INTEGRA A “ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO“
Por Maurílio Mendes, ‘O Mensageiro’
Publicado em 1º de setembro de 2011
Duas fotos tirei pessoalmente em Fortaleza, 2011, uma no Aeroporto e outra no Centro. Informo quais na legenda.
Todas as demais foram baixadas da internet. Os créditos foram mantidos, sempre que eles estavam impressos nas mesmas.
Nas legendas, quando possível, passo a ligação pras fontes.
………..
Você já reparou que os ônibus de Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém e Manaus têm (ou tiveram até recentemente) o prefixo pintado em cor diferente do resto do número?
As imagens são auto-explicativas (destaco pelo retângulo vermelho esse detalhe).
Falei em texto anterior que Fortaleza é o coração da Costa Norte brasileira. Vamos aprofundar o tema hoje.
O nome se deve, logicamente, a posição das cidades que a compõe em relação ao Oceano Atlântico. Mas vai muito além disso:
Quando falo em Costa Norte, é também uma definição cultural.
Fortaleza-CE, Teresina-PI, São Luís do Maranhão e Belém do Pará formam uma região homogênea, que tem sua própria cultura.
Costa Norte é um conceito humano, e não meramente físico.
Manaus-AM não é ‘Costa Norte’, afinal não é nem perto do Oceano.
Mas nesse caso foi por influência de Belém (as duas maiores metrópoles do Norte são ligadas, por motivos óbvios).
E usarei a busologia pra comprovar o que estou dizendo.
Nessas capitais, e somente nelas, há o costume de colocar os dois primeiros números dos ônibus em cor diferente.
Essa ideia surgiu em Fortaleza, o epicentro da Costa Norte, e logo se espalhou pelas demais capitais.
Vejamos as fotos, pois elas deixam tudo isso muito claro:
Eis espalhados pela página vários busões da saudosa Companhia de Transporte Coletivo (C.T.C.) da capital cearense.
Mostrando o primeiro padrão padronizado da cidade, dos anos 90. Um deles (dir.) tem a numeração: 09 264.
Vemos também mais pra baixo a pintura unicolor toda azul clara com as flechas.
Era a vigente quando estive no Ceará e escrevi esse emeio, em 2011.
O carro em questão é 10 003 (me refiro a tomada que há 2 veículos no Aeroporto).
Durante muitos anos houve um desenho similar com flechas em Belo Horizonte-MG, que também já foi mudado.
Nessa cidade do Sudeste não houve o prefixo de outra cor.
Aqui estou falando só das flechas, que por um tempo existiram tanto nas capitais de Minas quanto do Ceará. Mas essa é outra história.
…………
De volta a Fortaleza. Pra levantar a matéria pra rede, em 2015, puxei mais fotos.
Incluso algumas ainda na pintura livre (entre outras a Angelim e Iracema).
Depois que escrevi esse texto, Fortaleza mudou o padrão de pintura, como dito acima e é domínio público.
No desenho atual, majoritariamente branco com o azul claro na frente e no teto, ainda há o prefixo em cor diferente e novamente o embarque voltou pra dianteira.
Confira matéria completa sobre o transporte na capital cearense, abordando não apenas os ônibus mas também o modal sobre trilhos, em suas muitas variantes lá presentes (metrô, VLT e trem suburbano).
…….
Mostro também Teresina. Reparem na numeração do carro, 05 208, com o ’05’ de outra cor que o ‘208’.
A cidade padronizou a pintura dos busos, e lá o prefixo também continua sendo de outra cor.
A busologia da capital piauiense já foi abordada em outras mensagens.
Pois ela também compartilha uma característica com os ônibus recifenses: nomes curiosos das linhas.
E outra com os ônibus gaúchos: quando foi preciso mudar a pintura de livre pra padronizada, criaram um modelo intermediário, meio livre/meio padronizado. É isso mesmo.
A seguir, São Luiz do Maranhão. Quando era pintura livre e no início da padronização, o prefixo era de outra cor. Mas hoje em dia já não mais.
……….
Vou fazer uma retificação:
Escrevi que “em Belém do Pará, na primeira padronização (fim dos anos 90 e começo dos 2000) os veículos eram brancos e com o sufixo em outra cor do resto da numeração.”
Na verdade vendo mais fotos pela internet descobri que essa foi na verdade a 2ª padronização.
Antes houve outra, logo no começo dos anos 90 os ônibus belenenses foram padronizados pela 1ª vez num esquema “Saia-&-Blusa”.
Ou seja, uma cor na parte abaixo do friso outra acima como visto acima a esquerda.
Isso bem corrigido, vou falar agora então da segunda padronização, a que vemos mais pra cima na página.
A que se caracterizou por ter o veículo inteiro branco cortado por uma faixa em zigue-zague, adornado por temas indígenas.
Nesse ciclo eram os dois últimos números que são em cor diferente.
Não importa. Igualmente há o modelo, exclusivo da Costa Norte, de colocar dois dígitos em cor diferente.
Como no Maranhão, na capital do Pará houve ainda mais uma padronização depois disso.
E no modelo atual não há mais o traço característico da Costa Norte de ter prefixo (ou sufixo) em outra tonalidade.
……….
Repetindo, Manaus não é Costa Norte. Mas por influência de Belém adotou o prefixo em outra cor.
Lá, como em Teresina, houve a padronização de pintura mas essa característica foi mantida.
Vemos ônibus manauaras ainda na livre, e na foto acima agora já no padrão, os dois 1ºs dígitos em vermelho, os demais em preto.
………..
Tem mais: em Fortaleza, São Luís e Belém as viações se denominam “Autoviária”. Mais um ponto em comum que as une.
Tudo somado, a ‘Costa Norte’ é o eixo Fortaleza-Belém. São os estados brasileiros em que o mar é a Norte.
E não a Leste ou Sul, como de Natal-Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e mais o Amapá.
Mas além dessa característica física, há semelhanças no modo de vida das pessoas.
A busologia prova que há uma Vibração em comum, que as cidades pulsam na mesma Sintonia.
…………
E essa Energia, subindo o Grande Rio Amazonas, chegou a Manaus.
Alias, não foi apenas pro interior da Amazônia que a Costa Norte transbordou.
E sim também pro coração geográfico da Pátria Amada.
TAGUATUR: OPERA EM BRASÍLIA/GOIÁS, PIAUÍ E MARANHÃO. E POR UM BOM TEMPO COM A MESMA PINTURA NAS 3 –
Vimos acima veículo da Grande Brasília com o mesmo sistema do prefixo em cor diferente.
Há uma viação, a Taguatur, que opera tanto na capital federal quanto no Piauí e Maranhão.
Quando era pintura livre nas 3 com o veículo inteiro no mesmo tom de azul (em Brasília com uma faixa branca).
E o prefixo em cor diferente, trazendo o sabor da Costa Norte pro Centro-Oeste.
No caso específico de Brasília, a Taguatur liga o Centrão da capital (Rodoviária P.P.) a Zona Oeste de sua região metropolitana:
Os municípios de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, já no estado de Goiás.
Embora tenha sido fundada em Brasília, a sede hoje é em São Luiz.
Já mostrei acima, em azul Brasília, São Luiz e Teresina. Os Taguatur com a mesma pintura em todas.
(Quando as capitais do Maranhão e Piauí tinham pintura livre, hoje é padronizada, São Luiz acaba de padronizar inclusive a pintura metropolitana).
E sempre o prefixo em branco, os demais números em preto.
Na verdade, digo de novo, Belém (veja matéria específica com muitas fotos) e São Luiz já mudaram as pinturas de seus sistemas de transporte.
E hoje nem adotam mais esse modelo inventado no Ceará de colocar os dois primeiros números de cor diferente.
Em Teresina, Fortaleza, Manaus e Brasília ainda permanece, em graus variáveis.
As duas últimas nem são da Costa Norte, importaram essa característica pelos motivos citados.
O I-Ching nos esclarece que o Universo está em constante mutação, e aqui não foi diferente.
O que importa é que houve uma época, entre os anos 90 e começo do 2000, que as capitais do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará tiveram esse traço em comum simultaneamente.
Atingindo mesmo o Amazonas e Distrito Federal.
……….
A Costa Norte tem sua cultura própria através dos ônibus, que é um assunto que entendo.
Mas vai muito além desse ponto, é claro.
Quem foca sua atenção a outros nuances da manifestação humana e visitar essas capitais encontrará outros quesitos que elas têm em comum.
Poderíamos citar o futebol. Fortaleza e Belém são muito entrelaçadas, nessa dimensão também.
Já concluí a subida pra rede a série completa de minha viagem ao Ceará, onde abordo isso com ainda mais detalhes.
………
Fortaleza abre a transição entre o Nordeste e o Norte brasileiros. É claro que essa cidade ainda é bem ligada ao Nordeste, em termos de raça, de cultura.
Já Teresina nem tanto. Nem é no mar, pra começar a conversa. A única das 9 capitais do Nordeste que não é no litoral.
E o Maranhão está mais pra Norte que pra Nordeste. Tanto que o DDD de São Luiz é 98. Os números dizem tudo.
O DDD de Fortaleza é 85. O de Recife é 81. O de Belém é 91, e o de Manaus 92.
Ou seja, pelo menos pro Ministério das Comunicações o Maranhão está no Norte, e não no Nordeste.
Transição é exatamente isso, não é mesmo? Um pouco dos dois mundos.
Por isso a Costa Norte, uma entidade que interpenetra o Nordeste e a Amazônia, interligando-os.
Aqui retratada pelos ônibus. Em outras mensagens abordamos também outros aspectos dessa manifestação.
………
Antes de encerrarmos mais fotos. Vou falar da sequência horizontal no pé da página.
A 1ª foto dela pertence ao MOB Ceará – Movimento Organizado de Busólogos do Ceará.
A 3ª é de minha autoria, Centro de Fortaleza, 2011. As demais ou são do portal Ônibus Brasil, como dito no começo da matéria, ou não é possível identificar a fonte.
Vemos respectivamente: as seis primeiras mostram Fortaleza.
De 1 a 4 os CTC’s na pioneira padronização (incluso um articulado);
5) Mesma época, viação privada; e 6) também particular, atual;
7) São Luiz padronizando a pintura. Quando implantou os terminais (a foto é dentro de um deles) a capital do Maranhão dividiu a cidade por faixas.
Os ônibus se tornaram unicolores, no tom da região que operam.
Há verde-claros, vermelhos, amarelos, brancos, azul-claros, talvez outras cores.
Mas no início, como notam, manteve-se o prefixo diferenciado em relação ao resto da numeração. Hoje não mais;
8 e 9) Mais 2 Taguatur que ligam o Centro de Brasília seus subúrbios metropolitanos que já ficam no estado de Goiás.
Que Deus ilumine a todos.
“Deus proverá”