de sua fundação, no começo da década de 1980, o Monobloco 1 número 100 da Carris cumpria a linha 50-São Caetano, como visto acima.

Veja essa mesma safra de Mono 1 ainda na pintura livre da Carris. Há alguns TCB’s na mesma ligação.

Sorocaba-SP……….

Um giro no interior de São Paulo, acima Marília, e ao lado: M1 da Vima – Viação Manchester (veja por dentro) no ponto final da linha Parada do Alto em Sorocaba.

um redondão clássico é bom; agora, dois é demais!!!

mono cmtc e fusca

O busão se dirige ao distante subúrbio de Parque São Rafael, na Z/ Leste. Recosta no banco e tira um cochilo que a viagem é loooonga…

Segura essa:

Dois super-clássicos do auto-motor brasileiro juntos: os Monos Mercedes e o ‘Fuca’ da VW. E todos da CMTC.

São os modelos-arquétipo em seus modais, porque carregaram esse país nas costas.

Mas o Fusca e o Mono tem mais em comum:

Ambos são redondos e tem o motor atrás, enquanto os seus companheiros contemporaneos são quadradões e com motorização dianteira.

Alguns rodoviários. itapemirim

Vamos ver fotos de autoria do inglês Donald Hudson, que passou férias no Brasil em julho de 1982.

De férias, mas trabalhou muito, fotografando dezenas de ônibus em 3 estados do Sudeste.

RJ 1982Seu trabalho acaba de ser levantado pra rede.

………

Ao lado: M1 da Brasitália, também clicado no Rio, 1982

A direita, Rodoviária do Rio de Janeiro:

sp-1976

São Paulo, 1976: o metrô acabara de ser inaugurado. Reportagem mostra a integração metrô/ônibus (esse da Viação Ipojuca ainda na pintura livre, anterior a padronização ‘Saia-&-Blusa’ de 78). Nessa outra postagem além dos ônibus centenas de caminhões Mercedes em todos os continentes.

Outro M1 da Itapemirim se prepara pra partir pra cidade que é sede dessa empresa, Cachoeiro do Itapemirim-ES.

Está “voltando pra casa”. Na mesma imagem, atrás dele, um M2 da mesma viação.

Todas as 6 fotos da sequência abaixo foram tomadas em Belo Horizonte-MG. Sempre em 07/82, pelo britânico Donald.

Não irei fazer nenhum comentário a mais, já identificam com viação em cada imagem.

Clique sobre que ela aumenta, o mesmo vale pras de cima:

BH - 1982BH 1982 rodoviárioBH 1982 rodoviário1BH 1982 rodoviário2BH 1982 rodoviário3

Confira os urbanos de Belô, pelas lentes afiadas do grande busólogo Donald. Era a época da transição da pintura livre pro MetroBel.

……………

JABIRACA, O MONOBLOCO COXA

Jabiraca - Monobloco Coxa

Jabiraca, ônibus do Coritiba – um século atrás essa era a grafia não só do time mas da cidade. Também, pra cidade apenas, se usava ‘Curityba‘.

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Publicado em 10 de agosto de 2014

Algumas notas:

Eu não torço pra nenhum time de futebol.

Já torci no passado, mas decidi me tornar neutro nessa disputa. Hoje apenas acompanho os campeonatos, mas me é indiferente quem os vence.

O foco aqui é o ônibus, e não o clube.

Segundo: como sabem, todas as mensagens desse sítio originalmente foram emeios que enviei a meus contatos.

Alguns são curtos e não necessitam de uma postagem a parte.

lima - peru

Monobloco em Lima, já na década de 10 do século 21. Como é característica do Peru (e Argentina), o itinerário vem pintado em letras garrafais na lateral.

………………

Então aqui mais uma vez unirei dois emeios numa única postagem.

Na verdade a troca de correspondência da Jabiraca foi o que abriu a presente série que resgata a Saga dos Monoblocos. Vejam o que escrevi a época:

Um colega que é busólogo e torcedor do Coritiba F.C. me mandou essa foto, numa abordagem multi-dimensional alinhando suas duas preferências.

cmtc

CMTC-SP

Trata-se do Jabiraca.

Carinhoso apelido do Mercedes-Benz Monobloco que transportava as categorias de base do referido clube nos anos 80 e 90.

……….

Eu não sou coxa-branca, mas como sou busólogo – e meu modelo-arquétipo de ônibus é justamente o Mono tão querido “Clássico dos Clássicos”.

Assim sempre me toca o Coração ver um bichão desses, na cor que for, a serviço de rjquem for.

Assim, a Energia foi colocada novamente em movimento, gerando mais uma onda de mensagens centrada em ônibus antigos.

Como introdução, vai o repasse do material que me chegou.

Apenas encobri o rosto do cidadão, não citando igualmente seu nome e cargo no clube, porque nosso foco é o ônibus, e não o Coritiba F.C. .

c-Curitiba-adaptado (2)

E Mono com 3 portas, você já havia visto? Pois existiu, e aqui em Curitiba. Porém, não é original de fábrica, veio com 2 e foi adaptado. Trata-se portanto de mais um caso de transgenia busófila.

O emeio original (o que chegou até mim, não o que eu produzi) era destinado a torcedores desse time, independente deles gostarem de ônibus ou não.

Aqui, invertemos o fluxo, trabalhamos com a outra dimensão:

Viso justamente os que apreciam ônibus, independente se curtem ou não futebol, e se sim qual sua preferência clubística.

…….

Iniciados os Trabalhos, Aberto o Raio.

Muito mais se seguirá (busologia, anos 80 e 90):

Tróleibus Monobloco??? Existiu. Trólei Gabriela ???? Também;

cmtc1

Fechamos com mais um CMTC. Alias mais uns, já que a foto é na garagem. Repare a transição: a direita um na pintura Municipalizada, branco com faixa vermelha.

Rodoviária de Curitiba;

Circular Centro;

Primeiro articulado de Santa Catarina;

“Romeu-&-Julieta”, o ‘pai’ do articulado.

“Deus proverá”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s