INTEGRA A “ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO“
Publicado nessa página em 30 de maio de 2015
Vou reproduzir aqui levantamento do busólogo curitibano Osvaldo Teodoro Born, publicado na sua página na internet (já extinta).
Minha colaboração foi buscar outras fotos pela internet, pra ilustrar ainda mais a matéria. Portanto além dessa fonte as demais imagens foram baixadas de outros sítios, créditos mantidos sempre que impressos nas mesmas.
Como já foi falado, em 1987 a prefeitura de de Curitiba instituiu a ‘Frota Pública‘.
Foi quando através da Urbs comprou grande leva de articulados.
Osvaldo elaborou uma radiografia completa da Frota Pública curitibana.
Todos os 88 articulados. Foram catalogados minuciosamente:
Que dia chegaram, que marca eram, onde operaram, e o destino deles após sair do sistema. Com muitas fotos.
………..
Então vamos mostrar o maior número possível dos 88 busos, todas as imagens que estiverem disponíveis.
Sempre que possível retratando o ‘Antes e o Depois’, ou seja, as muitas fases que cada veículo teve.
A tabela em azul foi feita pelo Osvaldo. Eu, O Mensageiro, acrescentarei em preto alguns comentários ao lado das tomadas.
Ressaltando o que ele já descreveu no corpo principal e dando novas informações.
………….
Detalhe importante: em 1987 foi estreada a numeração de 4 dígitos. Em 1992 a alfa-numérica. Isso eu já expliquei com detalhes nessa postagem.
Aqui quero chamar a atenção pra um ponto: nem sempre os ‘carros’ têm o mesmo sufixo nos dois sistema de numeração.
Algumas vezes se manteve, o 8001 virou FR001, o 8029 FR029, e o 8058, FR058.
Ainda assim, repito, nem sempre: o 8004 se tornou o FR009, o 8031 virou o FR0041.
Dando apenas alguns exemplos aleatórios. Portanto não estranhe se eu citar um sufixo de 4 dígitos e você ver outro no alfa-numérico na imagem.
Outro detalhe. Geralmente eu encubro a placa dos veículos que publico, como faz o ‘Google’ Mapas.
Porém nesse caso eu as mantive visíveis, exatamente pra que comprovem que é o mesmo veículo em configurações distintas. Clique sobre as imagens que elas se ampliam.
………….
Quando Osvaldo escrever ‘atualmente’, tenha em mente que ele produziu esse levantamento em 2010.
Portanto no momento que você lê isso pode ser que o veículo esteja em outras paragens ou mesmo no ferro-velho, virando sucata esperando ser prensado e reciclado se é que já não foi.
A Frota Pública chegou laranja, na ocasião fez-se uma experiência dos Expressos serem dessa cor, incluindo os da viações particulares.
Não deu certo, voltou pro vermelho, incluso alguns foram repintados pra escarlate em seus últimos anos nesse modal.
Todos os veículos da ‘Frota Pública’ permaneceram públicos no primeiro e também segundo ciclo de sua existência.
Após saírem das mãos da prefeitura de Curitiba foram repassados a outros órgãos da administração pública.
Alguns foram pra prefeituras do interior, e houve até os que subiram de esfera e se transferiram pro governo do estado, um deles se tornou mesmo federal.
Foram estatais por muito tempo, fazendo linha normal aqui em Curitiba e depois em diversos usos Paraná afora. Por isso eles têm chapa branca.
No começo 2 letras, depois 3, brancas por muito tempo. Mas já no fim de suas vidas alguns foram vendidos a particulares, e assim ostentam chapa cinza.
Na tabela abaixo as colunas mostram nesse formato:
Numeração original no sistema de Curitiba | Carroceria | Que linhas serviu em Curitiba (e por quais viações) |
2ª numeração no sistema de Curitiba, alfa-numérica | Chassi e motor | |
Placa original de 2 letras | Data de entrada no sistema | Seu destino após sair da Frota Pública |
Re-emplacamento com 3 letras |
Vamo que vamo. Fala aí, amigo. Como surgiram, e o que aconteceu a cada um dos 88 articulados?
8001 | Caio Amélia | Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR001 | Scania S112 | |
BS-2339 | 28/10/1987 | Atualmente o veículo transporta trabalhadores rurais no município de Bandeirantes (PR). |
AEA-9139 |
1987: eis a estreia da Frota Pública. O Caio Amélia Scania é apresentado. Com a porta atrás do eixo.
Em seu número original, 8001, esse veículo inaugurou também o sistema de numeração de 4 dígitos.
Ainda sem placas e com a flecha dupla que era o símbolo do grupo político que estava no poder (até a Constituição de 1988 isso era permitido).
Está escrito ‘Pinheirinho’ porque veio também essa opção no letreiro mas ele jamais puxou essa linha, veja que está vazio, rodando em testes. Ficou sob a guarda da Viação Carmo, operou a princípio na linha de expresso Boqueirão, também na Zona Sul.
Assim que mudou a gestão a flecha foi retirada pelo sucessor, por motivos óbvios.
Já dessa forma vemos ele a direita em foto na Praça Rui Barbosa – que na época tinha um mini-terminal exclusivo pro eixo Boqueirão devido a grande demanda.
Ou seja, as pessoas pagavam antes de embarcar, quando o veículo encostava era só entrar. Depois que o Boqueirão virou Ligeirão em 1991, o eixo Leste herdou esse mini-terminal até que ele também virou Ligeirão em 2000.
Depois de Expresso o 8001 terminou sua participação no sistema como Interbairros.
8002 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR002 | Volvo B58 – Câmbio automático | |
BS-9569 | 28/10/1987 | Atualmente atende o Museu do Lixo em Curitiba (PR). |
AIO-4069 |
O articulado que depois seria o 8002 acaba de chegar.
Ainda está sem número e sem placas.
Roda em testes no Bigorrilho, Zona Oeste.
Tinha câmbio automático.
Também começou na linha Boqueirão.
No letreiro, “Caio Volvo”. O único nessa configuração.
Foram 12 Caio, sendo 11 Scania.
Foram 77 Volvo: 1 Caio (somente esse), 26 Marcopolo e 50 Ciferal.
Depois ele fez a migração para os eixos Leste e Oeste.
A esquerda descansando, mas no letreiro menor o código 303, da linha Centenário (Z/L).
E a direita cumprindo essa mesma linha. Abaixo na 802-Campo Comprido (Z/O).
Como explicarei melhor abaixo, antes do bi-articulado essas eram linhas distintas, ambas terminavam na Praça Rui Barbosa.
Pra integrar os eixos era preciso baldear pra Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, mais curta.
Nas fotos, já re-numerado FR002, sem a flecha lateral mas ainda com placa de 2 letras.
Mais pra baixo na página, veremos uma foto dele com chapa de 3 letras, ao lado do FR081 (ex-8081).
8003 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (cor original e vermelho posteriormente) e também como Interbairros (na cor verde). |
FR-003 | Volvo B58 – Câmbio automático | |
BS-6598 | 28/10/1987 | Em 2010 encontra-se com o Exército Brasileiro – Base do Bachacheri em Curitiba (PR) onde faz transporte da tropa. |
AEK-8198 |
Esse está bem documentado, são várias fotos. A esquerda ainda sem placas, esse com flecha atrás do ‘Propriedade do Povo’ e numeração original.
Na linha Boqueirão do expresso, cujo ponto final era na Rui Barbosa antes do bi-articulado.
A direita idem. A única diferença é que já está emplacado.
Quem subiu essa foto pra rede optou por censurar a placa inserindo uma tarja branca, mas ela está lá.
Observe abaixo que agora sim houveram algumas mudanças:
Ao ganhar a numeração alfa-numérica a flecha se foi e ele migrou pro eixo Leste-Oeste.
Fazendo a linha C. Siqueira/C. Imbuia, que integrava a Z/O a Z/L antes do bi-articulado.
Manteve o sufixo, consequentemente se tornando o FR003.
O que ele não sabia é que seus dias como civil estavam contados . . .
O antigo 8003 da Frota Pública vestiu a farda verde-oliva e foi servir ao Exército Brasileiro.
Transportando a tropa, num quartel daqui de Curitiba mesmo.
Só foi repintado mas não foi mexido, permanece inclusive com as 4 portas.
Detalhe: tiveram o cuidado de pintar até as raias das rodas no mesmo tom militar.
EXTRA:
ACHAMOS MAIS UMA ‘ENCARNAÇÃO’ DO BICHÃO NO JARDIM GABINETO.
Andando (via ‘Google Mapas’) pelo Jardim Gabineto, Cidade Industrial, Zona Oeste de Curitiba, vi mais um ciclo desse Torino.
Virou o ‘Lojão do Busão‘, vendendo roupas de segunda mão.
O próprio veículo esteve a venda, na época pediram R$ 32 mil. Vi o classificado na internet, não sei se o negócio saiu mas posteriormente o anúncio foi retirado do ar.
8004 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros. |
FR009 | Scania S112 | |
BT-8453 |
11/01/1988. |
|
AEA-9253 |
Apareceu uma foto do 8004, no ponto final da Praça Rui Barbosa.
Veja que no letreiro menor, onde deveria ficar o nº da linha, está o logo da Caio. No 8003 está o logo da Marcopolo, confira mais acima nas fotos dele.
Na época podia, a partir da virada do milênio isso não foi mais permitido em Curitiba.
8005 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador e Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR004 | Scania S112 | |
BT-9661 |
22/12/1987 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Colorado (PR). |
AIO-3861 |
8006 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros. |
FR005 | Scania S112 | |
BT-3522 |
22/12/1987 |
Foi posteriormente transformado em veículo não-articulado e deslocado para a Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná, onde atende o Projeto Biblioteca Cidadã. |
AEA-9322 |
Em compensação veja o que aconteceu com o 8006 depois que saiu da Frota Pública:
Foi pitoqueado. Ou seja amputaram o veículo da articulação pra trás, deixando-o um ônibus de tamanho normal, não-articulado.
Serviu como biblioteca sobre rodas. Agora pertencendo ao governo do estado.
8007 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR006 | Scania S112 | |
BT-3512 |
22/12/1987 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ortigueira (PR). |
AIO-4012 |
Mais um que mudou de sufixo na renumeração:
Originalmente 8007, se tornou o FR006 no alfa-numérico a partir de 1992.
Não há fotos dele como expresso.
………
Em compensação acima e ao lado:
Ainda na Frota Pública, dentro do sistema de Curitiba, fazendo linhas alimentadoras na Zona Sul.
Já renumerado e sem flecha do prefeito que iniciou a Frota Pública, mas ainda articulado.
Ainda laranja, ainda com placa de 2 letras.
E agora:
Também pitoqueado, fazendo ‘escolar’ em Ortigueira, interior do Paraná. Com ‘rodo-ar’.
8008 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador. |
FR007 | Scania S112 | |
BT-3492 |
22/12/1987 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Jacarezinho (PR). |
AIO-3992 |
Não há fotos dele articulado, no sistema de Curitiba.
Em compensação, veja o ônibus, também amputado da sanfona pra trás.
Fazendo ‘escolar’ em Jacarezinho, no interior do Paraná.
No Norte Pioneiro, sendo mais específico.
8009 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros. |
FR010 | Scania S112 | |
BT-8423 |
11/01/1988 |
Após operação regular passou a atender o Sindimoc – Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba. |
AEA-9223 |
Esse está amplamente retratado, temos ele em 3 fases distintas.
Ao lado ainda 8009 em ação pela ‘Frota Pública’ de Curitiba.
Tudo original, a cor, numeração e placa de 2 letras. Apenas a flecha havia sido retirada.
Em verde como Inter-Bairros 4, renumerado FR010 – mudou o sufixo.
Na placa está escrito “Sentido Boqueirão”, que era o ponto final dessa linha até 1999, quando foi seccionada no Pinheirinho.
A seguir o mesmo ônibus, que um dia fora o 8009 e FR010. Se manteve como articulado.
Servindo ao Sindimoc, justamente o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus.
No letreiro foi pintado “Unidade de Apoio ao Trabalhador”.
Imagem de boa qualidade, capturada de um vídeo na internet.
8010 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão. |
FR011 | Scania S112 | |
BT-7124 |
19/01/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente (2009), já com documentação baixada, está em Pinhais (PR). |
AIX-0124 |
O antigo 8010, registrado em sua segunda “encarnação” como Mercadão Popular.
O detalhe curioso, e talvez até paradoxal, é que ainda tem a placa original, “BT-7124“ (no destaque).
Os demais que deram esse pega como sacolão volante estão com a chapa de 3 letras.
8011 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão. |
FR008 | Scania S112 | |
BT-3502 |
22/12/1987 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002 quando teve documentação baixada. |
AIX-6802 |
A lado o que fora o 8011, depois virou sacolão ambulante, ainda articulado.
Quando clicado já aposentado mesmo dessa segunda função.
Sem as rodas, está se decompondo em algum pátio.
Repare na pintura laranja sob a branca que descasca.
8012 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão. |
FR012 | Scania S112 | |
BT-7134 |
19/01/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002. Atualmente (2009), já com documentação baixada, está em Curitiba (PR). |
AIX-6834 |
Exatamente o mesmo caso do seu irmão mostrado logo acima.
Observe ao lado o articulado Caio Scania que um dia foi o 8012 da Frota Pública.
Encerrando seus dias como varejão ambulante (essa é a imagem sobre a manchete).
Pintaram até suas rodas de branco. Quem é elegante é mesmo, não tem jeito, não é verdade?
Mais uma tomada do mesmo busão, agora dá pra ver bem a placa AIX-6834 e também o letreiro ‘Mercadão Popular‘.
Ao lado dele está parado um Mafersa, encarroçadora que faliu nos anos 90.
8013 |
Caio Amélia |
Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros. |
FR013 | Scania S112 | |
BT-7144 |
19/01/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente (2008), já com documentação baixada, está em Ponta Grossa (PR). |
AIX-6844 |
Do 8013 também não temos fotos.
Esses 13 compõem um primeiro lote, que chegou entre o final de 1987 e janeiro de 1988. Todos começaram a operar na linha Boqueirão, que liga o Centro a Zona Sul.
Posteriormente alguns foram pra outros eixos, antes de mudar de modal, já que antes de sair do sistema foram alimentadores e/ou interbairros.
São, não custa repetir, 1 Amélia Volvo, 1 Torino Volvo e 11 Amélias Scania.
Agora virá uma leva de 25 Torinos, todos Volvo.
8014 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR014 | Volvo B58 | |
BU-8420 |
12/05/1988 |
Atualmente atende a Defesa Civil de Maringá (PR). |
AEZ-6820 |
Julho de 1994: Aquele que inicialmente foi o 8014 está renumerado FR014.
Puxando a linha 203-Sta. Cândida/C. Raso.
Essa subida é na Av. Paraná, pouco após o Terminal Boa Vista.
No terreno vago a esquerda hoje há um supermercado.
A direita, bem mais recentemente, surgiu grande conjunto de arranha-céus.
8015 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros. |
FR015 | Volvo B58 | |
BU-8410 |
12/05/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Teve documentação baixada em 2002. |
AFA-2710 |
8016 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação / Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR016 | Volvo B58 | |
BU 8390 |
12/05/1988 |
Posteriormente foi retirada a articulação e o veículo passou a Companhia de Habitação COHAB – Prefeitura Municipal de Curitiba. |
AFB 2390 |
Veja aquele que foi um dia o articulado 8016 da Urbs
Ainda a serviço da prefeitura de Curitiba.
……..
Porém num ramo completamente distinto da administração pública:
Agora ele é um escritório-móvel da Cohab.
Como vem, foi arrancada a parte traseira, tem na nova fase o tamanho de um ônibus normal.
8017 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR017 | Volvo B58 | |
BU-8370 |
12/05/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Atendeu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Teve documentação baixada em 2008. |
AFA-9370 |
Mesmo caso do anterior. Transferido de órgão, permaneceu na prefeitura. Foi prestar serviços a secretaria do esporte.
O antigo 8017 também foi pitoqueado, esse ficou com 3 portas.
Em outros casos são 2 ou mesmo só 1 porta remanescente.
8018 |
Marcopolo Torino |
Incorporado à frota em 12/05/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso). |
FR018 | Volvo B58 | |
BU-8430 |
12/05/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 08/12/1998. Teve documentação baixada em 2008. |
AFA-2230 |
Como muitos outros ônibus da frota pública, o antigo 8018 também virou mercadão volante, percorrendo os bairros da cidade.
Encerrou sua vida como articulado, esse não foi cortado.
Permaneceu patrimônio municipal durante toda sua existência.
8019 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Retornou a Viação Cidade Sorriso onde operou também como Interbairros |
FR021 | Volvo B58 | |
BV-3924 |
23/06/1988 |
|
AEZ-5624 |
8020 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR022 | Volvo B58 | |
BV-3914 |
23/06/1988 |
Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR). |
AEZ-5714 |
Mas o que foi o 8020 foi clicado em Ponta Grossa-PR em 2010, a serviço da defesa civil do corpo de bombeiros.
Pitoqueado, como notam. Com rodo-ar e rodas pintadas também de laranja, muito chique!!!
8021 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR019 | Volvo B58 | |
BV-0561 |
20/05/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura de Rio Negro (PR). |
Não consta |
O antigo 8021, que terminou sua vida como FR019.
Já está aposentado das linhas urbanas, clicado num pátio da prefeitura.
Esperando pra partir pra Rio Negro-PR, onde teve um segundo ciclo na divisa PR/SC.
Atrás dele outro da mesma leva já foi repintado como ‘Mercadão Popular‘ volante.
8022 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros. |
FR020 | Volvo B58 | |
BV-0531 |
12/05/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Atendeu e a Prefeitura de Rio Negro (PR) e atualmente encontra-se em um desmanche em Londrina (PR). |
AEZ-5731 |
Reportagem de jornal flagrou o 8022 fazendo a linha Santa Cândida-Capão Raso pela Viação Redentor.
Ainda com tudo original, numeração e placa de duas letras.
Cruzando com o 8044, que puxa a extinta linha 202-Boa Vista. A tomada foi no Juvevê, como a imagem explica.
8023 |
Marcopolo Torino |
Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR023 | Volvo B58 | |
BV-3018 |
23/06/1988 |
Teve documentação baixada em 2003. |
AEZ-5618 |
Uma bela tomada da Praça Rui Barbosa com céu azul.
Vemos ao fundo a igreja ao lado da Santa Casa, hospital mais antigo de Curitiba, inaugurado ainda no século 19.
Em primeiro plano o 8023. Digo, a imagem está em baixa definição. Aparentemente é esse mas pode ser também o 8033.
8024 |
Marcopolo Torino |
Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR024 | Volvo B58 | |
BV 4256 |
23/06/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura de Campo do Tenente (PR). |
AEZ 5856 |
8025 |
Marcopolo Torino |
Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR025 | Volvo B58 | |
BV-3916 |
23/06/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura de Ivaiporã (PR). |
AEZ-5716 |
Infelizmente não existem fotos do 8024. Mas veja o que foi o 8025 ainda no transporte urbano regular.
Fazendo a linha Monte Castelo/Vila João 23, em Ivaiporã-PR, em 2011. Mantiveram as 4 portas, pertence a prefeitura de lá.
8026 |
Marcopolo Torino |
Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR026 | Volvo B58 | |
BV-3919 |
23/06/1988 |
Posteriormente atendeu o Projeto Mercadão Popular da Prefeitura Municipal de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009. |
AEZ-5619 |
Antes & Depois: a direita o 8026 zerado, sendo apresentado.
Ainda sem placas e, detalhe, repare nas flechinhas nas portas que indicavam entrada ou descida.
Nos anos 80 todos os busos de Curitiba tinham essa comunicação visual, sempre na mesma cor do veículo.
E agora, em duas tomadas, o destino dele. Como tantos outros, virou mercadão que percorria os bairros de periferia.
Como sabem, um projeto pra galera do subúrbio ter acesso a frutas e verduras frescas por preço subsidiado.
Ainda articulado porém eliminaram as duas portas do meio, mais próximas da sanfona.
Ficaram uma em cada ponta do veículo.
E pintaram as rodas de branco. Ele não mudou de dono, ainda é da prefeitura de Curitiba.
8027 |
MarcopoloTorino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Curitiba e Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR027 | Volvo B58 | |
BV-3026 |
23/06/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura de Cafezal do Sul (PR). |
AEY-8726 |
Eis o que chegou como 8027. Ao lado ainda no transporte urbano da capital.
Já sem as flechas que era o logotipo de um prefeito na lateral, e sem as flechas de entrada/saída nas portas. E renumerado FR027, esse manteve o sufixo ao passar pro alfa-numérico.
(Nota: originalmente as fotos estão em baixa resolução. Eu aumentei elas um pouco, tanto quanto foi possível.
Essa acima era uma das menores, assim foi uma das mais prejudicadas. Mas conseguimos ler claramente tanto o ‘FR027’ quanto o ‘Propriedade do Povo’).
Em seus últimos dias, sendo desmantelado no interior. Foi repintado pitoqueado da sanfona pra trás.
Antes de ser ‘devolvido a natureza’ com o mato tomando conta de tudo, ele serviu a prefeitura de Cafezal do Sul-PR. Dá pra ver que isso estava pintado na lateral.
8028 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR028 | Volvo B58 | |
BV-3026 |
23/06/1988 |
Teve documentação baixada em 2003. |
AEZ-4327 |
Mais uma vez na linha Santa Cândida/Capão Raso, o 8028.
Fotografado assim que chegou, ainda com as flechas emblema do grupo político ao lado do “Propriedade do Povo”.
Já a tomada da direita é um pouco posterior. Um observador atento percebeu:
O prefeito que veio a seguir retirou o símbolo de seu antecessor e adversário político, por motivos óbvios.
Agora na linha Pinheirinho. A placa ainda parece ser de 2 letras.
A esquerda o 8029, depois FR029. No letreiro ainda o nº 302, da linha Oficinas.
Clicado em Arapongas-PR, a serviço da prefeitura de Sabáudia.
(No detalhe essa logomarca e as chapas do veículo, a última versão com 3 letras.)
Pintado de branco, com listras verdes. Obviamente depois de ter deixado a ‘Frota Pública’ curitibana.
Ainda não achamos imagens do 8029. Segue sua ficha:
8029 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR029 | Volvo B58 | |
BV-3925 |
23/06/1988 |
Serviu a prefeitura de Sabáudia, no interior do Paraná.
|
AEZ-5625 |
8030 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR040 | Volvo B58 | |
BV-6925 |
13/07/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná (PR). |
AEY-8725 |
Quando veio a numeração alfa-numérica ele mudou de sufixo, se tornou o FR040.
Dando um pega no Centenário, Cajuru, na Zona Leste da capital.
Repassado a prefeitura de São Pedro do Paraná fez transporte urbano lá também.
Sequer tiraram o seu número e o ‘Urbs’ abaixo dele (abaixo).
Identificações que o veículo usava aqui em Curitiba, obviamente.
Apenas pintaram o nome da prefeitura local ao lado.
Como o 8027, esse aqui também foi flagrado em seus últimos dias. Está sendo depenado e desmanchado, retiram-lhes as peças pra usar em outros veículos.
Em duas imagens, de frente a direita e de costas a esquerda.
8031 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR041 | Volvo B58 | |
BV-6929 |
13/07/1988 |
Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Tomazina, interior do Paraná, onde opera até o momento. |
AEY-8729 |
Esse foi o 8031. Também mudou o sufixo ao passar pro alfa-numérico.
Pitoquearam o bichão e repassaram pra prefeitura de Tomazina-PR. Alias ficou estranho o corte, o eixo traseiro colado ao fim do veículo, não acham?
Mesmo no interior, mantiveram a identificação que ele usava na capital. Assim ele transportou os tomazinenses ainda com o ‘FRO41-Urbs’ na lataria.
8032 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor). |
FR042 | Volvo B58 | |
BV-6926 |
13/07/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. |
AFA-2526 |
8033 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor). |
FR043 | Volvo B58 | |
BV-6924 |
13/07/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR). |
AEZ-0624 |
Do 8032 não temos fotos. Em compensação daquele que originalmente foi o 8033 são várias.
Na mudança pro alfa-numérico ele mudou o sufixo, virou o FR043. E assim você vê ele na Avenida 7 de Setembro, já sem aquelas famosas flechas.
Se tornou interbairros antes de sair de Curitiba. E a seguir foi pra Ivaiporã, no interior do Paraná.
Pintado de vermelho, não se sabe se ainda aqui em Curitiba – depois da tentativa dos expressos serem laranjas, eles retomaram a cor original.
Incluso alguns ‘Frota Pública’ receberam a roupagem rubra em seus últimos tempos nesse modal.
Ou quem sabe a repintura já foi lá em Ivaiporã mesmo.
Provavelmente lá, posto que a frota da cidade (operada pela prefeitura) é nessa cor.
Veja vários ônibus não-articulados atrás do ex-Curitiba que vai puxando a fila.
No letreiro: “Transporte coletivo gratuito”. Na foto acima alguém censurou a placa. Mas nessa ao lado ela está visível, se você ampliar poderá ver que é branca de 3 letras.
8034 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor). |
FR044 | Volvo B58 | |
BV-6928 |
13/07/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Em 2007 está na SESA (secretaria de saúde) do Governo do Estado do Paraná. |
AEY-9028 |
Eis o que começo como 8034. Pintado de verde, pois operou como interbairros em seu último ciclo na Frota Pública.
Saiu do sistema de transporte mas permaneceu com a prefeitura. Depois subiu de esfera, foi repassado a esfera estadual. Aquele adesivo branco e azul acima da roda é o logo de uma gestão do governo do estado.
Apagaram o ‘Propriedade do Povo’ e a identificação. Mas ele ainda conserva o verde dos tempos de Frota Pública, e mesmo o letreiro.
8035 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR045 | Volvo B58 | |
BW-0349 |
12/08/1988 |
|
AEY-8749 |
8036 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR046 | Volvo B58 | |
BW-0346 |
12/08/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Campo do Tenente (PR). |
AEY-9646 |
O 8035 se foi sem deixar rastros. O 8036 era mais fotogênico.
Flagrado ao lado na Praça 19 de Dezembro (a “Praça do Homem Nu”).
Na linha 2013-Santa Cândida/Capão Raso.
Ao direita o bichão posou pra essa captura na garagem da Redentor
(Se repete o que ocorreu no 8027 mostrado acima. A resolução é bem baixa.
Mas ampliando e lendo com cuidado lemos ‘Propriedade do Povo’ e ‘FR046’).
ATUALIZAÇÃO (AGOSTO/16): Eis ele a venda em Londrina-PR. Por apenas 20 mil.
Confira o 8003, acima. Atualizado no mesmo dia. Está a venda por 32 mil.
O dono do ex-8003 diz que a documentação e o motor estão ok.
Esse, o ex-8036 (que é de mesmo ano, carroceria e chassi) está bem mais barato.
8037 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR047 | Volvo B58 | |
BW-0347 |
12/08/1988 |
|
AEY-9647 |
8038 |
Marcopolo Torino |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Água Verde). |
FR048 | Volvo B58 | |
BW-0344 |
12/08/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Santa Mariana (PR). |
AEY-1844 |
O 8037 preferiu não ser fotografado. Já o que começou como 8038 foi registrado em três fases diferentes.
Ainda laranja, como Expresso. Mas já sem a dita flecha.
E depois já verde, em seus dias como Interbairros.
Nas duas ele já estava renumerado FR048. Ou seja: mudou de sufixo.
Foi transferido pra prefeitura de Santa Mariana, no Norte do Paraná.
Abaixo sua derradeira foto, no final de 2015 no desmanche.
No detalhe a traseira, onde o ‘canibalismo’ – retirar peças de um veículo pra usar em outro – já estava mais avançado.
Ainda ostentava a cor verde e mesmo a linha ‘Interbairros 2’ no letreiro.
Indicando que essa foi a que ele puxou no seu último dia na capital.
Ainda não é nada. Eu já flagrei um ônibus com o letreiro escrito “Interbairros 2” na distante Costa Rica, em plena América Central.
…………..
Agora começa a derradeira série: 50 Ciferal Padrão Alvoradas.
Todos são Volvo – e, olhe, da época que Volvo era Volvo… .
8039 |
Ciferal Alvorada |
Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR030 | Volvo B58 | |
BV-6653 |
06/07/1988 |
|
AGB-0653 |
8040 |
Ciferal Alvorada |
Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR031 | Volvo B58 | |
BV-6690 |
06/07/1988 |
Serviu a prefeitura de Jaguariaíva (PR). Atualmente encontra-se em um desmanche nessa mesma cidade. |
AIO-4790 |
Do 8039 não há imagens disponíveis.
Eis aquele que foi o 8040.
Saiu na capa do jornal:
Em dia de greve de ônibus em Curitiba a PM escoltou alguns veículos.
Pra que eles pudessem circular sem incidentes.
E depois, a esquerda:
Operando escolar em Jaguariaíva, no Norte Pioneiro do Paraná.
Dá impressão de ter sido pitoqueado, mas não se pode ter 100% de certeza.
8041 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). Teve documentação baixada em 2003. |
FR032 | Volvo B58 | |
BV-6681 |
06/07/1988 |
|
AFX-8281 |
Como Osvaldo relatou, o 8041 virou o FR032, mudou de sufixo portanto.
Na nova numeração conseguimos achar ele em duas cores.
Ambas as imagens em terminais do Eixo Leste, fazendo a linha Centenário.
Primeiro ele sozinho. Ainda está alaranjado, como ele havia chegado 0km em 1988.
A seguir foi repintado de vermelho. Sendo ultrapassado por um Mafersa na mesma cor.
O Mafersa, notam, de tamanho normal que puxa a linha Oficinas.
8042 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR033 | Volvo B58 | |
BV-6651 |
06/07/1988 |
Atualmente atende a Polícia Militar do Paraná, batalhão em Curitiba. |
AFZ-9251 |
Veja o 8042. Em ação já renumerado FR033 na Praça Rui Barbosa. Como o autor informou, foto em 1998/99.
Pouco antes da implantação do bi-articulado, que nas Zonas Leste e Oeste foi em 2000.
Na verdade foi aí que os Eixos Leste e Oeste foram fundidos de fato, e viraram o “Eixo Leste/Oeste”, termo usado na imagem.
Até 1989 eles não tinham nenhuma integração, cada um servia sua região, as linhas terminavam no Centro.
Aí veio a linha Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, que por pouco mais de uma década era a que integrava esses eixos.
As demais linhas (802-Campo Comprido na Z/O e 302-Oficinas e 303-Centenário na Z/L) continuaram a finalizar no Centro.
É nessa última, a 303, que o busão foi fotografado. Esse terminal fica no populoso bairro do Cajuru, na Zona Leste como todos sabem.
A partir de 2000 com o bi-articulado o Eixo Leste-Oeste passou a ter apenas 2 linhas: a 303-Centenário/Campo Comprido e a C01-Pinhais/Rui Barbosa (nos horários de pico há linhas menores de reforço).
Quanto ao busão em si era laranja e com o prefixo 8042 quando chegou. Depois foi repintado de vermelho e virou FR033.
Na sequência também teve articulação decepada. E também vestiu farda:
Foi aí todo pintado de cinza-escuro. Pois pertenceu a Polícia Militar do Paraná, registrado operando aqui em Curitiba mesmo.
8043 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR034 | Volvo B58 | |
BV-6689 |
06/07/1988 |
Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR). |
AGA-5589 |
EXTRA! EX-FROTA PÚBLICA COM CHAPAS PADRÃO MERCO-SUL!! É MOLE OU QUER MAIS, POMBAS???
Não temos fotos do 8043 (depois FR034) como articulado na ativa, fazendo linhas urbanas em Curitiba.
Em compensação, são várias tomadas da fase dele pós-Frota Pública.
O mais incrível é que foi fabricado em 1988, esteve na ativa pelo menos até 2020 (quando atualizo a matéria).
São 32 anos de pista, e ainda contando. Chegando a receber inclusive o novo emplacamento padrão ‘Merco-Sul‘:
Aquele vigente atualmente, com 3 letras, 1 número, 1 letra e mais 2 números.
Como muitos outros, o 8043 também foi pra Defesa Civil. Sua base de operações era a capital do estado do Paraná.
Apareceu mais uma foto dele, depois que deixou o serviço público. Virou ‘casa-móvel’ (“motor-home“). Segue em Ctba., e com a mesma pintura (dir.).
Entretanto a placa agora é cinza, e não há mais as inscrições do ‘Corpo de Bombeiros’ e ‘Defesa Civil’.
Agora vem a bomba: veja a esquerda o mesmo bichão a serviço de um sindicato, em Minas Gerais, clicado quase na virada pra década de 20.
Mais precisamente em Betim, Zona Oeste da Grande Belo Horizonte, no 2º semestre de 2019.
Placa já no padrão Merco-Sul (você sabe, agora todos os veículos têm chapa com fundo branco. Isso não indica mais propriedade oficial como era antes.
Os veículos particulares [como esse] têm chapa branca com letras pretas.
Agora a frota pertencente ao governo, em todas as suas esferas, contam com idêntico fundo branco porém letras azuis. Como vê, não é o caso aqui.)
O ‘latão’ começou com chapa de 2 letras, em 1988. No começo da década de 90 foi trocado pra 3 letras, cumpriu esse ciclo do começo ao seu encerramento. E no fim da década de 10 recebeu a atual chapa Merco-Sul.
Um veículo, 3 emplacamentos. Caso raríssimo!
……….
Do 8044 ao 8047 não achei imagens. Seguem as fichas deles e do 8048, conforme Osvaldo levantou. Digo, acima há a foto de jornal do 8044 cruzando com o 8022. Não será preciso repetir.
8044 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba). |
FR035 | Volvo B58 | |
BV-6687 |
08/07/1988 |
Teve documentação baixada em 2006. Atualmente está em um desmanche em Ibiporã (PR). |
AFA-3287 |
8045 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba). |
FR036 | Volvo B58 | |
BV-6691 |
08/07/1988 |
Atualmente encontra-se em São Paulo (SP). |
AEY-2691 |
8046 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR037 | Volvo B58 | |
BV-6692 |
08/07/1988 |
Teve documentação baixada em 2004. Atualmente está em um desmanche em Curitiba (PR). |
AEW-9492 |
8047 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR038 | Volvo B58 | |
BV-6927 |
12/07/1988 |
Atendeu a Prefeitura Municipal de Mauá da Serra (PR). Atualmente está em Londrina (PR). |
AEX-7427 |
8048 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR039 | Volvo B58 | |
BV-6921 |
12/07/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, já com documentação baixada (2009), está em Curitiba. |
AEW-9521 |
Apareceu na internet o 8048.
Em matéria de jornal, novamente.
Só o ‘rabo’ do bichão. Melhor que nada, né?
Agora a ficha do 8049.
8049 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR049 | Volvo B58 | |
BV-9932 |
12/08/1988 |
Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná, onde opera até o momento. |
AGJ-3632 |
A direita ele ainda em Curitiba. Esteve operando na linha Vila Oficinas, no eixo Leste.
Virou o FR049 na alfa-numérica, portanto mantendo o sufixo.
Digo, ‘Oficinas’ foi seu último pega. No momento que foi fotografado já estava fora de serviço.
Pichado, num pátio do governo esperando ser repassado pro interior.
Ao lado, mantendo a cor rubra e as 4 portas, circula em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro Paranaense.
(Vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto.)
Cidade que conheço pessoalmente. De forma que eu já vi ao vivo os 3 Frota Pública que estão (ou ao menos estiveram) lá.
8050 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR050 | Volvo B58 | |
BV-9939 |
12/08/1988 |
Teve documentação baixada em 2004 e atualmente encontra-se em um desmanche em Curitiba (PR). |
AFX-2539 |
O 8050, parado (prov.) na garagem da viação Cristo Rei.
Que na época era no bairro de mesmo nome, entre as Zonas Leste e Central de Curitiba.
Hoje a CCD, sucessora da Cristo Rei, utiliza a garagem da antiga viação Carmo na Linha Verde, a ex-BR-116, no Parolin (Zona Central), junto com as viações Tamandaré e São José – sucessora da Carmo.
8051 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR051 | Volvo B58 | |
BV-9936 |
12/08/1988 |
Posteriormente foi repassado ao Governo do Estado e atende o Projeto Comboio Cultural. |
AEW-9736 |
8052 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR052 | Volvo B58 | |
BV-9935 |
12/08/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaí (PR). |
AEX-4435 |
8053 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR053 | Volvo B58 | |
BV-9934 |
12/08/1988 |
Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba. |
AEW-9534 |
Ao lado ele descansa em frente ao Terminal S. Cândida (Z/Norte) antes de zarpar pro Capão Raso (Z/Sul).
Permanece com tudo original: numeração de 4 dígitos – portanto ainda 8053 – e placa de 2 letras. Apenas a flecha na lataria já foi retirada – mas a flecha em laranja nas portas que indica ‘embarque/desembarque’ permanece.
O autor informa nos comentários, na alfa-numérica manteve o sufixo, se tornando o FR053.
A direita temos a prova: ele já renumerado FR053, e com placa de 3 letras. Teve o para-choques pintado de laranja e foi deslocado pro eixo Oeste. Tiraram também as flechas na porta.
Ao fundo o ex-8055, renumerado FR055, que passou pelas mesmas mudanças.
8054 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR054 | Volvo B58 | |
BV-9940 |
12/08/1988 |
Teve documentação baixada em 2008 e atualmente encontra-se em um desmanche em São José dos Pinhais (PR). |
AEZ-2740 |
Essa eu descobri num vídeo sobre ônibus antigos de Curitiba:
O 8054 já renumerado FR054 – sufixo mantido – na Av. João Gualberto (prov.), ao lado. Puxando a “203-Sta. Cândida/Capão Raso“.
Depois de sair do transporte urbano foi repassado a Universidade Federal do Paraná (‘UFPR’).
A definição é boa, conseguimos ler claramente a sua placa ‘AEZ-2740’.
Repintado de branco, a serviço da UFPR nessa nova fase. O letreiro ainda conserva a linha “Inter-Bairros 5“, no entanto.
8055 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR055 | Volvo B58 | |
BV-9937 |
12/08/1988 |
Teve documentação baixada em 2003. |
AEZ-4237 |
Garagem da Glória (bairro da Boa Vista, Zona Norte de Curitiba), 1995:
Os que originalmente eram o 8055 e 8058 mantiveram os prefixos, na alfa-numérica se tornaram o FR055 e FR058.
Cumpriam igualmente a linha 203-Sta. Cândida/Capão Raso. A frente mais um Ciferal frota pública não-identificado. Note como a característica desse leva era ter a porta traseira na traseira mesmo, junto ao vidro e faróis do fundo do veículo.
8056 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). |
FR056 | Volvo B58 | |
BW-0840 |
12/08/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. |
AEY-3240 |
O 8056 em ação, no ano de 1990. Ainda com numeração e placa originais, de 2 letras (destacada).
Na linha 202-Boa Vista, acaba de deixar o Terminal do Cabral rumo ao Centro.
Esse é o ‘antes’, no serviço regular. A direita o ‘depois’.
Ainda servindo a prefeitura de Curitiba, mas agora como quitanda-móvel.
Mantiveram a articulação, mas retiraram duas das portas.
Exatamente como os outros que tiveram o mesmo destino.
8057 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR057 | Volvo B58 | |
BV-9938 |
12/08/1988 |
Atualmente atende a Defesa Civil de Londrina (PR). |
AEW-9538 |
Terminal Campo Comprido em 1999, meses antes da implantação do bi-articulado no Eixo Oeste.
O veículo mais ao fundo é articulado ‘Frota Pública’, o FR057 – que começou como 8057.
O Alimentador que diz ‘Ferraria’ vai pro vizinho município de Campo Largo:
A integração com a região metropolitana, implantada nos anos 90, certamente é o ponto forte do transporte curitibano.
E a direita o ex-articulado que um dia foi o 8057. Encurtado pra tamanho normal, rodas laranjas, rodo-ar. Na defesa civil de Londrina.
…………
Já vimos acima o 8058, renumerado FR058 (ao lado do FR055).
8058 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). |
FR058 | Volvo B58 | |
BW-0843 |
12/08/1988 |
|
AEW-9543 |
8059 |
Ciferal Alvorada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR059 | Volvo B58 | |
BW-2686 |
25/08/1988 |
Teve documentação baixada em 2009. |
AIO-9586 |
Foto de 1991: o 8059 se prepara pra ultrapassar um ônibus ‘pitoco‘ (não-articulado) vermelho.
Ambos acabam de deixar o Terminal Campina do Siqueira visto ao fundo.
O vermelho é Urbanus Busscar, que irá cruzar o Centro rumo ao Capão da Imbuia, na Zona Leste – por isso é operado pela viação Cristo Rei;
O articulado laranja ‘frota pública’ da Urbs está vindo de mais longe, do Campo Comprido – em compensação encerra a viagem no Centro.
(Nas numeração de 4 dígitos, que foi usaada de 1987 a 1992, a primeira letra é a categoria: ‘6’ é Expresso, e ‘8’ são os articulados [que no início eram sempre Expressos, de qualquer forma];
Quanto ao segundo dígito, ‘4’ é da Cristo Rei e o ‘0’ ficou pra Urbs, os ônibus de propriedade estatal).
8060 |
Ciferal Alvorada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR060 | Volvo B58 | |
BW-2670 |
25/08/1988 |
Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba. |
ACL-2170 |
O 8060 manteve o sufixo numérico ao ganhar as letras ‘FR‘. Na linha Campo Comprido pela agora extinta A. V. Curitiba.
………..
Do 8061 não há registros:
8061 |
Ciferal Alvorada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR061 | Volvo B58 | |
BW-2678 |
12/08/1988 |
|
AIO-9678 |
Na sequência o 8062.
8062 |
Ciferal Alvorada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR062 | Volvo B58 | |
BW-2671 |
25/08/1988 |
Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba. |
AIO-8971 |
Surgiu como 8062, renumerado FR062 (manteve o sufixo).
Já sem a flecha foi registrado (esq.) na Praça Rui Barbosa.
No ponto final da linha Campo Comprido (Z/Oeste). E com rodo-ar.
Ao lado, o mesmo carro. Na prefeitura de Marilândia do Sul-PR.
Tiraram o rodo-ar… Mas permanece articulado.
Seguimos, achamos uma foto do que vem a seguir.
8063 |
Ciferal Alvorada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR063 | Volvo B58 | |
BW-2663 |
25/08/1988 |
|
AIO-9063 |
Eis o que no início era 8063. Aqui já foi como renumerado FR063.
Fotografado na Zona Oeste da cidade, no bairro Mossunguê ou Campo Comprido.
Essa é a região que alguns preferem chamar de “Ecoville”, farei matéria sobre ela em breve.
Seja como queiram chamar, essa parte da cidade se adensou e verticalizou recentemente, a partir dos anos 90.
Até então ainda haviam grandes terrenos e até mesmo algumas chácaras por ali.
Do 8064 ainda não há imagens.
8064 |
Ciferal Alvorvada |
Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR064 | Volvo B58 | |
BW-2679 |
25/08/1988 |
Atualmente ainda pertence a Prefeitura de Curitiba, no projeto Farol do Saber. |
AIO-9079 |
Vários que conseguimos fotos.
8065 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR065 | Volvo B58 | |
BW-2681 |
25/08/1988 |
Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba. |
AEY-8781 |
Ao lado o exato momento, em 2003, em que estavam ‘pitoqueando’ o bichão.
De articulado acabou virando ônibus comum, sem sanfona.
A reforma foi profunda. Pintado também de laranja mas num outro tom, totalmente adaptado com janelas retiradas, etc.
Natural, pois seu uso agora é completamente distinto.
O 8065 (depois FR065) é mais um entre tantos que virou bombeiro.
Se serve de consolo, os faróis traseiros foram mantidos originais, quadradinhos alinhados verticalmente.
Nesse pequeno detalhe não houve transgenia. Os Monoblocos não têm a mesma sorte . . .
8066 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR066 | Volvo B58 | |
BW-2684 |
25/08/1988 |
Atende a Polícia Militar do Paraná. |
AFA-9884 |
Esse era o 8066. Na alfa-numérico manteve o número de origem, virou FR066.
A esquerda na ativa. Repete-se tudo o que já foi dito no 8042/FR033.
Até porque foram fotografados no exato mesmo local:
O ponto final central da linha 303-Centenário, a Praça Rui Barbosa.
Até 2000 era assim – quando veio o biarticulado a linha foi unificada com a 802-Campoi Comprido.
Sendo agora a 303-Centenário/Campo Comprido, cortando Curitiba inteirinha, de leste a oeste.
Depois de sair do serviço regular igualmente teve o mesmo destino, deceparam a articulação e foi repassado a Polícia Militar do Paraná (dir.).
8067 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR067 | Volvo B58 | |
BW-2664 |
25/08/1988 |
Atendeu a Polícia Militar do Paraná e teve documentação baixada em 2008. |
AEY-8764 |
Veja ele na garagem da Redentor, na imagem a esquerda:
Já como FR067 (sufixo mantido) e sem a flecha na lataria que tinha no início. E também sem as flechas nas portas.
Ainda no sistema de transporte curitibano.
8068 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR068 | Volvo B58 | |
BW-2688 |
25/08/1988 |
Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR). |
AGO-8588 |
Sabemos que é ele porque esse foi o único Ciferal que foi pra essa cidade.
Ivaiporã adquiriu vários Marcopolos, já vimos suas imagens acima. Mas Ciferal Alvorada somente esse aqui, enfatizando novamente.
8069 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR069 | Volvo B58 | |
BW-2667 |
25/08/1988 |
Foi transferido pra outra secretaria da Prefeitura de Curitiba. |
AFA-5067 |
Numa revenda em Campo Largo, na Grande Curitiba, alguém registrou em 2003 os últimos momentos do FR069 na sua configuração original, laranja.
Os anúncios chamam a atenção: primeiro o logotipo da prefeitura, escrito “Curitiba 2000”. E no vidro traseiro propaganda de uma rede de supeercados.
Curioso, porque até a chegada da ‘Frota Pública’ Curitiba não tinha publicidade no transporte coletivo, e depois que esses articulados saíram de circulação voltou a ser proibido.
Como a foto acima mostra, ele encerrou as operações na capital na cor dos Expressos. Somente após chegar ao interior foi pintado de verde.
O registro deixa claro, esse veículo nunca foi Inter-Bairros. Saiu de Curitiba como havia chegado, enfatizo novamente.
Virou sucata: após servir a prefeitura de Cidade Gaúcha-PR foi flagrado sendo desmontado (a direita).
8070 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR070 | Volvo B58 | |
BW-3476 |
31/08/1988 |
Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 18/06/1998. |
AEZ-4276 |
Olha o 8070 pegando gente na Praça do Japão.
Rumando pro Terminal da Cidade Industrial – CIC.
Durante um tempo o eixo Sul teve 4 terminais:
Portão, Capão Raso, Pinheirinho e CIC.
Todos eram servidos por linhas de expresso.
Como já dito, quando da implantação do bi-articulado, decidiram que não era necessário estender essa melhoria ao Terminal CIC, contemplando só os 3 primeiros.
O CIC é atendido por ligeirinhos, interbairros e alimentadores (vários deles pra outros terminais mais centrais como C. Raso).
O que torna essa imagem ainda mais rara.
Agora o mesmo veículo agindo como ‘Bazar dos Importados’, outro serviço da prefeitura municipal.
Ainda articulado, porém eliminaram as 2 portas do meio.
8071 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Norte Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde). |
FR071 | Volvo B58 | |
BW-3479 |
31/08/1988 |
Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná. |
AFA-3279 |
Do que foi o 8071 temos 4 fotos:
Ao lado ainda com esse número, na Praça Rui Barbosa. Puxando a linha Pinheirinho.
Ou seja, obviamente uma linha de Expresso, como notam.
A direita sem as flechas símbolo do prefeito que encomendou o veículo, e renumerado FR071 (manteve o prefixo).
Fazendo a linha Inter-Bairros 5. Ainda na cor laranja.
Isso se chama “tabela trocada“, quando um ‘carro’ pintado pra uma categoria de linha faz outra.
Repare na placa do itinerário atrás da porta, é verde.
A esquerda na garagem da Redentor, que na época ficava ao lado do Terminal Capão Raso.
No letreiro a linha ‘CIC’, de Expresso portanto (extinta em 1995 com a inauguração do Ligeirão).
…………..
Depois oficializaram a troca. Foi pintado de verde pra ficar em definitivo na categoria Interbairros, em seus últimos tempos aqui em Curitiba.
Nessa cor foi repassado pra cidade de Siqueira Campos (ao lado).
Que retirou a identificação usada aqui. E pintou o nome de sua própria cidade, vemos nessa última tomada.
De resto foi mantido tudo no original: a pintura esmeralda, e ainda é articulado com 4 portas.
8072 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR072 | Volvo B58 | |
BW-3478 |
31/08/1988 |
Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba. |
AFA-6378 |
Começou no Eixo Sul pela Redentor, numerado 8072, repetindo o que já foi dito acima.
Depois se tornou o FR072, mantendo assim o mesmo sufixo.
Na imagem parece estar ainda na Zona Sul, na linha 503-Pinheirinho. Depois seria deslocado pra Zona Oeste.
8073 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR073 | Volvo B58 | |
BW-3477 |
31/08/1988 |
Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba. |
AFN-7477 |
Taí o que começou sua vida como 8073. Mesmo caso de outros já fotografados acima:
Encurtado pra tamanho normal. Rodas laranjas, rodo-ar.
Na defesa civil. Esse esteve assignado pra cidade de Cascavel, no Oeste do PR, de onde saíram essas imagens.
A esquerda como posto volante de vacinação, ajudando o “Zé Gotinha”.
E a direita o veículo de lado pra conferirem a pintura.
Atualização (maio.18): conseguimos mais uma imagem dele.
Depois de aposentado do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil) passou pra prefeitura de Cascavel.
Foi pintado de branco, só ficou a ‘máscara’ laranja, além das rodas.
Seguem mais fichas. O 8074 e 8075 encerraram suas atividades sem serem fotografados.
8074 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR074 | Volvo B58 | |
BW 5640 |
19/09/1988 |
Atualmente pertence a outra secretaria da prefeitura de Curitiba. |
AFA 2240 |
8075 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR075 | Volvo B58 | |
BW-5645 |
19/09/1988 |
Atualmente está em desmanche em Curitiba. |
AEZ-5745 |
8076 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR076 | Volvo B58 | |
BW-5643 |
19/09/1988 |
Atendeu Projeto Mercadão Popular. Atualmente está em São José dos Pinhais (PR). |
AFA-3343 |
Do 8076/FR076 achamos duas tomadas. Viram seus dados técnicos acima. E ao lado eis o bichão.
Atualização: eu havia escrito “Já na fase final de sua existência, como Mercadão da Família Volante. Pintado com faixa azul.” Porque imaginei que ele estava perto do desmanche.
Não foi o caso. Ele saiu do serviço público, deixou de ser mercadão popular.
Mas ainda teve mais um ciclo. A direita ele no interior do Rio Grande do Sul, rendendo mais um caldo.
O autor até informou a chapa, mas esta está fisicamente ausente do veículo.
8077 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR077 | Volvo B58 | |
BW-5642 |
19/09/1988 |
Atualmente está em desmanche em Curitiba. |
AJN-1742 |
8078 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR078 | Volvo B58 | |
BW-5638 |
19/09/1988 |
Posteriormente passou ao Projeto Linha da Economia da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009. Atualmente está em desmanche em Curitiba. |
AEN-5738 |
Vamos pra ficha do 8079. Desse há fotos.
8079 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). |
FR079 | Volvo B58 | |
BW-5641 |
19/09/1988 |
Atualmente está com a Prefeitura Municipal de Bandeirantes (PR). |
AEA-9141 |
Ainda como 8079, na linha 503-Boqueirão.
Repare a esquerda, ao fundo: Um Monobloco intermunicipal da Viação São José dos Pinhais (aqui uma foto melhor dele, em preto-&-branco).
Clique na nas ligações pra ver como era essa pintura, e todas as do sistema metropolitano, antes e depois da padronização ocorrida nos anos 90.
Voltamos a falar do sanfonado em primeiro plano. Agora o mesmo ‘carro’ na cidade de Bandeirantes, também Norte Pioneiro do PR.
Ainda articulado.
Eliminaram duas portas. Nesse caso foi mantida a atrás da sanfona.
Eliminaram a dos fundos e a entre-eixos.
Lá no interior ele teve pelo menos 2 pinturas. Ao lado uma que é inspirada no padrão atualmente vigente em Campinas-SP.
Alias nessa outra matéria, numa atualização de dezembro/15, eu adicionei um busão de Campinas nos anos 80, e também é um Ciferal Padrão Alvorada. Só que não é articulado.
8080 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR080 | Volvo B58 | |
BW-5639 |
19/09/1988 |
Atendeu a Polícia Civil do Paraná. Atualmente está em Nova Andradina (MS). |
AIO-5439 |
8081 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR081 | Volvo B58 | |
BW-5637 |
19/09/1988 |
Atendeu a Polícia Civil/PR. Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná. |
AIO-4237 |
O 8080 não foi registrado. Vamos ver três ciclos do 8081.
Primeiro, ele ainda na ativa, renumerado FR8081, ao lado do FR002 (ex-8002).
Ambos já com chapa de 3 letras, e fazendo a linha 303-Centenário/Rui Barbosa, da Zona Leste.
Após sair do transporte coletivo foi repassado a polícia civil.
Pintado de preto, como convém as forças de segurança. Tem até giroflex!
Depois disso ele foi pra Siqueira Campos. Mais um.
Mantido como articulado, e com 4 portas (vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto).
Repintado de laranja, como ele havia saído de fábrica.
Rodas no mesmo tom. Eu já vi esse ônibus com meus próprios olhos lá em Siqueira.
8082 |
Ciferal Alvorada |
Inicialmente operou no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). |
FR082 | Volvo B58 | |
BX-0229 |
30/09/1988 |
Atendeu o Corpo de Bombeiros do Paraná. |
AFY-3329 |
Eis o que fora o articulado 8082.
Foi pitoqueado, amputaram da articulação pra trás.
Repare bem que no letreiro ainda está o código 020.
Sinal que a última linha que ele puxou em Curitiba foi a Interbairros 2.
8083 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como interbairros. |
FR083 | Volvo B58 | |
BX-0230 |
30/09/1988 |
Teve documentação baixada em 2010. |
AEY-8530 |
O articulado que recebeu o número 8083 começou Expresso, na cor laranja – como todos os outros.
Na sequência renumerado FR083 (mesmo sufixo) e pintado de verde, foi remanejado pra Interbairros.
Ao lado em 1991 no Terminal do Cabral, Zona Norte, fazendo a linha Inter-Bairros 2.
Atrás vem um Amélia na linha Solar, que hoje é feita por ‘micrões’.
O começo dos anos 90 foi alias a última vez que a Glória comprou ônibus da Caio (com exceção dos bi-articulados de 2006 – vários deles ainda circulam em 2023, 17 anos depois!!!) .
Voltando ao articulado, a direita ele já não opera mais, veja que apagaram a identificação e o ‘Cidade de Curitiba‘.
8084 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). |
FR084 | Volvo B58 | |
BX-0285 |
30/09/1988 |
Após sair do sistema foi repassado a outras secretarias da prefeitura, onde operou projetos de educação ambiental. |
AEW-9485 |
Vejam o antigo 8084. Na mudança pro alfa-numérico manteve o sufixo 84.
Aqui em ação nas linhas regulares. No Eixo Norte. Ainda de laranja, como ele chegou ao sistema.
Em sentido contrário vem o Torino vermelho (também articulado) da Glória fazendo a linha 202-Boa Vista/Pç. Rui Barbosa. E atrás desse último mais um Ciferal frota pública alaranjado.
Foto batida na divisa do Juvevê e Alto da Glória, entre as Zonas Norte e Central.
Se a câmera estivesse virada um pouco mais a esquerda veríamos o Mercadorama que há ali, há muitas décadas e até hoje.
(Atualização: em dezembro de 17 o Mercadorama deixou de existir, virou ‘Wal-Mart’.)
Voltando a falar especificamente do que foi o 8084, vejamos o ciclo posterior dele, após deixar o transporte urbano de passageiros foi repintado em azul, ainda pertence a prefeitura.
8085 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). |
FR085 | Volvo B58 | |
BX-0251 |
30/09/1988 |
Atende atualmente a Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul (PR). |
AEW-9451 |
O 8085 foi registrado em 3 ciclos diferentes. Nesse caso excepcionalmente irei mostrar fora da ordem cronológica.
Ao lado seu último ciclo a serviço da prefeitura de Marilândia do Sul-PR.
Aqui eles acrescentaram o rodo-ar (quem sabe retirado do ex-8062, que também foi pra essa cidade como visto acima).
Em compensação, foi amputado em duas partes: como em vários outros tiraram a parte posterior a sanfona pra se tornar ônibus de tamanho normal.
Nesse há mais um detalhe. O Alvorada tem como marca registrada o letreiro saliente, pra cima do veículo.
(Como o Veneza ‘1’ antes dele, e como o Thamco Águia e Torino ‘2’ que lhe são contemporâneos.)
Nesse ‘carro’ não mais, resultando que o para-brisas vai até o teto.
Isto posto, acima o mesmo ônibus em ação pela ‘Frota Pública‘. No alfa-numérico se tornou o FR085, sufixo mantido.
Ao lado depois de encerrar as atividades no transporte curitibano, mas ainda com a cor e configurações originais.
Veja que está escrito o nome nome dos fabricantes, ‘Ciferal’ e ‘Volvo’ logo abaixo do vidro, a esquerda e direita respectivamente. Em prateado, como veio de fábrica.
Agora olhe o FR086 abaixo (cuja ficha técnica virána sequência).
O ônibus foi pintado de vermelho. As marquinhas Ciferal e Volvo foram pintadas junto, no embalo.
Repare que elas ainda estão ali, mas não mais prateadas.
Encerrada a experiência dos Expressos serem alaranjados eles voltaram a ser vermelhos.
Incluso vários da Frota Pública ainda receberam essa demão rubra. Esse aqui foi um deles.
Que anteriormente fora o 8086, manteve o sufixo na renumeração.
As vezes, por conta da iluminação, ficamos na dúvida se um desses Expressos está laranja ou vermelho.
Por exemplo na imagem acima. Então anexo ao lado uma foto dele de costas. Agora não resta qualquer polêmica.
Foi mesmo repintado. Seguem os dados técnicos do bichão:
8086 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei) |
FR086 | Volvo B58 | |
BX-0238 |
30/09/1988 |
|
AEW-9738 |
Pra gente fechar esse tópico: ambos o FR085 e o FR086 fazem a linha 302-Camp. do Siqueira/Capão da Imbuia, que integrava os eixos Oeste e Leste.
Faltam só dois, e ambos viraram sacolão ao deixar a rede de transportes.
8087 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR087 | Volvo B58 | |
BX-0237 |
30/09/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009. |
AEX-7437 |
Esse ao lado era o 8087, depois foi renumerado FR087.
Mais um que manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérico.
E por fim mercadão.
Perdeu as portas do meio.
8088 |
Ciferal Alvorada |
Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz). |
FR088 | Volvo B58 | |
BX-0287 |
30/09/1988 |
Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. |
AEW-9487 |
Inicialmente o 8088, o último adquirido pela Frota Pública.
Depois FR088, manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérica. Ao passar pro varejão tiraram as portas do meio.
……………….
É isso aí, rapaziada. Do 1 ao 88, a Frota Pública curitibana foi assim.
A FROTA PÚBLICA VOLTOU
Atualização de novembro.16. Depois da virada do milênio aconteceu um fenômeno interessante em Curitiba:
Voltaram a existir ônibus com chapa branca, de propriedade estatal – conforme já havia sido mostrado nessa mensagem. São os chamados ‘VD’s’. A esquerda estão o VD992 e o 975.
Explico: por lei, após 10 anos de uso os bi-articulados passam automaticamente a ser patrimônio da prefeitura.
Por isso receberam placas alvas, e o prefixo ‘VD’. A primeira letra indica a viação. ‘V’ não era usado por nenhuma empresa, assim a Urbs pegou pra ela.
Os busos pertencem a prefeitura, mas continuam a ser operados pelas viações privadas. Veja como o sítio que publicou a imagem identificou a propriedade: “Urbs/E. Azul”. Na mosca!
Que Deus Ilumine a todos.
“Deus proverá”
Sabe dizer se em algum momento, nem que tenha sido apenas para testes, Curitiba teve nas ruas ônibus elétricos do tipo Trolébus ? Daqueles com cabos ?
CurtirCurtir
Curitiba nunca teve tróleibus, meu amigo, nem mesmo pra testes. Listo abaixo as cidades que têm ou tiveram tróleibus no Brasil.
Ainda em operação (2019) são 3 sistemas: duas redes na Grande São Paulo, uma municipal inaugurada em 1949 e outra metropolitana que começou em 1988. E ainda outra em Santos, no litoral do mesmo estado obviamente, que iniciou as atividades em 1963 (hoje há apenas uma linha, a 20 que liga o Centro a orla).
Tiveram tróleibus no Brasil, mas não mais (por ordem decrescente de desativação do sistema):
– Recife-PE (1960-2001);
– Araraquara-SP, essa chegou nos anos 70 e 80 a uma marca histórica, 100% da frota era tróleibus, simplesmente não haviam ônibus a dísel. Lá a rede de tróleis funcionou de 1958 a 1999. Em 2000 foi re-ativada mas também em 2001 desmantelada em definitivo;
– Ribeirão Preto-SP (1980-1999);
– Rio Claro-SP (1986-1993);
– Fortaleza-CE (1967-1972)
– Rio de Janeiro (1962-1971);
– Belo Horizonte-MG (1953-1969);
– Porto Alegre-RS (1963-1969);
– Salvador-BA (1959-1968);
– Niterói-RJ (1953-1967);
– Campos-RJ (1957-1967).
Se o assunto te interessar, eis as matérias que já escrevi sobre o tema:
– “Boca Loca”, “Trovão Azul” e outros: os Tróleibus no Brasil.
– os tróleibus americanos, de Valparaíso a Vancuver.
– ‘Leste’, ‘Norte’, ‘Oeste’, ‘Sul’ e ‘Boqueirão’: ônibus de Curitiba, anos 80.
– ‘Saia-&-Blusa’: os ônibus paulistanos (1978-1991).
https://omensageiro77.wordpress.com/2015/04/20/saia-blusa-onibus-paulistanos-1978-1991/
– SP: a Revolução no Transporte.
– Baixada Multi-Modal: bonde moderníssimo (VLT), bonde antigo, ônibus elétricos e a dísel, micros brancos e vans que sobem os morros (sobre Santos e região).
– “Festa no Morro”??? A, esses ônibus recifenses (falo de todos os modais que já existiram na capital pernambucana).
Abraços, Deus Ilumine sua Caminhada.
CurtirCurtir
Que legal,andei muito nesses ônibus,legal mesmo….
CurtirCurtir
Obrigado por compartilhar a lembrança, amigo.
CurtirCurtir