Antes & Depois: Frota Pública de Curitiba

8003 (1)

Antes . . .

Publicado nessa página em 30 de maio de 2015

Vou reproduzir aqui levantamento do curitibano Osvaldo Teodoro Born:

http://www.omnibus.com.br/frctba.htm

Também vieram fotos dos sítios Ônibus Brasil; o finado Memória Gaúcha (esse não existe mais); IvanBuss; Megabus Flogão; DBPBuss; Revista Portal do Ônibus e IMP Ônibus. Visite as fontes.

Como já foi falado com detalhes, em 1987 o prefeito Requião instituiu a ‘Frota Pública‘, em que a prefeitura através da Urbs comprou grande leva de articulados.

Osvaldo elaborou uma radiografia completa da Frota Pública curitibana. Todos os 88 articulados. Que dia chegaram, que marca eram, onde operaram, e o destino deles após sair do sistema. Com muitas fotos.

Minha colaboração foi buscar outras fotos pela internet, pra ilustrar ainda mais a matéria.

Digital

. . . e o mesmo veículo depois.

Os créditos estão mantidos conforme solicitado, os direitos autorais pertencem sempre aos autores e aos sítios que publicaram, eu só estou reproduzindo citando a fonte.

………..

Então vamos mostrar o maior número possível dos 88 busos, todas as imagens que estiverem disponíveis.

Sempre que possível retratando o ‘Antes e o Depois’, ou seja, as muitas fases que cada veículo teve.

ctba alimentador chapa placa branca anos 90 laranja buso urbs frota pública terminal boqueirão parigot souza caio amélia scania roda frente eixo dianteira artic

Antes . . .

O texto em azul é de Osvaldo Teodoro Born. Eu, O Mensageiro,  acrescentarei em preto alguns comentários ao lado das tomadas, ressaltando o que ele já descreveu no corpo principal.

………….

Detalhe importante: em 1987 foi estreada a numeração de 4 dígitos. Em 1992 a alfa-numérica. Isso eu já expliquei com detalhes nessa postagem.

8007

. . . e o mesmo ônibus depois, amputado da articulação pra trás.

Aqui quero chamar a atenção pra um ponto importante: nem sempre os ‘carros’ têm o mesmo sufixo nos dois sistema de numeração.

Algumas vezes se manteve, o 8001 virou FR001, o 8029 FR029, e o 8058, FR058. Mas nem sempre: o 8004 se tornou o FR009, o 8031 virou o FR0041.

Dando apenas alguns exemplos aleatórios. Portanto não estranhe se eu citar um sufixo de 4 dígitos e você ver outro no alfa-numérico na imagem.

Outro detalhe. Geralmente eu encubro a placa dos veículos que publico, como faz o ‘Google’ Mapas. Mas nesse caso eu as mantive visíveis, exatamente pra que comprovem que é o mesmo veículo em configurações distintas. Clique sobre as imagens que elas se ampliam.

……..

mercadao

Vários ex-Frota Pública viraram Mercadões Populares volantes. Não sei qual era o n° desse ‘carro’ quando ele fazia linha regular.

Quando Osvaldo escrever ‘atualmente’, tenha em mente que ele produziu esse levantamento em 2010.

Portanto no momento que você lê isso pode ser que o veículo esteja em outras paragens ou mesmo no ferro-velho, virando sucata esperando ser prensado e reciclado se é que já não foi.

Quando a Frota Pública chegou era laranja, fez-se uma experiência dos Expressos serem dessa cor.

Não deu certo, voltou pro vermelho, incluso alguns foram repintados pra escarlate em seus últimos anos nesse modal.

canaleta

A direita vemos um articulado da Frota Pública. Aparenta ser o 8061, mas é só um palpite pois não dá pra ler o nº. Essa foto é interessante pois mostra também vindo em sentido contrário um Haragano e um Gabriela Expresso. Esse último tem a placa no alto – como no Sudeste – e a linha é “C. Industrial“. Hoje o Terminal CIC não é mais servido por Expressos.

Todos os veículos da ‘Frota Pública’ permaneceram públicos no primeiro e também segundo ciclo de sua existência.

Após saírem das mãos da prefeitura de Curitiba foram repassados a outros órgãos da administração pública.

Alguns foram  pra prefeituras do interior, e houve até os que subiram de esfera e se transferiram pro governo do estado, um deles se tornou mesmo federal.

Foram estatais por muito tempo, fazendo linha normal aqui em Curitiba e depois em diversos usos Paraná afora. Por isso eles têm chapa branca. No começo 2 letras, depois 3, brancas por muito tempo.

Mas já no fim de suas vidas alguns foram vendidos a particulares, e assim ostentam chapa cinza.

Na tabela abaixo as colunas mostram nesse formato:

Numeração original no sistema de Curitiba Carroceria Que linhas serviu em Curitiba (e por quais viações)
2ª numeração no sistema de Curitiba, alfa-numérica Chassi e motor
Placa original de 2 letras Data de entrada no sistema  Seu destino após sair da Frota Pública
Re-emplacamento com 3 letras

…………………………

Chega dessa falação e vamo que vamo. Fala aí, amigo. Como surgiram, e o que aconteceu a cada um dos 88 articulados?

8001 Caio Amélia Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).
FR001 Scania S112
BS-2339 28/10/1987 Atualmente o veículo transporta trabalhadores rurais no município de Bandeirantes (PR).
AEA-9139

ctba artic expresso anos 80 laranja buso urbs frota pública caio amélia scania roda frente eixo dianteira flecha requião porta emblema símbolo1987: Eis a estreia da Frota Pública.

O Caio Amélia Scania é apresentado.

Em seu número original, 8001, esse veículo inaugurou também o sistema de numeração de 4 dígitos.

Ainda sem placas e com a flecha do Requião, com porta atrás do eixo.

Está escrito ‘Pinheirinho’ porque veio no letreiro mas ele nunca puxou essa linha, veja que está vazio, rodando em testes. Ficou sob a guarda da Viação Carmo, operou a princípio na linha de expresso Boqueirão, também na Zona Sul. rui barbosa

A direita em foto (como muitas outras extraída do sítio Ônibus Brasil) na Praça Rui Barbosa. Que na época tinha um mini-terminal exclusivo pro eixo Boqueirão devido a grande demanda.

Ou seja, as pessoas pagavam antes de embarcar, quando o veículo encostava era só entrar. Depois que o Boqueirão virou Ligeirão em 1991, o eixo Leste herdou esse mini-terminal até que ele também virou Ligeirão em 1999.

Depois de Expresso o 8001 terminou sua participação no sistema como Interbairros.

8002

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR002 Volvo B58 – Câmbio automático
BS-9569 28/10/1987 Atualmente atende o Museu do Lixo em Curitiba (PR).
AIO-4069

ctba expresso artic sem chapa placa anos 80 laranja buso urbs frota pública caio amélia volvo bigorrilho prédioOutubro ou novembro de 1987:

O articulado que depois seria o 8002 acaba de chegar.

Ainda está sem número e sem placas.

Roda em testes no Bigorrilho, Zona Oeste.FR002

Tinha câmbio automático.

Também começou na linha Boqueirão. 

No letreiro, “Caio Volvo”. O único nessa configuração.

Foram 12 Caio, sendo 11 Scania.

8002 (2)Foram 77 Volvo: 1 Caio (somente esse), 26 Marcopolo e 50 Ciferal.

Depois ele migrou pros eixos Leste e Oeste.A esquerda descansando, mas no letreiro menor o código 303, da linha Centenário (Z/L).

E a direita cumprindo essa mesma linha. Abaixo na 802-Campo Comprido (Z/O).

8002Antes do bi-articulado essas eram linhas distintas, ambas terminavam na Praça Rui Barbosa.

Pra integrar os eixos era preciso baldear pra Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, mais curta.

Nas fotos, já re-numerado FR002, sem a flecha de Requião mas ainda com placa de 2 letras.

8003

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (cor original e vermelho posteriormente) e também como Interbairros (na cor verde).

FR-003 Volvo B58 – Câmbio automático
BS-6598 28/10/1987 Em 2010 encontra-se com o Exército Brasileiro – Base do Bachacheri em Curitiba (PR) onde faz transporte da tropa.
AEK-8198

8003Esse está bem documentado, são várias fotos.

A esquerda ainda sem placas, com flecha do Requião e numeração original.

Na linha  Boqueirão do expresso, cujo ponto final era n a Rui Barbosa antes do bi-articulado. 8003 [1]

A direita idem. A única diferença é que já está emplacado.

Quem subiu essa foto pra rede optou por censurar a placa inserindo uma tarja branca, mas ela está lá.

Observe abaixo que agora houve mudanças:

8003 (1)Ao ganhar a numeração alfa-numérica a flecha se foi e ele migrou pro eixo Leste-Oeste,

Fazendo a linha C. Siqueira/C. Imbuia, que integrava a Z/O a Z/L antes do bi-articulado.

Manteve o sufixo, se tornando o FR003.

O que ele não sabia é que seus dias como civil estavam contados . . .Digital

O antigo 8003 da Frota Pública vestiu a farda verde-oliva e foi servir ao Exército Brasileiro. Transportando a tropa, num quartel daqui de Curitiba mesmo.

Só foi repintado mas não foi mexido, permanece inclusive com as 4 portas.

lojaoDetalhe: tiveram o cuidado de pintar até as raias das rodas no mesmo tom militar.

EXTRA: ACHAMOS MAIS UMA ‘ENCARNAÇÃO’ DO BICHÃO NO JARDIM GABINETO.

Andando (via ‘Google Mapas’) pelo Jardim Gabineto, Cidade Industrial, Zona Oeste de Curitiba, vi mais um ciclo desse Torino. ex-8003 ex-FR003 lona buso ctba era antigo lojão busão frota pública volvo torino marcop articulado chapa cinza roupas comércio bazer loja venda cabide araras

Virou o ‘Lojão do Busão’, vendendo tudo que é quinquilharia. Ele mesmo esteve a venda, por R$ 32 mil. Vi o classificado na internet, não sei se o negócio saiu mas o anúncio foi retirado do ar. 

8004

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros.

FR009 Scania S112
BT-8453

11/01/1988.

AEA-9253

8005

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador e Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR004 Scania S112
BT-9661

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Colorado (PR).

AIO-3861

8006

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros.

FR005 Scania S112
BT-3522

22/12/1987

Foi posteriormente transformado em veículo não-articulado e deslocado para a Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná, onde atende o Projeto Biblioteca Cidadã.
AEA-9322

ex-8006 da Frota PúblicaDo 8004 e 8005 não há fotos.

Em compensação veja o que aconteceu com o 8006 depois que saiu da Frota Pública:

Foi pitoqueado. Ou seja amputaram o veículo da articulação pra trás, deixando-o um ônibus de tamanho normal, não-articulado.

Serviu como biblioteca sobre rodas. Agora pertencemdo ao governo do estado.

8007

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR006 Scania S112
BT-3512

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ortigueira (PR).

AIO-4012

ctba alimentador chapa placa branca anos 90 laranja buso urbs frota pública terminal boqueirão parigot souza caio amélia scania roda frente eixo dianteira articMais um que mudou de sufixo na renumeração:

Originalmente 8007, se tornou o FR006 no alfa-numérico a partir de 1992.

Não há fotos dele como expresso.ctba artic chapa placa branca anos 90 laranja urbs frota pública alimentador alto boqueirão caio amélia scania roda frente eixo dianteira buso

………

Em compensação acima e ao lado:

Ainda na Frota Pública, dentro do sistema de Curitiba, fazendo linhas alimentadoras na Zona Sul.

8007Já renumerado e sem flecha do Requião, mas ainda articulado, ainda laranja, ainda com placa de 2 letras.

E agora:

Também pitoqueado, fazendo ‘escolar’ em Ortigueira, interior do Paraná. Com ‘rodo-ar’.

8008

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador.

FR007 Scania S112
BT-3492

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Jacarezinho (PR).
AIO-3992

Não há fotos dele articulado, no sistema de Curitiba.8008

Em compensação, veja o ônibus, também amputado da sanfona pra trás. 

Fazendo ‘escolar’ em Jacarezinho, Norte Pioneiro do PR.

8009

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros.

FR010 Scania S112
BT-8423

11/01/1988

Após operação regular passou a atender o Sindimoc – Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba.

AEA-9223

 Ao lado, o ônibus que um dia fora o 8009.8009

Capturado num vídeo do ‘YouTube’.

https://www.youtube.com/watch?v=D3ioI3LM7Mw

8009Esse se manteve como articulado.

Servindo ao Sindimoc, o sindicato dos trabalhadores no transporte.

A esquerda:

Mais uma foto, em tamanho bem menor.

8010

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR011 Scania S112
BT-7124

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, já com documentação baixada (2009), está em Pinhais (PR).

AIX-0124

8011

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR008 Scania S112
BT-3502

22/12/1987

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002 quando teve documentação baixada.

AIX-6802

Do 8010 não há registros. 8011Ao lado o que fora o 8011, depois virou sacolão ambulante, ainda articulado.

Quando clicado já aposentado mesmo dessa segunda função. Sem rodas, se decompondo em algum pátio.

Repare na pintura laranja soba a branca que descasca.

8012

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR012 Scania S112
BT-7134

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002. Atualmente, já com documentação baixada (2009), está em Curitiba (PR).

AIX-6834

8012 da Frota PúblicaMesmo caso do seu irmão mostrado acima.

Observe ao lado o articulado Caio Scania que um dia foi o 8012 da Frota Pública.

Encerrando seus dias como varejão ambulante.

8013

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros.

FR013 Scania S112
BT-7144

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, já com documentação baixada (2008), está em Ponta Grossa (PR).

AIX-6844

Do 8013 também não temos fotos.

Esses 13 compõem um primeiro lote, que chegou entre o final de 1987 e janeiro de 1988. Todos começaram a operar na linha Boqueirão, que liga o Centro a Zona Sul. 

Posteriormente alguns foram pra outros eixos, antes de mudar de modal, já que antes de sair do sistema foram alimentadores e/ou interbairros.

São, não custa repetir, 1 Amélia Volvo, 1 Torino Volvo e 11 Amélias Scania.

Agora virá uma leva de 25 Torinos, todos Volvo.

8014

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR014 Volvo B58
BU-8420

12/05/1988

Atualmente atende a Defesa Civil de Maringá (PR).

AEZ-6820

8014Julho de 1994:

Aquele que inicialmente foi o 8014 está renumerado FR014.

Puxando a linha 203-Sta. Cândida/C. Raso.

Essa subida é na Av. Paraná, pouco após o Terminal Boa Vista.

No terreno vago a esquerda hoje há o supermercado Big.

A direita, bem mais recentemente, surgiu grande conjunto de arranha-céus.

8015

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros.

FR015 Volvo B58
BU-8410

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Teve documentação baixada em 2002.

AFA-2710

8016

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação / Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR016 Volvo B58
BU 8390

12/05/1988

Posteriormente foi retirada a articulação e o veículo passou a Companhia de Habitação COHAB – Prefeitura Municipal de Curitiba.

AFB 2390

cohabDo 8015 não há fotos.

Veja aquele que foi um dia o articulado 8016 da Urbs

Ainda a serviço da prefeitura de Curitiba.

8016 (1)……….

Porém num ramo completamente distinto da administração pública:

Agora ele é um escritório-móvel da Cohab.

Como vem, foi arrancada a parte traseira, tem na nova fase o tamanho de um ônibus normal.

8017

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR017 Volvo B58
BU-8370

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Atendeu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Teve documentação baixada em 2008.

AFA-9370

8017Mesmo caso do anterior. Transferido de órgão, permaneceu na prefeitura. Foi prestar serviços a secretaria do esporte.

O antigo 8017 também foi pitoqueado, esse ficou com 3 portas. Em outros casos são 2 ou mesmo só 1 porta remanescente.

8018

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 12/05/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso).

FR018 Volvo B58
BU-8430

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 08/12/1998. Teve documentação baixada em 2008.

AFA-2230

8018Como muitos outros ônibus da frota pública, o antigo 8018 também virou mercadão volante.

Encerrou sua vida como articulado, esse não foi cortado.

Permaneceu patrimônio municipal.

8019

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Retornou a Viação Cidade Sorriso onde operou também como Interbairros

FR021 Volvo B58
BV-3924

23/06/1988

AEZ-5624

8020

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR022 Volvo B58
BV-3914

23/06/1988

Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR).

AEZ-5714

8020Não temos imagens do 8019.

Mas o que foi o 8020 foi clicado em Ponta Grossa-PR em 2010, a serviço da defesa civil do corpo de bombeiros.

Pitoqueado, como notam.

Com rodo-ar e rodas pintadas também de laranja, muito chique!!!

8021

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR019 Volvo B58
BV-0561

20/05/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Rio Negro (PR).

Não consta

8022

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros.

FR020 Volvo B58
BV-0531

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Atendeu e a Prefeitura de Rio Negro (PR) e atualmente encontra-se em um desmanche em Londrina (PR).

AEZ-5731

8044 8022Não há registros do 8021.

Reportagem de jornal flagrou o 8022 fazendo a linha Santa Cândida-Capão Raso pela Viação Redentor.

Ainda com  tudo original, numeração e placa de duas letras.

8023

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR023 Volvo B58
BV-3018

23/06/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-5618

8024

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR024 Volvo B58
BV 4256

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Campo do Tenente (PR).

AEZ 5856

8025

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR025 Volvo B58
BV-3916

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Ivaiporã (PR).

AEZ-5716

8025Infelizmente não existem fotos do 8023 e 8024.

Mas veja o que foi o 8025 ainda no transporte urbano regular.

Fazendo a linha Monte Castelo/Vila João 23, em Ivaiporã-PR, em 2011.

Mantiveram as 4 portas, pertence a prefeitura de lá.

8026

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR026 Volvo B58
BV-3919

23/06/1988

Posteriormente atendeu o Projeto Mercadão Popular da Prefeitura Municipal de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009.

AEZ-5619

8036Antes & Depois:

A direita o 8026 zerado, sendo apresentado.

Ainda sem placas e, detalhe, repare nas flechinhas nas portas que indicavam entrada ou descida. Nos anos 80 todos os busos de Curitiba tinham essa comunicação visual, sempre na mesma cor do veículo.

8026E agora, em duas tomadas, o destino dele.

Como tantos outros, virou mercadão que percorria os bairros de periferia, pra galera do subúrbio ter acesso a frutas e verduras frescas por preço subsidiado.

8026 (1)Ainda articulado porém eliminaram as duas portas do meio, mais próximas da sanfona. Ficaram uma em cada ponta do veículo.

E pintaram as rodas de branco.

Ele não mudou de dono, ainda é da prefeitura de Curitiba.

8027

MarcopoloTorino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Curitiba e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR027 Volvo B58
BV-3026

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Cafezal do Sul (PR).

AEY-8726

8027Eis o que chegou como 8027. Ao lado ainda no transporte urbano da capital.

Já sem as flechas do Requião na lateral, e sem as flechas de entrada/saída nas portas.

E renumerado FR027, esse manteve o sufixo ao passar pro alfa-numérico.

8027 (2)Em seus últimos dias, sendo desmantelado no interior.

Foi repintado pitoqueado da sanfona pra trás.

Antes de ser ‘devolvido a natureza’ com o mato tomando conta de tudo, ele serviu a prefeitura de Cafezal do Sul-PR. Amplie a imagem e verá que isso estava pintado na lateral.

8028

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR028 Volvo B58
BV-3026

23/06/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-4327

ctba artic expresso chapa placa branca anos 80 laranja buso urbs frota pública marcop torino santa volvo cândida capão rasoNa linha Santa Cândida/Capão Raso, o 8028.

Fotografado assim que chegou:

Ainda com as flechas do Requião ao lado do “Propriedade do Povo”.

8028……..

Já a tomada da direita é um pouco posterior:

Lerner retirou o símbolo de seu antecessor e adversário político, por motivos óbvios.

Agora na linha Pinheirinho. A placa ainda parece ser de 2 letras.

8029

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR029 Volvo B58
BV-3925

23/06/1988

AEZ-5625

8030

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR040 Volvo B58
BV-6925

13/07/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná (PR).

AEY-8725

FR040Do 8029 não restaram fotos.

Falemos então do 8030.

Quando veio a numeração alfa-numérica ele mudou de sufixo, se tornou o FR040.

Dando um pega no Centenário, Cajuru, na Zona Leste da capital.

Repassado a prefeitura de São Pedro do Paraná fez transporte urbano lá também. 8030

Sequer tiraram o número e o ‘Urbs’ abaixo dele, identificações que o veículo usava aqui em Curitiba. 

Apenas pintaram o nome da prefeitura local ao lado.

Como o 8027, esse aqui também foi flagrado em seus últimos dias:

Sendo depenado e desmanchado.

8031

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR041 Volvo B58
BV-6929

13/07/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Tomazina, interior do Paraná, onde opera até o momento.

AEY-8729

8031
Esse foi o 8031. Também mudou o sufixo ao passar pro alfa-numérico. Pitoquearam o bichão e repassaram pra prefeitura de Tomazina-PR.

Mesmo no interior, mantiveram a identificação que ele usava na capital.

Assim ele transportou os tomazinenses ainda com o ‘FRO41-Urbs’ na lataria.

8032

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR042 Volvo B58
BV-6926

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998.

AFA-2526

8033

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR043 Volvo B58
BV-6924

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR).

AEZ-0624

ctba expresso buso laranja anos 80 90 urbs frota pública artic laranja propriedade povo marcop torino sete 7 setembroDo 8032 não temos fotos. Em compensação daquele que originalmente foi o 8033 são várias.

Na mudança pro alfa-numérico ele mudou o sufixo, virou o FR043. E assim você vê ele na Avenida 7 de Setembro, já sem as flechas do Requião.

Se tornou interbairros antes de sair de Curitiba.

8033E a seguir foi pra Ivaiporã, no interior do Paraná.

Pintado de vermelho, não se sabe se ainda aqui em Curitiba – depois da tentativa dos expressos serem laranjas, eles retomaram a cor original, incluso alguns ‘Frota Pública’ receberam a roupagem rubra em seus últimos tempos nesse modal.

Ou quem sabe a repintura já foi lá em Ivaiporã mesmo.

8033 [1]Provavelmente lá, já que a frota da cidade é nessa cor. Veja vários ônibus não-articulados atrás, o ex-Curitiba puxando a fila.

No letreiro: “Transporte coletivo gratuito”. Na foto acima alguém censurou a placa, mas nessa ao lado ela está visível, se você ampliar poderá ver que é branca de 3 letras.

8034

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR044 Volvo B58
BV-6928

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Em 2007 está na SESA (secretaria de saúde) do Governo do Estado do Paraná.

AEY-9028

8034Eis o que começo como 8034. Pintado de verde, pois operou como interbairros em seu último ciclo na Frota Pública.

Saiu do sistema de transporte mas permaneceu com a prefeitura. Depois subiu de esfera:

Foi repassado ao governo do estado. Aquele adesivo branco e azul acima da roda é o logo da gestão de Requião como governador.

Apagaram o ‘Propriedade do Povo’ e a identificação. Mas ele ainda conserva o verde dos tempos de Frota Pública, e mesmo o letreiro: amplie e verá que ainda está registrada a última linha do Interbairros que ele puxou.

8035

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR045 Volvo B58
BW-0349

12/08/1988

AEY-8749

8036

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR046 Volvo B58
BW-0346

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Campo do Tenente (PR).

AEY-9646

8036O 8035 se foi sem deixar rastros.

O 8036 era mais fotogênico.

Flagrado ao lado na Praça 19 de Dezembro (a “Praça do Casal Nu”).

Na linha 2013-Santa Cândida/Capão Raso.8036

………..

Ao direita o bichão posou pra essa captura na garagem da Redentor.

Já renumerado como FR046, mudado o sufixo.

frota publicaATUALIZAÇÃO (AGOSTO/16): Eis ele a venda em Londrina-PR. Por apenas 20 mil.

Confira o 8003, acima. Atualizado no mesmo dia. Está a venda por 32 mil. O dono do ex-8003 diz que a documentação e o motor estão ok.

Esse, o ex-8036 (que é de mesmo ano, carroceria e chassi) está bem mais barato.

8037

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR047 Volvo B58
BW-0347

12/08/1988

AEY-9647

8038

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Água Verde).

FR048 Volvo B58
BW-0344

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Santa Mariana (PR).

AEY-1844

8038 (2)O 8037 preferiu não ser fotografado.

Já o que começou como 8038 foi registrado em duas fases diferentes.

A esquerda ainda laranja, como expresso.

Mas já sem a flecha do Requião.

E depois já verde, em seus dias como interbairros. 8038

Em ambas ele já estava renumerado FR048.

Ou seja: mudou de sufixo.

…………..

Agora começa a derradeira série: 50 Ciferal Padrão Alvoradas. Todos Volvo.

8039

Ciferal Alvorada

Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR030 Volvo B58
BV-6653

06/07/1988

AGB-0653

8040

Ciferal Alvorada

Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR031 Volvo B58
BV-6690

06/07/1988

Serviu a prefeitura de Jaguariaíva (PR). Atualmente encontra-se em um desmanche nessa mesma cidade.

AIO-4790

8040Do 8039 não há imagens disponíveis.

Eis aquele que foi o 8040.

Saiu na capa do jornal:

Em dia de greve de ônibus em Curitiba a PM escoltou alguns veículos.

8040Pra que eles pudessem circular sem incidentes.

E depois, a esquerda:

Operando escolar em Jaguariaíva, no Norte Pioneiro do Paraná.

Dá impressão de ter sido pitoqueado, mas não se pode ter 100% de certeza.

8041

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). Teve documentação baixada em 2003.

FR032 Volvo B58
BV-6681

06/07/1988

AFX-8281

8041Como Osvaldo relatou, o 8041 virou o FR032, mudou de sufixo portanto.

Visto em algum terminal do Eixo Leste fazendo a linha Centenário, ao lado de um Mafersa de tamanho normal que puxa a linha Oficinas.

8042

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR033 Volvo B58
BV-6651

06/07/1988

Atualmente atende a Polícia Militar do Paraná, batalhão em Curitiba.

AFZ-9251

8042Veja o que foi o 8042.

Também teve articulação decepada.

E também vestiu farda:

Foi todo pintado de cinza-escuro.

Pois pertenceu a Polícia Militar do Paraná,8042

Operando aqui em Curitiba mesmo.

……………..

Achamos imagens do 8043.

Antes a ficha técnica.

8043

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR034 Volvo B58
BV-6689

06/07/1988

Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR).

AGA-5589

AGA-5589 ex-8043

Como muitos outros, o 8043 também acabou com a Defesa Civil.

Sua base de operações era a capital.

Do 8044 ao 8047 não achei imagens. Seguem as fichas deles e do 8048, conforme Osvaldo levantou.

Digo, acima há a foto de jornal do 8044 cruzando com o 8022. Não será preciso repetir.

8044

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba).

FR035 Volvo B58
BV-6687

08/07/1988

Teve documentação baixada em 2006. Atualmente está em um desmanche em Ibiporã (PR).

AFA-3287

8045

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba).

FR036 Volvo B58
BV-6691

08/07/1988

Atualmente encontra-se em São Paulo (SP).

AEY-2691

8046

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR037 Volvo B58
BV-6692

08/07/1988

Teve documentação baixada em 2004. Atualmente está em um desmanche em Curitiba (PR).

AEW-9492

8047

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR038 Volvo B58
BV-6927

12/07/1988

Atendeu a Prefeitura Municipal de Mauá da Serra (PR). Atualmente está em Londrina (PR).

AEX-7427

8048

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR039 Volvo B58
BV-6921

12/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, já com documentação baixada (2009), está em Curitiba.

AEW-9521

8048Apareceu na internet o 8048.

Em matéria de jornal, novamente.

Só o ‘rabo’ do bichão. Melhor que nada, né?

Agora a ficha do 8049.

8049

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR049 Volvo B58
BV-9932

12/08/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná, onde opera até o momento.

AGJ-3632

A direita ele ainda em Curitiba. Esteve operando na linha Vila Oficinas, no eixo Leste. Virou o FR049 na alfa-numérica, mantendo o sufixo. Pintado de vermelho, depois que os expressos voltaram pra essa cor. Nessa reforma ganhou uma ‘Máscara Negra’.8049

Digo, ‘Oficinas’  foi seu último pega. No momento que foi fotografado já estava fora de serviço. Pichado, num pátio do governo esperando ser repassado pro interior.

Abaixo, mantendo a cor rubra e as 4 portas (vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto), circula em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro Paranaense. Essa é a cidade de minha esposa.

siqueira-campos2De forma que eu já vi ao vivo os 3 Frota Pública que estão (ou ao menos estiveram) lá. Detalhe: a prefeitura siqueirense retirou a ‘Máscara Negra’. A frente voltou a ser vermelha, ‘casando’ com o resto do ônibus,

Seguem suas fichas do 8050 ao 8053. Só há registros fotográficos do último.

8050

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR050 Volvo B58
BV-9939

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2004 e atualmente encontra-se em um desmanche em Curitiba (PR).

AFX-2539

8051

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR051 Volvo B58
BV-9936

12/08/1988

Posteriormente foi repassado ao Governo do Estado e atende o Projeto Comboio Cultural.

AEW-9736

8052

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR052 Volvo B58
BV-9935

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaí (PR).

AEX-4435

8053

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR053 Volvo B58
BV-9934

12/08/1988

Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

AEW-9534

8053O 8053 descansa em frente ao Terminal S. Cândida (Z/Norte) antes de zarpar pro Capão Raso (Z/Sul).

Ainda com tudo original: numeração de 4 dígitos e placa de 3 letras. Apenas a flecha do Requião já foi retirada.

Como o autor informa nos comentários, na alfa-numérica manteve o sufixo, se tornando o FR053.

8054

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR054 Volvo B58
BV-9940

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2008 e atualmente encontra-se em um desmanche em São José dos Pinhais (PR).

AEZ-2740

8055

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR055 Volvo B58
BV-9937

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-4237

8055 e 8058 - gloria [1995]Garagem da Glória (bairro da Boa Vista, Zona Norte de Curitiba), 1995:

Os que originalmente eram o 8055 e 8058 mantiveram os prefixos, na alfa-numérica se tornaram o FR055 e FR058.

Cumpriam igualmente a linha 203-Sta. Cândida/Capão Raso. A frente mais um Ciferal frota pública não-identificado. Note como a característica desse leva era ter a porta traseira na traseira mesmo, junto ao vidro e faróis do fundo do veículo.

8056

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR056 Volvo B58
BW-0840

12/08/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

AEY-3240

urbsTaquí o que um dia foi o 8056.

De frente e de costas.

Não temos imagens dele ainda no serviço regular, o “antes”.

Em compensação eis o “depois”:mercadao2

Ainda servindo a prefeitura de Curitiba, mas agora como quitanda-móvel.

Mantiveram a articulação, mas retiraram 2 portas.

Exatamente como os outros que tiveram o mesmo destino.

8057

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR057 Volvo B58
BV-9938

12/08/1988

Atualmente atende a Defesa Civil de Londrina (PR).

AEW-9538

8057-londrinaDe fato. Aqui presenciamos o ex-articulado 8057.

Encurtado pra tamanho normal, rodas laranjas, rodo-ar.

Na defesa civil de Londrina.

…………

Segue mais uma leva que não foi fotografada.

8058

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR058 Volvo B58
BW-0843

12/08/1988

AEW-9543

8059

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR059 Volvo B58
BW-2686

25/08/1988

Teve documentação baixada em 2009.

AIO-9586

8060

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR060 Volvo B58
BW-2670

25/08/1988

Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

ACL-2170

fr060O 8060 manteve o sufixo numérico ao ganhar as letras ‘FR’.

Na linha Campo Comprido pela agora extinta A. V. Curitiba.

………..

Do 8061 não há registros:

8061

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR061 Volvo B58
BW-2678

12/08/1988

AIO-9678

Na sequência o 8062.

8062

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR062 Volvo B58
BW-2671

25/08/1988

Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

AIO-8971

8062Surgiu como 8062, renumerado FR062 (manteve o sufixo).

Já sem a flecha do Requião foi registrado (esq.) na Praça Rui Barbosa, no ponto final da linha Campo Comprido (Z/Oeste). E com rodo-ar.

Ao lado, o mesmo carro. Na prefeitura de Marilândia do Sul-PR. marilandia

Tiraram o rodo-ar… Mas permanece articulado.

Seguimos, mais dois sem imagens:

8063

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR063 Volvo B58
BW-2663

25/08/1988

AIO-9063

8064

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR064 Volvo B58
BW-2679

25/08/1988

Atualmente ainda pertence a Prefeitura de Curitiba, no projeto Farol do Saber.

AIO-9079

Vários que conseguimos fotos.

8065

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR065 Volvo B58
BW-2681

25/08/1988

Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba.

AEY-8781

FR065O 8065 (depois FR065) é mais um entre tantos que virou bombeiro. Pitoqueado, pintado de laranja, totalmente adaptado com janelas retiradas, etc.

Mas os faróis traseiros foram mantidos originais, quadradinhos alinhados verticalmente.

Nesse pequeno detalhe não houve transgenia. Os Monoblocos não têm a mesma sorte . . .

Clicado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

8066

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR066 Volvo B58
BW-2684

25/08/1988

Atende a Polícia Militar do Paraná.

AFA-9884

AFA-9884-URBS_FR006Esse era o 8066.

Na alfa-numérico manteve, virou FR066.

A esquerda na ativa (fonte sítio DBPBuss).

Na Praça Rui Barbosa.

Esperando pra partir pro Centenário.8066

Mesmo caso do 8041 visto acima:

Teve articulação decepada, e vestiu farda.

Pertenceu a Polícia Militar do Paraná.

Operando aqui em Curitiba mesmo.

8067

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR067 Volvo B58
BW-2664

25/08/1988

Atendeu a Polícia Militar do Paraná e teve documentação baixada em 2008.

AEY-8764

8067Iniciou como 8067.

Veja ele na garagem da Redentor, ao lado:

Já como FR067 (sufixo mantido) e sem a flecha do Requião. E também sem as flechas nas portas.

Ainda no sistema de transporte curitibano.

8068

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR068 Volvo B58
BW-2688)

25/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR).

AGO-8588

8069

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR069 Volvo B58
BW-2667

25/08/1988

Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

AFA-5067

8070

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR070 Volvo B58
BW-3476

31/08/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 18/06/1998.

AEZ-4276

8070Olha o 8070 pegando gente na Praça do Japão.

Rumando pro Terminal da Cidade Industrial – CIC.

Durante um tempo o eixo Sul teve 4 terminais:

Portão, Capão Raso, Pinheirinho e  CIC.

Todos eram servidos por linhas de expresso.FR070

Como já dito, quando da implantação do bi-articulado, decidiram que não era necessário estender essa melhoria ao Terminal CIC, contemplando só os 3 primeiros.

O CIC é atendido por ligeirinhos, interbairros e alimentadores (vários deles pra outros terminais mais centrais como C. Raso).

8070 [1]Mas por expressos não mais.

O que torna essa imagem ainda mais rara.

Agora o mesmo veículo agindo como ‘Bazar dos Importados’, outro serviço da prefeitura municipal.

Ainda articulado, porém eliminaram as 2 portas do meio.

8071

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR071 Volvo B58
BW-3479

31/08/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná.

AFA-3279

8071Do que foi o 8071 temos 4 fotos:

Ao lado ainda com esse número, na Praça Rui Barbosa. Puxando a linha Pinheirinho. Ou seja, obviamente uma linha de Expresso.

A direita sem as flechas do Requião e renumerado FR071 (manteve o prefixo). Fazendo a linha Inter-Bairros 5. Ainda na cor laranja. FR071

Isso se chama “tabela trocada“, quando um ‘carro’ pintado pra uma categoria de linha faz outra. Repare na placa do itinerário atrás da porta, é verde.

8071A esquerda na garagem da Redentor. No letreiro a linha ‘CIC’, de Expresso portanto (extinta em 1995 com a inauguração do Ligeirão).

…………..

Depois oficializaram a troca. Foi pintado de verde pra ficar em definitivo na categoria Interbairros, em seus últimos tempos aqui em Curitiba.   siqueira-campos1

Nessa cor foi repassado pra cidade de Siqueira Campos. Que retirou a identificação usada aqui. E pintou o nome de sua própria cidade, vemos nessa última tomada.

Mas de resto foi mantido tudo no original: a pintura esmeralda, e ainda é articulado com 4 portas.

8072

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR072 Volvo B58
BW-3478

31/08/1988

Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

AFA-6378

8073

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR073 Volvo B58
BW-3477

31/08/1988

Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba.

AFN-7477

8073-cascavelTaí o que começou sua vida como 8073.

Mesmo caso de outros já fotografados acima:

Encurtado pra tamanho normal,

Rodas laranjas, rodo-ar.

Na defesa civil. 8073

Esse esteve assignado pra cidade de Cascavel, no Oeste do PR, de onde saiu essa imagem.

Seguem mais fichas. O 8074 e 8075 encerraram suas atividades sem serem fotografados.

8074

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR074 Volvo B58
BW 5640

19/09/1988

Atualmente pertence a outra secretaria da prefeitura de Curitiba.

AFA 2240

8075

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR075 Volvo B58
BW-5645

19/09/1988

Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AEZ-5745

8076

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR076 Volvo B58
BW-5643

19/09/1988

Atendeu Projeto Mercadão Popular. Atualmente está em São José dos Pinhais (PR).

AFA-3343

FR076Do 8076/FR076 achamos uma tomada.

Viram seus dados técnicos acima.

E ao lado eis o bichão.

Já na fase final de sua existência, como Mercadão da Família Volante. Pintado com faixa azul.

8077

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR077 Volvo B58
BW-5642

19/09/1988

Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AJN-1742

8078

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR078 Volvo B58
BW-5638

19/09/1988

Posteriormente passou ao Projeto Linha da Economia da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009. Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AEN-5738

Vamos pra ficha do 8079. Desse há fotos.

8079

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR079 Volvo B58
BW-5641

19/09/1988

Atualmente está com a Prefeitura Municipal de Bandeirantes (PR).

AEA-9141

8079Ainda como 8079, na linha 503-Boqueirão.

Repare a esquerda, ao fundo:

Um Monobloco intermunicipal da Viação São José dos Pinhais.

Clique na ligação pra ver como era essa pintura.

8079E agora o mesmo ‘carro’ na cidade de Bandeirantes, também Norte Pioneiro do PR.

Ainda articulado.

Eliminaram duas portas. Nesse caso foi mantida a atrás da sanfona. Eliminaram a dos fundos e a entre-eixos.

FR079-bandeirantes………..

Lá no interior ele teve pelo menos 2 pinturas. Ao lado uma que é inspirada no padrão atualmente vigente em Campinas-SP.

Alias nessa atualização de dezembro/15 eu adicionei um busão de Campinas nos anos 80, e também é um Ciferal Padrão Alvorada. Só que não é articulado.

8080

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR080 Volvo B58
BW-5639

19/09/1988

Atendeu a Polícia Civil do Paraná. Atualmente está em Nova Andradina (MS).

AIO-5439

8081

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR081 Volvo B58
BW-5637

19/09/1988

Atendeu a Polícia Civil/PR. Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná.

AIO-4237

8081 (2)O 8080 não foi registrado.

Vamos ver dois ciclos do 8081. Após sair do transporte coletivo foi repassado a polícia civil. Pintado de preto, como convém as forças de segurança.

Depois disso ele foi pra Siqueira Campos. Mais um. siqueira-laranja

Mantido como articulado, e com 4 portas (vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto).

Repintado de laranja, como ele saiu de fábrica. Rodas no mesmo tom. Eu já vi esse ônibus com meus próprios olhos lá em Siqueira.

8082

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR082 Volvo B58
BX-0229

30/09/1988

Atendeu o Corpo de Bombeiros do Paraná.

AFY-3329

8082Eis o que fora o articulado 8082.

Foi pitoqueado, amputaram da articulação pra trás.

Amplie pra reparar: no letreiro ainda está o código 020.

Sinal que a última linha que ele puxou em Curitiba foi a Interbairros 2.

8083

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como interbairros.

FR083 Volvo B58
BX-0230

30/09/1988

Teve documentação baixada em 2010.

AEY-8530

8083 O articulado que começou como 8083, laranja expresso.

Pintado de verde, foi remanejado pra interbairros.

Na foto ao lado ele já não opera mais, veja que apagaram a identificação e o ‘Cidade de Curitiba’.

O descanso de um guerreiro.

8084

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR084 Volvo B58
BX-0285

30/09/1988

Após sair do sistema foi repassado a outras secretarias da prefeitura, onde operou projetos de educação ambiental.

AEW-9485

8084Vejam o antigo 8084. Na mudança pro alfa-numérico manteve o sufixo 84. Aqui em ação nas linhas regulares. No Eixo Norte. Ainda de laranja, como ele chegou ao sistema.

Em sentido contrário vem o Torino vermelho (também articulado) da Glória fazendo a linha 202-Boa Vista/Pç. Rui Barbosa. E atrás desse último mais um Ciferal frota pública alaranjado.

8084Foto batida na divisa do Juvevê e Alto da Glória, entre as Zonas Norte e Central. Se a câmera estivesse virada um pouco mais a esquerda veríamos o Mercadorama que há ali, há muitas décadas e até hoje.

Voltando a falar especificamente do que foi o 8084, vejamos o ciclo posterior dele, após deixar o transporte urbano de passageiros:

Repintado em azul, ainda pertence a prefeitura. Mantido como articulado, eliminaram as duas portas meio. Atendendo agora ao projeto ‘Olho d’Água’.

8085

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR085 Volvo B58
BX-0251

30/09/1988

Atende atualmente a Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul (PR).

AEW-9451

8085Ao lado o antigo articulado 8085.  A serviço da prefeitura de Marilândia do Sul-PR. Aqui eles acrescentaram o rodo-ar (quem sabe retirado do ex-8062, que também foi pra essa cidade como visto acima).

Em compensação, foi amputado em duas partes: como vários outros cortado da articulação pra trás pra se tornar ônibus de tamanho normal.

Mas nesse há mais um detalhe. O Alvorada (como o Veneza antes dele) tem o letreiro saliente, pra cima do veículo. Nesse carro não mais, e daí o para-brisas vai até o teto.  8085

Veja a direita o mesmo ônibus ainda em Curitiba. No alfa-numérico era o FR085, sufixo mantido. Laranja no original.

Amplie pra você ver que está escrito o nome nome dos fabricantes, ‘Ciferal’ e ‘Volvo’ logo abaixo do vidro, a esquerda e direita respectivamente. Em prateado,  como veio de fábrica.

8086Agora olhe o FR086 a esquerda. O ônibus foi pintado de vermelho.

As marquinhas Ciferal e Volvo foram pintadas junto. amplie e verá que elas estão ali, mas não mais prateadas.

Encerrada a experiência dos expressos serem alaranjados eles voltaram a ser vermelhos. Incluso vários da Frota Pública ainda receberam essa demão rubra. Esse aqui foi um deles.

Que anteriormente fora o 8086, manteve o sufixo na renumeração. Veja ficha dele:

8086

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei)

FR086 Volvo B58
BX-0238

30/09/1988

AEW-9738

Pra gente fechar esse tópico:  ambos o FR085 e o FR086 fazem a linha 302-Camp. do Siqueira/Capão da Imbuia, que integrava os eixos Oeste e Leste.

Faltam só dois, e ambos viraram sacolão ao deixar a rede de transportes.

8087

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR087 Volvo B58
BX-0237

30/09/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009.

AEX-7437

8087Esse ao lado era o 8087, depois FR087.

Mais um que manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérico.

E por fim mercadão.

Perdeu as portas do meio.

8088

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR088 Volvo B58
BX-0287

30/09/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

AEW-9487

mercadao1Inicialmente o 8088, o último adquirido pela Frota  Pública. Depois FR088, manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérica. Ao passar pro varejão tiraram as portas do meio.

……………….

mercadao-costasÉ isso aí, rapaziada. Do 1 ao 88, a Frota Pública curitibana foi assim.

 A FROTA PÚBLICA VOLTOU

Atualização de novembro.16. Depois da virada do milênio aconteceu um fenômeno interessante em Curitiba:vd

Voltaram a existir ônibus com chapa branca, de propriedade estatal – conforme já havia sido mostrado nessa mensagem. São os chamados ‘VD’s’. A esquerda estão o VD992 e o 975.

Explico: por lei, após 10 anos de uso os bi-articulados passam automaticamente a ser patrimônio da prefeitura.

Por isso receberam placas alvas, e o prefixo ‘VD’. A primeira letra indica a viação. ‘V’ não era usado por nenhuma empresa, assim a Urbs pegou pra ela.frota-publica

Os busos pertencem a prefeitura, mas continuam a ser operados pelas viações privadas. Veja como o sítio Portal do Ônibus idenficou a propriedade: “Urbs/E. Azul”. Na mosca!

Que Deus Ilumine a todos.

“Deus proverá”

Anúncios

Um comentário sobre “Antes & Depois: Frota Pública de Curitiba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s