Alma Imortal: Nimbus-TR, Veneza, Monobloco 2, Amélia e Torino na ativa no Brasil !!!

Amélia na ativa !!! Mandaguari-PRPor Maurílio Mendes, O Mensageiro    

Publicado em  7 de janeiro de 2015 com as fotos do Paraná.

Reformulado em 27 de setembro de 2016 com a adição de Santa Catarina.Mono 2 na ativa !!! Mandaguari-PR

…………

Vejam vocês o que eu achei no sítio Ônibus Brasil:

Doidera Total !!!

Monobloco 2 e Amélia ainda na ativa no transporte urbano regular!!

nimbus

2016: Nimbus TR de 1976 ainda está na ativa em Urussanga-SC. 40 anos de uso, e ainda no transporte urbano regular. Não só ele. Vemos (a dir.) na mesma cidade um Veneza, também com 4 décadas e contando!!

É mole ou quer mais??

Claro que uma parada desse calibre só poderia ser em Mandaguari, no Norte do Paraná. 
…………

Pra quem não é busólogo eu esclareço: esses dois modelos foram fabricados entre o começo e a metade dos anos 80:

E tem portanto 30 anos de pista – no mínimo, podem ser 35. 30 anos bem rodados. E ainda rodando. 

Ou pelo menos rodaram até muito recentemente. Veja que um Mono está adesivado ‘Feliz 2014’. veneza

Portanto certamente ele adentrou circulando o ano que acaba de se encerrar (o emeio é de janeiro de 15).

Se ele está aposentado, é por alguns meses. Uma das fotos foi publicada há menos de 2 semanas.

Amélia Monob 2 Mandaguari PR buso paraná 1 uma porta azul faixa brancaE é provável que sua captura tenha se dado poucos dias antes.  Resultando que há enormes chances desse bichão ainda estar circulando, agora em 2015.

A esquerda e nas próximas 3 abaixo voltamos a ver Mandaguari. Encerraremos a mensagem com Urussanga.

Mas por hora de volta ao Norte do Paraná.

Na verdade não é nem somente 1:Amélia na ativa !!! Mandaguari-PR1

Mas nada menos que dois Monos 2 que ainda rodam em Mandaguari.

Ou no mínimo rodaram até pouquíssimos meses atrás.

Porque há duas numerações. O “2385”, adaptado, só tem 1 porta. O “2289” e o Amélia “1286” têm 2.

Mono 2 na ativa !!! Mandaguari-PR2

Os faróis não foram adaptados, são originais, horizontais. Nem sempre esse é o caso …

Pelas placas notamos que são oriundos do estado de São Paulo. Curioso também o letreiro, escrito “Circular” e “Coletivo” no lugar da linha. 

Cara, essa foi demais!!! Achei que Mono 2 e Amélia só tivesse em transporte rural ou restaurado como relíquia em museu motorizado.

………..

 Vê-los em linhas urbanas regulares em nossa Pátria Amada foi um espanto.

Mono 2 na ativa !!! Mandaguari-PR1

Créditos mantidos. Repetindo, notam que as fotos são do sítio Ônibus Brasil.

No Peru ainda há vários na ativa, como lhes mostrei esses dias. Lá o Monobloco 2 foi amplamente popular (exportado do Brasil).

Creio que Lima e Mandaguari sejam as as únicas 2 cidades do mundo que ainda contem com esse modelo em sua frota regular.

Exagero, claro. No fundão do interior a longevidade automotiva é bem maior.

torinoCaso eu ache mais alguma cidade que ainda conte com esse fóssil de metal ambulante, vocês serão os primeiros a saber, aqui em nosso canal de comunicação.

Atualização de setembro.16:

torino1

Torino, fabricado em 1984.

Dito e feito. Achei 1 veículo da mesma época (1ª metade dos anos 80) e 2 ainda mais antigos (meio dos anos 70) em Urussanga-SC.

A esquerda o Torino, esse é o caçula, tem ‘só’ 32 aninhos. 

E mais pra cima já vimos as fotos do Nimbus TR e Veneza ainda na ativa, no transporte urbano regular!! Mais de 40 anos de bons serviços. Essa é a ‘Alma Eterna’.

Nessas 3 últimas tomadas vamos ver os bichões de costas. Com essa idade e ainda operando linhas regulares, merecem ser fotografados por todos os ângulos.

nimbus1

Nimbus. Ano de produção: 1976!!

……….

Atualização do fim de 2015 (anterior a ampliação que vemos ao lado com esses 3 busos catarinas, portanto): galera, Mono 2 na ativa ainda não achei fora esses.

Mas me lembrei de alguns Torinos (SP e Curitiba), Mafersas (Santos-SP) e outro Mono 2 (Florianópolis) que ficaram muuuuuito tempo na ativa.

veneza1

Veneza. Não especifica o ano, mas é do meio dos anos 70.

Os de SP, Capital e Litoral, são tróleis, e ainda circulam. 3 décadas de trabalho produtivo, portanto. Os das capitais do PR e SC a dísel, e já se aposentaram. 

Mas só depois de bem mais de 20 anos de bons serviços prestados. Clique nas ligações em vermelho e confira você mesmo.

“Deus proverá”

Anúncios

2 comentários sobre “Alma Imortal: Nimbus-TR, Veneza, Monobloco 2, Amélia e Torino na ativa no Brasil !!!

  1. omensageiro77 disse:

    Um colega que também é busólogo comentou. Como ele escreveu por emeio, serei eu, O Mensageiro, quem assina o comentário. Mas transcrevo as palavras exatas dele:

    ” Qdo vim para Curitiba,tinha uns 10 anos, os ônibus da linha Paraíso e Higenópolis eram todos Nimbus, eu me lembro que ia sentado no motor, olhando o motorista trocar de marcha. O cambio que fazia mais curvas que a graciosa. Foi ai que virou paixão. ”
    ………..

    Agora volta O Mensageiro pro arremate: Paraíso e Higienópolis são linhas que atendem ao Bairro Alto, na Zona Leste.
    https://omensageiro77.wordpress.com/2015/11/28/bairro-alto/

    Na época eram convencionais, ou seja saíam do Centro e tinham ponto final no bairro, sem integrar com outras linhas. Ele já tem mais de 50, veio p/ Ctba no começo dos anos 70, por aí. Duas décadas depois, no começo dos anos 90, surgiu o Terminal Bairro Alto, aí várias linhas foram esticadas até o terminal, passando portanto a oferecer integração gratuita com outras. Foram elas:

    Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã e Sacre Couer – atualmente traduziram pro português e é a ‘Sagrado Coração’, mas por décadas foi em francês. Já a linha Paraíso passou a ser alimentadora, ou seja, não vai mais até o Centro, sai da vila e acaba no terminal, também oferecendo baldeação gratuita a outras.

    Esse camarada morou a vida inteira na Zona Leste da Grande Curitiba, em diversos bairros da capital e um município da Região Metropolitana, mas curiosamente sempre na porção oriental da cidade. E as ‘curvas da Graciosa’ que ele se refere são da Estrada da Graciosa, primeira ligação entre a capital e o Litoral, estrada já centenária, e por isso extremamente sinuosa. Já fiz ensaio sobre ela também:
    https://omensageiro77.wordpress.com/2015/09/05/de-novo-vamos-a-praia-a-estrada-e-mesmo-graciosa/

    Curtir

  2. lg sabino disse:

    ainda rodam sim sou de mandaguari Poerem nao em frota regular a frota foi renovada devido contratos e licitaçoes mas eles ainda atendem o tranporte de funcionario de algumas empresas da cidade

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s