Antes & Depois: Frota Pública de Curitiba

O 8003 da Frota Pública. Antes . . .

INTEGRA A “ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO

Publicado nessa página em 30 de maio de 2015

Vou reproduzir aqui levantamento do busólogo curitibano Osvaldo Teodoro Born, publicado na sua página na internet (já extinta).

Minha colaboração foi buscar outras fotos pela internet, pra ilustrar ainda mais a matéria. Portanto além dessa fonte as demais imagens foram baixadas de outros sítios, créditos mantidos sempre que impressos nas mesmas.

. . . e o mesmo veículo depois.

Como já foi falado, em 1987 a prefeitura de de Curitiba instituiu a ‘Frota Pública‘.

Foi quando através da Urbs comprou grande leva de articulados.

Osvaldo elaborou uma radiografia completa da Frota Pública curitibana.

Todos os 88 articulados. Foram catalogados minuciosamente:

ctba alimentador chapa anos 90 laranja buso urbs frota pública terminal boqueirão parigot souza caio amélia scania eixo artic

O 8007, renumerado FR006. Antes . . .

Que dia chegaram, que marca eram, onde operaram, e o destino deles após sair do sistema. Com muitas fotos.

………..

Então vamos mostrar o maior número possível dos 88 busos, todas as imagens que estiverem disponíveis.

. . . e o mesmo ônibus depois, amputado da articulação pra trás.

Sempre que possível retratando o ‘Antes e o Depois’, ou seja, as muitas fases que cada veículo teve.

A tabela em azul foi feita pelo Osvaldo. Eu, O Mensageiro,  acrescentarei em preto alguns comentários ao lado das tomadas.

Ressaltando o que ele já descreveu no corpo principal e dando novas informações.

………….

O 8026 quando chegou, ainda sem placas.

Detalhe importante: em 1987 foi estreada a numeração de 4 dígitos. Em 1992 a alfa-numérica. Isso eu já expliquei com detalhes nessa postagem.

Aqui quero chamar a atenção pra um ponto: nem sempre os ‘carros’ têm o mesmo sufixo nos dois sistema de numeração.

Algumas vezes se manteve, o 8001 virou FR001, o 8029 FR029, e o 8058, FR058.

Ainda assim, repito, nem sempre: o 8004 se tornou o FR009, o 8031 virou o FR0041.

No fim de seu ciclo, adaptado pra Mercadão volante. Esse se manteve articulado, mas eliminaram as portas do meio.

Dando apenas alguns exemplos aleatórios. Portanto não estranhe se eu citar um sufixo de 4 dígitos e você ver outro no alfa-numérico na imagem.

Outro detalhe. Geralmente eu encubro a placa dos veículos que publico, como faz o ‘Google’ Mapas.

Porém nesse caso eu as mantive visíveis, exatamente pra que comprovem que é o mesmo veículo em configurações distintas. Clique sobre as imagens que elas se ampliam.

………….

mercadao

Vários ex-Frota Pública viraram Mercadões Populares volantes. Não sei qual era o n° desse ‘carro’ quando ele fazia linha regular.

Quando Osvaldo escrever ‘atualmente’, tenha em mente que ele produziu esse levantamento em 2010.

Portanto no momento que você lê isso pode ser que o veículo esteja em outras paragens ou mesmo no ferro-velho, virando sucata esperando ser prensado e reciclado se é que já não foi.

A Frota Pública chegou laranja, na ocasião fez-se uma experiência dos Expressos serem dessa cor, incluindo os da viações particulares.

Não deu certo, voltou pro vermelho, incluso alguns foram repintados pra escarlate em seus últimos anos nesse modal.

Todos os veículos da ‘Frota Pública’ permaneceram públicos no primeiro e também segundo ciclo de sua existência.

canaleta

A direita vemos um articulado da Frota Pública. Aparenta ser o 8061, mas é só um palpite pois não dá pra ler o nº. Essa foto é interessante pois mostra também vindo em sentido contrário um Haragano e um Gabriela Expresso. Esse último tem a placa no alto – como no Sudeste – e a linha é “C. Industrial“. Hoje o Terminal CIC não é mais servido por Expressos.

Após saírem das mãos da prefeitura de Curitiba foram repassados a outros órgãos da administração pública.

Alguns foram  pra prefeituras do interior, e houve até os que subiram de esfera e se transferiram pro governo do estado, um deles se tornou mesmo federal.

Foram estatais por muito tempo, fazendo linha normal aqui em Curitiba e depois em diversos usos Paraná afora.  Por isso eles têm chapa branca.

No começo 2 letras, depois 3, brancas por muito tempo. Mas já no fim de suas vidas alguns foram vendidos a particulares, e assim ostentam chapa cinza.

Na tabela abaixo as colunas mostram nesse formato:

Numeração original no sistema de Curitiba Carroceria Que linhas serviu em Curitiba (e por quais viações)
2ª numeração no sistema de Curitiba, alfa-numérica Chassi e motor
Placa original de 2 letras Data de entrada no sistema  Seu destino após sair da Frota Pública
Re-emplacamento com 3 letras

Vamo que vamo. Fala aí, amigo. Como surgiram, e o que aconteceu a cada um dos 88 articulados?

8001 Caio Amélia Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).
FR001 Scania S112
BS-2339 28/10/1987 Atualmente o veículo transporta trabalhadores rurais no município de Bandeirantes (PR).
AEA-9139

Nunca operou a linha Pinheirinho.

1987: eis a estreia da Frota Pública. O Caio Amélia Scania é apresentado. Com a porta atrás do eixo.

Em seu número original, 8001, esse veículo inaugurou também o sistema de numeração de 4 dígitos.

Ainda sem placas e com a flecha dupla que era o símbolo do grupo político que estava no poder (até a Constituição de 1988 isso era permitido).

Está escrito ‘Pinheirinho’ porque veio também essa opção no letreiro mas ele jamais puxou essa linha, veja que está vazio, rodando em testes. Ficou sob a guarda da Viação Carmo, operou a princípio na linha de expresso Boqueirão, também na Zona Sul.

rui barbosa

Na linha Boqueirão – essa sim foi a que esse articulado puxou enquanto foi Expresso.

Assim que mudou a gestão a flecha foi retirada pelo sucessor, por motivos óbvios.

Já dessa forma vemos ele a direita em foto na Praça Rui Barbosaque na época tinha um mini-terminal exclusivo pro eixo Boqueirão devido a grande demanda.

Ou seja, as pessoas pagavam antes de embarcar, quando o veículo encostava era só entrar. Depois que o Boqueirão virou Ligeirão em 1991, o eixo Leste herdou esse mini-terminal até que ele também virou Ligeirão em 2000.

Depois de Expresso o 8001 terminou sua participação no sistema como Interbairros.

8002

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR002 Volvo B58 – Câmbio automático
BS-9569 28/10/1987 Atualmente atende o Museu do Lixo em Curitiba (PR).
AIO-4069

ctba expresso artic sem chapa placa anos 80 laranja buso urbs frota pública caio amélia volvo bigorrilho prédioOutubro ou novembro de 1987:

O articulado que depois seria o 8002 acaba de chegar.

Ainda está sem número e sem placas.

Roda em testes no Bigorrilho, Zona Oeste.FR002

Tinha câmbio automático.

Também começou na linha Boqueirão. 

No letreiro, “Caio Volvo”. O único nessa configuração.

Foram 12 Caio, sendo 11 Scania.

Foram 77 Volvo: 1 Caio (somente esse), 26 Marcopolo e 50 Ciferal.

Depois ele fez a migração para os eixos Leste e Oeste.

A esquerda descansando, mas no letreiro menor o código 303, da linha Centenário (Z/L).

E a direita cumprindo essa mesma linha. Abaixo na 802-Campo Comprido (Z/O).

Algumas imagens estão em baixa definição. Publiquei as melhores que pude achar.

Como explicarei melhor abaixo, antes do bi-articulado essas eram linhas distintas, ambas terminavam na Praça Rui Barbosa.

Pra integrar os eixos era preciso baldear pra Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, mais curta.

Nas fotos, já re-numerado FR002, sem a flecha lateral mas ainda com placa de 2 letras.

Mais pra baixo na página, veremos uma foto dele com chapa de 3 letras, ao lado do FR081 (ex-8081).

8003

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo), posteriormente no eixo Leste-Oeste (cor original e vermelho posteriormente) e também como Interbairros (na cor verde).

FR-003 Volvo B58 – Câmbio automático
BS-6598 28/10/1987 Em 2010 encontra-se com o Exército Brasileiro – Base do Bachacheri em Curitiba (PR) onde faz transporte da tropa.
AEK-8198

Esse está bem documentado, são várias fotos. A esquerda ainda sem placas, esse com flecha atrás do ‘Propriedade do Povo’  e numeração original.

Na linha  Boqueirão do expresso, cujo ponto final era na Rui Barbosa antes do bi-articulado.

A direita idem. A única diferença é que já está emplacado.8003 [1]

Quem subiu essa foto pra rede optou por censurar a placa inserindo uma tarja branca, mas ela está lá.

Observe abaixo que agora sim houveram algumas mudanças:

Ao ganhar a numeração alfa-numérica a flecha se foi e ele migrou pro eixo Leste-Oeste.

Fazendo a linha C. Siqueira/C. Imbuia, que integrava a Z/O a Z/L antes do bi-articulado.

Manteve o sufixo, consequentemente se tornando o FR003.

O que ele não sabia é que seus dias como civil estavam contados . . .

O antigo 8003 da Frota Pública vestiu a farda verde-oliva e foi servir ao Exército Brasileiro.

Transportando a tropa, num quartel daqui de Curitiba mesmo.

Só foi repintado mas não foi mexido, permanece inclusive com as 4 portas.

lojaoDetalhe: tiveram o cuidado de pintar até as raias das rodas no mesmo tom militar.

EXTRA:

ACHAMOS MAIS UMA ‘ENCARNAÇÃO’ DO BICHÃO NO JARDIM GABINETO.

Andando (via ‘Google Mapas’) pelo Jardim Gabineto, Cidade Industrial, Zona Oeste de Curitiba, vi mais um ciclo desse Torino. ex-8003 ex-FR003 lona buso ctba era antigo lojão busão frota pública volvo torino marcop articulado chapa cinza roupas comércio bazer loja venda cabide araras

Virou o ‘Lojão do Busão‘, vendendo roupas de segunda mão.

O próprio veículo esteve a venda, na época pediram R$ 32 mil. Vi o classificado na internet, não sei se o negócio saiu mas posteriormente o anúncio foi retirado do ar. 

8004

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros.

FR009 Scania S112
BT-8453

11/01/1988.

AEA-9253

Caio Scania. Atrás o 8003, Marcopolo Volvo.

Apareceu uma foto do 8004, no ponto final da Praça Rui Barbosa.

Veja que no letreiro menor, onde deveria ficar o nº da linha, está o logo da Caio. No 8003 está o logo da Marcopolo, confira mais acima nas fotos dele.

Na época podia, a partir da virada do milênio isso não foi mais permitido em Curitiba.

8005

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador e Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR004 Scania S112
BT-9661

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Colorado (PR).

AIO-3861

8006

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros.

FR005 Scania S112
BT-3522

22/12/1987

Foi posteriormente transformado em veículo não-articulado e deslocado para a Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná, onde atende o Projeto Biblioteca Cidadã.
AEA-9322

Do 8005 não há fotos.

Em compensação veja o que aconteceu com o 8006 depois que saiu da Frota Pública:

Foi pitoqueado. Ou seja amputaram o veículo da articulação pra trás, deixando-o um ônibus de tamanho normal, não-articulado.

Serviu como biblioteca sobre rodas. Agora pertencendo ao governo do estado.

8007

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR006 Scania S112
BT-3512

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ortigueira (PR).

AIO-4012

ctba alimentador chapa placa branca anos 90 laranja buso urbs frota pública terminal boqueirão parigot souza caio amélia scania roda frente eixo dianteira articMais um que mudou de sufixo na renumeração:

Originalmente 8007, se tornou o FR006 no alfa-numérico a partir de 1992.

Não há fotos dele como expresso.ctba artic chapa placa branca anos 90 laranja urbs frota pública alimentador alto boqueirão caio amélia scania roda frente eixo dianteira buso

………

Em compensação acima e ao lado:

Ainda na Frota Pública, dentro do sistema de Curitiba, fazendo linhas alimentadoras na Zona Sul.

Já renumerado e sem flecha do prefeito que iniciou a Frota Pública, mas ainda articulado.

Ainda laranja, ainda com placa de 2 letras.

E agora:

Também pitoqueado, fazendo ‘escolar’ em Ortigueira, interior do Paraná. Com ‘rodo-ar’.

8008

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Alimentador.

FR007 Scania S112
BT-3492

22/12/1987

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Jacarezinho (PR).
AIO-3992

Não há fotos dele articulado, no sistema de Curitiba.

Em compensação, veja o ônibus, também amputado da sanfona pra trás. 

Fazendo ‘escolar’ em Jacarezinho, no interior do Paraná.

No Norte Pioneiro, sendo mais específico.

8009

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros.

FR010 Scania S112
BT-8423

11/01/1988

Após operação regular passou a atender o Sindimoc – Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba.

AEA-9223

Esse está amplamente retratado, temos ele em 3 fases distintas.

Ao lado ainda 8009 em ação pela ‘Frota Pública’ de Curitiba.

Tudo original, a cor, numeração e placa de 2 letras. Apenas a flecha havia sido retirada.

Terminal do Pinheirinho em 1994.

Em verde como Inter-Bairros 4, renumerado FR010 – mudou o sufixo.

Na placa está escrito “Sentido Boqueirão”, que era o ponto final dessa linha até 1999, quando foi seccionada no Pinheirinho.

A seguir o mesmo ônibus, que um dia fora o 8009 e FR010. Se manteve como articulado

Servindo ao Sindimoc, justamente o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus.

No letreiro foi pintado “Unidade de Apoio ao Trabalhador”.

Imagem de boa qualidade, capturada de um vídeo na internet.

8010

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR011 Scania S112
BT-7124

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente (2009), já com documentação baixada, está em Pinhais (PR).

AIX-0124

O antigo 8010, registrado em sua segunda “encarnação” como Mercadão Popular.

O detalhe curioso, e talvez até paradoxal, é que ainda tem a placa original, BT-7124 (no destaque).

Os demais que deram esse pega como sacolão volante estão com a chapa de 3 letras.

8011

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR008 Scania S112
BT-3502

22/12/1987

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002 quando teve documentação baixada.

AIX-6802

A lado o que fora o 8011, depois virou sacolão ambulante, ainda articulado.

Quando clicado já aposentado mesmo dessa segunda função.

Sem as rodas, está se decompondo em algum pátio.

Repare na pintura laranja sob a branca que descasca.

8012

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão.

FR012 Scania S112
BT-7134

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba até 2002. Atualmente (2009), já com documentação baixada, está em Curitiba (PR).

AIX-6834

Exatamente o mesmo caso do seu irmão mostrado logo acima.

Observe ao lado o articulado Caio Scania que um dia foi o 8012 da Frota Pública.

Encerrando seus dias como varejão ambulante (essa é a imagem sobre a manchete).

Pintaram até suas rodas de branco. Quem é elegante é mesmo, não tem jeito, não é verdade?

Mais uma tomada do mesmo busão, agora dá pra ver bem a placa AIX-6834 e também o letreiro ‘Mercadão Popular‘.

Ao lado dele está parado um Mafersa, encarroçadora que faliu nos anos 90.

8013

Caio Amélia

Operou inicialmente no eixo Boqueirão. Operou também como Interbairros.

FR013 Scania S112
BT-7144

19/01/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente (2008), já com documentação baixada, está em Ponta Grossa (PR).

AIX-6844

Do 8013 também não temos fotos.

Esses 13 compõem um primeiro lote, que chegou entre o final de 1987 e janeiro de 1988. Todos começaram a operar na linha Boqueirão, que liga o Centro a Zona Sul. 

Posteriormente alguns foram pra outros eixos, antes de mudar de modal, já que antes de sair do sistema foram alimentadores e/ou interbairros.

São, não custa repetir, 1 Amélia Volvo, 1 Torino Volvo e 11 Amélias Scania.

Agora virá uma leva de 25 Torinos, todos Volvo.

8014

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR014 Volvo B58
BU-8420

12/05/1988

Atualmente atende a Defesa Civil de Maringá (PR).

AEZ-6820

Julho de 1994: Aquele que inicialmente foi o 8014 está renumerado FR014.

Puxando a linha 203-Sta. Cândida/C. Raso.

Essa subida é na Av. Paraná, pouco após o Terminal Boa Vista.

No terreno vago a esquerda hoje há um supermercado.

A direita, bem mais recentemente, surgiu grande conjunto de arranha-céus.

8015

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros.

FR015 Volvo B58
BU-8410

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Teve documentação baixada em 2002.

AFA-2710

8016

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação / Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR016 Volvo B58
BU 8390

12/05/1988

Posteriormente foi retirada a articulação e o veículo passou a Companhia de Habitação COHAB – Prefeitura Municipal de Curitiba.

AFB 2390

cohabDo 8015 não há fotos.

Veja aquele que foi um dia o articulado 8016 da Urbs

Ainda a serviço da prefeitura de Curitiba.

……..

Porém num ramo completamente distinto da administração pública:

Agora ele é um escritório-móvel da Cohab.

Como vem, foi arrancada a parte traseira, tem na nova fase o tamanho de um ônibus normal.

8017

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR017 Volvo B58
BU-8370

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Atendeu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Teve documentação baixada em 2008.

AFA-9370

Mesmo caso do anterior. Transferido de órgão, permaneceu na prefeitura. Foi prestar serviços a secretaria do esporte.

O antigo 8017 também foi pitoqueado, esse ficou com 3 portas.

Em outros casos são 2 ou mesmo só 1 porta remanescente.

8018

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 12/05/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso).

FR018 Volvo B58
BU-8430

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 08/12/1998. Teve documentação baixada em 2008.

AFA-2230

Como muitos outros ônibus da frota pública, o antigo 8018 também virou mercadão volante, percorrendo os bairros da cidade.

Encerrou sua vida como articulado, esse não foi cortado.

Permaneceu patrimônio municipal durante toda sua existência.

8019

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Retornou a Viação Cidade Sorriso onde operou também como Interbairros

FR021 Volvo B58
BV-3924

23/06/1988

AEZ-5624

8020

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR022 Volvo B58
BV-3914

23/06/1988

Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR).

AEZ-5714

Não temos imagens do 8019.

Mas o que foi o 8020 foi clicado em Ponta Grossa-PR em 2010, a serviço da defesa civil do corpo de bombeiros.

Pitoqueado, como notam. Com rodo-ar e rodas pintadas também de laranja, muito chique!!!

8021

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR019 Volvo B58
BV-0561

20/05/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Rio Negro (PR).

Não consta

“O descanso do guerreiro”.

O antigo 8021, que terminou sua vida como FR019.

Já está aposentado das linhas urbanas, clicado num pátio da prefeitura.

Esperando pra partir pra Rio Negro-PR, onde teve um segundo ciclo na divisa PR/SC.

Atrás dele outro da mesma leva já foi repintado como ‘Mercadão Popular‘ volante.

8022

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros.

FR020 Volvo B58
BV-0531

12/05/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 15/12/1998. Atendeu e a Prefeitura de Rio Negro (PR) e atualmente encontra-se em um desmanche em Londrina (PR).

AEZ-5731

Reportagem de jornal flagrou o 8022 fazendo a linha Santa Cândida-Capão Raso pela Viação Redentor.

Ainda com  tudo original, numeração e placa de duas letras.

Cruzando com o 8044, que puxa a extinta linha 202-Boa Vista. A tomada foi no Juvevê, como a imagem explica.

8023

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR023 Volvo B58
BV-3018

23/06/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-5618

Uma bela tomada da Praça Rui Barbosa com céu azul.

Vemos ao fundo a igreja ao lado da Santa Casa, hospital mais antigo de Curitiba, inaugurado ainda no século 19.

Em primeiro plano o 8023. Digo, a imagem está em baixa definição. Aparentemente é esse mas pode ser também o 8033.

8024

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR024 Volvo B58
BV 4256

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Campo do Tenente (PR).

AEZ 5856

8025

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR025 Volvo B58
BV-3916

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Ivaiporã (PR).

AEZ-5716

Infelizmente não existem fotos do 8024. Mas veja o que foi o 8025 ainda no transporte urbano regular.

Fazendo a linha Monte Castelo/Vila João 23, em Ivaiporã-PR, em 2011. Mantiveram as 4 portas, pertence a prefeitura de lá.

8026

Marcopolo Torino

Incorporado à frota em 23/06/1988. Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste -Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR026 Volvo B58
BV-3919

23/06/1988

Posteriormente atendeu o Projeto Mercadão Popular da Prefeitura Municipal de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009.

AEZ-5619

8036Antes & Depois: a direita o 8026 zerado, sendo apresentado.

Ainda sem placas e, detalhe, repare nas flechinhas nas portas que indicavam entrada ou descida.

Nos anos 80 todos os busos de Curitiba tinham essa comunicação visual, sempre na mesma cor do veículo.

E agora, em duas tomadas, o destino dele. Como tantos outros, virou mercadão que percorria os bairros de periferia.

Como sabem, um projeto pra galera do subúrbio ter acesso a frutas e verduras frescas por preço subsidiado.

Ainda articulado porém eliminaram as duas portas do meio, mais próximas da sanfona.

Ficaram uma em cada ponta do veículo.

E pintaram as rodas de branco. Ele não mudou de dono, ainda é da prefeitura de Curitiba.

8027

MarcopoloTorino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Curitiba e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR027 Volvo B58
BV-3026

23/06/1988

Atualmente atende a Prefeitura de Cafezal do Sul (PR).

AEY-8726

Em seu zênite, na capital.

Eis o que chegou como 8027. Ao lado ainda no transporte urbano da capital.

Já sem as flechas que era o logotipo de um prefeito na lateral, e sem as flechas de entrada/saída nas portas. E renumerado FR027, esse manteve o sufixo ao passar pro alfa-numérico.

(Nota: originalmente as fotos estão em  baixa resolução. Eu aumentei elas um pouco, tanto quanto foi possível.

“Ponto Final”: o ocaso, no interior. Pitoqueado, e já sem uso, sendo ‘devolvido a Natureza‘.

Essa acima era uma das menores, assim foi uma das mais prejudicadas. Mas conseguimos ler claramente tanto o ‘FR027’ quanto o ‘Propriedade do Povo’).

Em seus últimos dias, sendo desmantelado no interior. Foi repintado pitoqueado da sanfona pra trás.

Antes de ser ‘devolvido a natureza’ com o mato tomando conta de tudo, ele serviu a prefeitura de Cafezal do Sul-PR. Dá pra ver que isso estava pintado na lateral.

8028

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR028 Volvo B58
BV-3026

23/06/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-4327

Mais uma vez na linha Santa Cândida/Capão Raso, o 8028.

Fotografado assim que chegou, ainda com as flechas emblema do grupo político ao lado do “Propriedade do Povo”.

Já a tomada da direita é um pouco posterior. Um observador atento percebeu:

O prefeito que veio a seguir retirou o símbolo de seu antecessor e adversário político, por motivos óbvios.

Agora na linha Pinheirinho. A placa ainda parece ser de 2 letras.

A esquerda o 8029, depois FR029. No letreiro ainda o nº 302, da linha Oficinas.

Clicado em Arapongas-PR, a serviço da prefeitura de Sabáudia.

(No detalhe essa logomarca e as chapas do veículo, a última versão com 3 letras.)

Pintado de branco, com listras verdes. Obviamente depois de ter deixado a ‘Frota Pública’ curitibana.

Ainda não achamos imagens do 8029. Segue sua ficha:

8029

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR029 Volvo B58
BV-3925

23/06/1988

Serviu a prefeitura de Sabáudia, no interior do Paraná.

AEZ-5625

8030

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR040 Volvo B58
BV-6925

13/07/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná (PR).

AEY-8725

Falemos então do 8030.

Quando veio a numeração alfa-numérica ele mudou de sufixo, se tornou o FR040.

Dando um pega no Centenário, Cajuru, na Zona Leste da capital.

Repassado a prefeitura de São Pedro do Paraná fez transporte urbano lá também.

Sequer tiraram o seu número e o ‘Urbs’ abaixo dele (abaixo).

Identificações que o veículo usava aqui em Curitiba, obviamente.

Apenas pintaram o nome da prefeitura local ao lado.

Como o 8027, esse aqui também foi flagrado em seus últimos dias. Está sendo depenado e desmanchado, retiram-lhes as peças pra usar em outros veículos.

Em duas imagens, de frente a direita e de costas a esquerda.

8031

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR041 Volvo B58
BV-6929

13/07/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Tomazina, interior do Paraná, onde opera até o momento.

AEY-8729

Esse foi o 8031. Também mudou o sufixo ao passar pro alfa-numérico.

Pitoquearam o bichão e repassaram pra prefeitura de Tomazina-PR. Alias ficou estranho o corte, o eixo traseiro colado ao fim do veículo, não acham?

Mesmo no interior, mantiveram a identificação que ele usava na capital. Assim ele transportou os tomazinenses ainda com o ‘FRO41-Urbs’ na lataria.

8032

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR042 Volvo B58
BV-6926

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998.

AFA-2526

8033

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR043 Volvo B58
BV-6924

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR).

AEZ-0624

Do 8032 não temos fotos. Em compensação daquele que originalmente foi o 8033 são várias.

Na mudança pro alfa-numérico ele mudou o sufixo, virou o FR043. E assim você vê ele na Avenida 7 de Setembro, já sem aquelas famosas flechas.

Se tornou interbairros antes de sair de Curitiba. E a seguir foi pra Ivaiporã, no interior do Paraná.

Pintado de vermelho, não se sabe se ainda aqui em Curitiba – depois da tentativa dos expressos serem laranjas, eles retomaram a cor original.

Incluso alguns ‘Frota Pública’ receberam a roupagem rubra em seus últimos tempos nesse modal.

Ou quem sabe a repintura já foi lá em Ivaiporã mesmo.

‘Transporte Coletivo Gratuito’.

Provavelmente lá, posto que a frota da cidade (operada pela prefeitura) é nessa cor.

Veja vários ônibus não-articulados atrás do ex-Curitiba que vai puxando a fila.

No letreiro: “Transporte coletivo gratuito”. Na foto acima alguém censurou a placa. Mas nessa ao lado ela está visível, se você ampliar poderá ver que é branca de 3 letras.

8034

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente operou como Interbairros (Auto Viação Redentor).

FR044 Volvo B58
BV-6928

13/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 27/08/1998. Em 2007 está na SESA (secretaria de saúde) do Governo do Estado do Paraná.

AEY-9028

Amplie e verá que ainda está registrada a última linha que ele puxou, o Interbairros 2.

Eis o que começo como 8034. Pintado de verde, pois operou como interbairros em seu último ciclo na Frota Pública.

Saiu do sistema de transporte mas permaneceu com a prefeitura. Depois subiu de esfera, foi repassado a esfera estadual. Aquele adesivo branco e azul acima da roda é o logo de uma gestão do governo do estado.

Apagaram o ‘Propriedade do Povo’ e a identificação. Mas ele ainda conserva o verde dos tempos de Frota Pública, e mesmo o letreiro.

8035

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR045 Volvo B58
BW-0349

12/08/1988

AEY-8749

8036

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR046 Volvo B58
BW-0346

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Campo do Tenente (PR).

AEY-9646

O 8035 se foi sem deixar rastros. O 8036 era mais fotogênico.

Flagrado ao lado na Praça 19 de Dezembro (a “Praça do Homem Nu”).

Na linha 2013-Santa Cândida/Capão Raso.

………..

Ao direita o bichão posou pra essa captura na garagem da Redentor

(Se repete o que ocorreu no 8027 mostrado acima.  A resolução é bem baixa.

Mas ampliando e lendo com cuidado lemos ‘Propriedade do Povo’ e ‘FR046’).

ATUALIZAÇÃO (AGOSTO/16): Eis ele a venda em Londrina-PR. Por apenas 20 mil.

Confira o 8003, acima. Atualizado no mesmo dia. Está a venda por 32 mil.

O dono do ex-8003 diz que a documentação e o motor estão ok.

Esse, o ex-8036 (que é de mesmo ano, carroceria e chassi) está bem mais barato.

8037

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR047 Volvo B58
BW-0347

12/08/1988

AEY-9647

8038

Marcopolo Torino

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba). Operou também como Interbairros (Auto Viação Água Verde).

FR048 Volvo B58
BW-0344

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Santa Mariana (PR).

AEY-1844

Expresso, laranja. Depois verde, Interbairros.

O 8037 preferiu não ser fotografado. Já o que começou como 8038 foi registrado em três fases diferentes.

Ainda laranja, como Expresso. Mas já sem a dita flecha.

E depois já verde, em seus dias como Interbairros.

Nas duas ele já estava renumerado FR048. Ou seja: mudou de sufixo.

Ambas as tomadas na antiga garagem da Redentor, que ficava em frente ao Terminal Capão Raso (atualmente é na Cidade Industrial, perto do Contorno Sul/BR-376).

Foi transferido pra prefeitura de Santa Mariana, no Norte do Paraná.

Abaixo sua derradeira foto, no final de 2015 no desmanche.

No detalhe a traseira, onde o ‘canibalismo’ – retirar peças de um veículo pra usar em outro – já estava mais avançado.

Ainda ostentava a cor verde e mesmo a linha ‘Interbairros 2’ no letreiro.

Indicando que essa foi a que ele puxou no seu último dia na capital.

2015: dando adeus a esse mundo.

Ainda não é nada. Eu já flagrei um ônibus com o letreiro escrito “Interbairros 2” na distante Costa Rica, em plena América Central.

…………..

Agora começa a derradeira série: 50 Ciferal Padrão Alvoradas.

Todos são Volvo – e, olhe, da época que Volvo era Volvo… .

8039

Ciferal Alvorada

Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR030 Volvo B58
BV-6653

06/07/1988

AGB-0653

8040

Ciferal Alvorada

Incorporado à frota em 06/07/1988. Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR031 Volvo B58
BV-6690

06/07/1988

Serviu a prefeitura de Jaguariaíva (PR). Atualmente encontra-se em um desmanche nessa mesma cidade.

AIO-4790

8040Do 8039 não há imagens disponíveis.

Eis aquele que foi o 8040.

Saiu na capa do jornal:

Em dia de greve de ônibus em Curitiba a PM escoltou alguns veículos.

Pra que eles pudessem circular sem incidentes.

E depois, a esquerda:

Operando escolar em Jaguariaíva, no Norte Pioneiro do Paraná.

Dá impressão de ter sido pitoqueado, mas não se pode ter 100% de certeza.

8041

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei). Teve documentação baixada em 2003.

FR032 Volvo B58
BV-6681

06/07/1988

AFX-8281

Como Osvaldo relatou, o 8041 virou o FR032, mudou de sufixo portanto.

Na nova numeração conseguimos achar ele em duas cores.

Ambas as imagens em terminais do Eixo Leste, fazendo a linha Centenário.

Primeiro ele sozinho. Ainda está alaranjado, como ele havia chegado 0km em 1988.

A seguir foi repintado de vermelho. Sendo ultrapassado por um Mafersa na mesma cor.

O Mafersa, notam, de tamanho normal que puxa a linha Oficinas.

8042

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR033 Volvo B58
BV-6651

06/07/1988

Atualmente atende a Polícia Militar do Paraná, batalhão em Curitiba.

AFZ-9251

Até 2000 a linha Centenário tinha ponto final na Praça Rui Barbosa, onde foi clicado:

Veja o 8042. Em ação já renumerado FR033 na Praça Rui Barbosa. Como o autor informou, foto em 1998/99.

Pouco antes da implantação do bi-articulado, que nas Zonas Leste e Oeste foi em 2000.

Na verdade foi aí que os Eixos Leste e Oeste foram fundidos de fato, e viraram o “Eixo Leste/Oeste”, termo usado na imagem.

Até 1989 eles não tinham nenhuma integração, cada um servia sua região, as linhas terminavam no Centro.

Mais um ‘pitoqueado‘; Nessa imagem e na anterior lemos claramente a placa: AFZ-9251.

Aí veio a linha Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, que por pouco mais de uma década era a que integrava esses eixos.

As demais linhas (802-Campo Comprido na Z/O e 302-Oficinas e 303-Centenário na Z/L) continuaram a finalizar no Centro.

É nessa última, a 303, que o busão foi fotografado. Esse terminal fica no populoso bairro do Cajuru, na Zona Leste como todos sabem.

Visto pelos dois lados assim vocês percebem que além de eliminarem a sanfona ainda tiraram a porta do entre-eixos.

A partir de 2000 com o bi-articulado o Eixo Leste-Oeste passou a ter apenas 2 linhas: a 303-Centenário/Campo Comprido e a C01-Pinhais/Rui Barbosa (nos horários de pico há linhas menores de reforço).

Quanto ao busão em si era laranja e com o prefixo 8042 quando chegou. Depois foi repintado de vermelho e virou FR033.

Na sequência também teve articulação decepada. E também vestiu farda:

Foi aí todo pintado de cinza-escuro. Pois pertenceu a Polícia Militar do Paraná, registrado operando aqui em Curitiba mesmo.

8043

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR034 Volvo B58
BV-6689

06/07/1988

Atualmente está com a Defesa Civil de Curitiba (PR).

AGA-5589
AGA-5589 ex-8043

O MESMO BUSÃO EM 3 FASES: 1) Já foi cortada a traseira, não é mais articulado. Mas ainda é da frota oficial, e ainda no Paraná, servindo a Defesa Civil de Curitiba; Chapa branca, de 3 letras (na época só veículo estatal tinha essa cor na placa). Fora a reforma maior de ter sido amputado da sanfona pra trás, ainda mantém letreiros, faróis e espelhos originais.

EXTRA!  EX-FROTA PÚBLICA COM CHAPAS PADRÃO MERCO-SUL!! É MOLE OU QUER MAIS, POMBAS???

Não temos fotos do 8043 (depois FR034) como articulado na ativa, fazendo linhas urbanas em Curitiba.

Em compensação, são várias tomadas da fase dele pós-Frota Pública.

O mais incrível é que foi fabricado em 1988, esteve na ativa pelo menos até 2020 (quando atualizo a matéria).

São 32 anos de pista, e ainda contando. Chegando a receber inclusive o novo emplacamento padrão ‘Merco-Sul‘:

2) Foi vendido a iniciativa privada, por isso a placa – ainda de 3 letras e 4 nºs – passou a ser cinza. Não foi pintado nem reformado desde a foto anterior. Permanece em Curitiba.

Aquele vigente atualmente, com 3 letras, 1 número, 1 letra e mais 2 números.

Como muitos outros, o 8043 também foi pra Defesa Civil. Sua base de operações era a capital do estado do Paraná.

Apareceu mais uma foto dele, depois que deixou o serviço público. Virou ‘casa-móvel’ (“motor-home“). Segue em Ctba., e com a mesma pintura (dir.).

Entretanto a placa agora é cinza, e não há mais as inscrições do ‘Corpo de Bombeiros’ e ‘Defesa Civil’.

3) Placa Merco-Sul!!! Reformado: tiraram o letreiro, mudaram os faróis traseiros e espelhos (ficou ‘arretado’ assim ‘chifrudo’, o retrovisor dos ônibus de viagem modernos).

Agora vem a bomba: veja a esquerda o mesmo bichão a serviço de um sindicato, em Minas Gerais, clicado quase na virada pra década de 20.

Mais precisamente em Betim, Zona Oeste da Grande Belo Horizonte, no 2º semestre de 2019.

Placa já no padrão Merco-Sul (você sabe, agora todos os veículos têm chapa com fundo branco. Isso não indica mais propriedade oficial como era antes.

Os veículos particulares [como esse] têm chapa branca com letras pretas.

Agora a frota pertencente ao governo, em todas as suas esferas, contam com idêntico fundo branco porém letras azuis. Como vê, não é o caso aqui.)

Essa foto em Sarzedo, também na Grande BH (em 2º plano um busão vermelho e branco no padrão DER-MG). Voltando ao bichão laranja, confira o novo farol [ao centro da imagem] e o original [dir.]). O transformaram num palanque-móvel, por isso a escada e a grade em cima, pro pessoal poder subir e discursar dali.

O ‘latão’ começou com chapa de 2 letras, em 1988. No começo da década de 90 foi trocado pra 3 letras, cumpriu esse ciclo do começo ao seu encerramento. E no fim da década de 10 recebeu a atual chapa Merco-Sul.

Um veículo, 3 emplacamentos. Caso raríssimo!

……….

Do 8044 ao 8047 não achei imagens. Seguem as fichas deles e do 8048, conforme Osvaldo levantou. Digo, acima há a foto de jornal do 8044 cruzando com o 8022. Não será preciso repetir.

8044

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória / Viação Cidade Sorriso após sua criação). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba).

FR035 Volvo B58
BV-6687

08/07/1988

Teve documentação baixada em 2006. Atualmente está em um desmanche em Ibiporã (PR).

AFA-3287

8045

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste e como Interbairros (Auto Viação Curitiba).

FR036 Volvo B58
BV-6691

08/07/1988

Atualmente encontra-se em São Paulo (SP).

AEY-2691

8046

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR037 Volvo B58
BV-6692

08/07/1988

Teve documentação baixada em 2004. Atualmente está em um desmanche em Curitiba (PR).

AEW-9492

8047

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR038 Volvo B58
BV-6927

12/07/1988

Atendeu a Prefeitura Municipal de Mauá da Serra (PR). Atualmente está em Londrina (PR).

AEX-7427

8048

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR039 Volvo B58
BV-6921

12/07/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 30/12/1998. Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, já com documentação baixada (2009), está em Curitiba.

AEW-9521
8048

Foto de jornal.

Apareceu na internet o 8048.

Em matéria de jornal, novamente.

Só o ‘rabo’ do bichão. Melhor que nada, né?

Agora a ficha do 8049.

8049

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR049 Volvo B58
BV-9932

12/08/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná, onde opera até o momento.

AGJ-3632
8049

Pintado de vermelho, depois que os expressos voltaram pra essa cor. Nessa reforma ganhou uma ‘Máscara Negra’.

A direita ele ainda em Curitiba. Esteve operando na linha Vila Oficinas, no eixo Leste.

Virou o FR049 na alfa-numérica, portanto mantendo o sufixo.

Digo, ‘Oficinas’  foi seu último pega. No momento que foi fotografado já estava fora de serviço.

Pichado, num pátio do governo esperando ser repassado pro interior.

siqueira-campos2

Detalhe: a prefeitura siqueirense retirou a ‘Máscara Negra’. A frente voltou a ser vermelha, ‘casando’ com o resto do ônibus.

Ao lado, mantendo a cor rubra e as 4 portas, circula em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro Paranaense.

(Vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto.)

Cidade que conheço pessoalmente. De forma que eu já vi ao vivo os 3 Frota Pública que estão (ou ao menos estiveram) lá.

8050

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR050 Volvo B58
BV-9939

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2004 e atualmente encontra-se em um desmanche em Curitiba (PR).

AFX-2539

Ainda com a placa original ‘BV-9939’.

O 8050, parado (prov.) na garagem da viação Cristo Rei.

Que na época era no bairro de mesmo nome, entre as Zonas Leste e Central de Curitiba.

Hoje a CCD, sucessora da Cristo Rei, utiliza a garagem da antiga viação Carmo na Linha Verde, a ex-BR-116, no Parolin (Zona Central), junto com as viações Tamandaré e São José – sucessora da Carmo.

8051

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR051 Volvo B58
BV-9936

12/08/1988

Posteriormente foi repassado ao Governo do Estado e atende o Projeto Comboio Cultural.

AEW-9736

8052

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul. Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR052 Volvo B58
BV-9935

12/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaí (PR).

AEX-4435

8053

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR053 Volvo B58
BV-9934

12/08/1988

Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

AEW-9534

Do 8053/FR053 são 2 imagens:

Ao lado ele descansa em frente ao Terminal S. Cândida (Z/Norte) antes de zarpar pro Capão Raso (Z/Sul).

Permanece com tudo original: numeração de 4 dígitos – portanto ainda 8053 – e placa de 2 letras. Apenas a flecha na lataria já foi retirada – mas a flecha em laranja nas portas que indica ‘embarque/desembarque’ permanece.

FR053 e FR055 (ex-8053 e 8055, resp.).

O autor informa nos comentários, na alfa-numérica manteve o sufixo, se tornando o FR053.

A direita temos a prova: ele já renumerado FR053, e com placa de 3 letras. Teve o para-choques pintado de laranja e foi deslocado pro eixo Oeste. Tiraram também as flechas na porta.

Ao fundo o ex-8055, renumerado FR055, que passou pelas mesmas mudanças.

8054

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR054 Volvo B58
BV-9940

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2008 e atualmente encontra-se em um desmanche em São José dos Pinhais (PR).

AEZ-2740

Essa eu descobri num vídeo sobre ônibus antigos de Curitiba:

O 8054 já renumerado FR054 – sufixo mantido –  na  Av. João Gualberto (prov.), ao lado. Puxando a “203-Sta. Cândida/Capão Raso“.

Depois de sair do transporte urbano foi repassado a Universidade Federal do Paraná (‘UFPR’).

A definição é boa, conseguimos ler claramente a sua placa ‘AEZ-2740’.

Repintado de branco, a serviço da UFPR nessa nova fase. O letreiro ainda conserva a linha “Inter-Bairros 5, no entanto.

8055

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR055 Volvo B58
BV-9937

12/08/1988

Teve documentação baixada em 2003.

AEZ-4237

8055 e 8058 - gloria [1995]Garagem da Glória (bairro da Boa Vista, Zona Norte de Curitiba), 1995:

Os que originalmente eram o 8055 e 8058 mantiveram os prefixos, na alfa-numérica se tornaram o FR055 e FR058.

Cumpriam igualmente a linha 203-Sta. Cândida/Capão Raso. A frente mais um Ciferal frota pública não-identificado. Note como a característica desse leva era ter a porta traseira na traseira mesmo, junto ao vidro e faróis do fundo do veículo.

8056

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR056 Volvo B58
BW-0840

12/08/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

AEY-3240

O 8056 em ação, no ano de 1990. Ainda com numeração e placa originais, de 2 letras (destacada).

Na linha 202-Boa Vista, acaba de deixar o Terminal do Cabral rumo ao Centro.

Esse é o ‘antes’, no serviço regular. A direita o ‘depois’.urbs

Ainda servindo a prefeitura de Curitiba, mas agora como quitanda-móvel.

Mantiveram a articulação, mas retiraram duas das portas.

Exatamente como os outros que tiveram o mesmo destino.

8057

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR057 Volvo B58
BV-9938

12/08/1988

Atualmente atende a Defesa Civil de Londrina (PR).

AEW-9538

Urbanus Busscar e Ciferal Alvorada, dois de cada: Inter-Bairros 4 verde (Urbanus 1), seguido de dois Alimentadores, Ferraria metropolitano (Urbasnus ‘2’) e municipal pro Jd. Gabineto/CIC (Alvorada ‘pitoco’); por fim Expresso Alvorada articulado.

Terminal Campo Comprido em 1999, meses antes da implantação do bi-articulado no Eixo Oeste.

O veículo mais ao fundo é articulado ‘Frota Pública’, o FR057 – que começou como 8057.

O Alimentador que diz ‘Ferraria’ vai pro vizinho município de Campo Largo:

A integração com a região metropolitana, implantada nos anos 90, certamente é o ponto forte do transporte curitibano.

E a direita o ex-articulado que um dia foi o 8057. Encurtado pra tamanho normal, rodas laranjas, rodo-ar. Na defesa civil de Londrina.

…………

Já vimos acima o 8058, renumerado FR058 (ao lado do FR055).

8058

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR058 Volvo B58
BW-0843

12/08/1988

AEW-9543

8059

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR059 Volvo B58
BW-2686

25/08/1988

Teve documentação baixada em 2009.

AIO-9586

O táxi da frente é Fusca (parado ao lado terminal): viu? Não era só em 1980!

Foto de 1991: o 8059 se prepara pra ultrapassar um ônibus ‘pitoco‘ (não-articulado) vermelho.

Ambos acabam de deixar o Terminal Campina do Siqueira visto ao fundo.

O vermelho é Urbanus Busscar, que irá cruzar o Centro rumo ao Capão da Imbuia, na Zona Leste – por isso é operado pela viação Cristo Rei;

O articulado laranja ‘frota pública’ da Urbs está vindo de mais longe, do Campo Compridoem compensação encerra a viagem no Centro.

(Nas numeração de 4 dígitos, que foi usaada de 1987 a 1992, a primeira letra é a categoria: ‘6’ é Expresso, e ‘8’ são os articulados [que no início eram sempre Expressos, de qualquer forma];

Quanto ao segundo dígito, ‘4’ é da Cristo Rei e o ‘0’ ficou pra Urbs, os ônibus de propriedade estatal).

8060

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR060 Volvo B58
BW-2670

25/08/1988

Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

ACL-2170

O 8060 manteve o sufixo numérico ao ganhar as letras ‘FR‘. Na linha Campo Comprido pela agora extinta A. V. Curitiba.

………..

Do 8061 não há registros:

8061

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR061 Volvo B58
BW-2678

12/08/1988

AIO-9678

Na sequência o 8062.

8062

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR062 Volvo B58
BW-2671

25/08/1988

Atualmente está com outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

AIO-8971

Surgiu como 8062, renumerado FR062 (manteve o sufixo).

Já sem a flecha foi registrado (esq.) na Praça Rui Barbosa.

No ponto final da linha Campo Comprido (Z/Oeste). E com rodo-ar.

Ao lado, o mesmo carro. Na prefeitura de Marilândia do Sul-PR.

Tiraram o rodo-ar… Mas permanece articulado.

Seguimos, achamos uma foto do que vem a seguir.

8063

Ciferal Alvorada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR063 Volvo B58
BW-2663

25/08/1988

AIO-9063

Eis o que no início era 8063. Aqui já foi  como renumerado FR063.

Fotografado na Zona Oeste da cidade, no bairro Mossunguê ou Campo Comprido.

Essa é a região que alguns preferem chamar de “Ecoville”, farei matéria sobre ela em breve.

Seja como queiram chamar, essa parte da cidade se adensou e verticalizou recentemente, a partir dos anos 90.

Até então ainda haviam grandes terrenos e até mesmo algumas chácaras por ali.

Do 8064 ainda não há imagens.

8064

Ciferal Alvorvada

Operou no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR064 Volvo B58
BW-2679

25/08/1988

Atualmente ainda pertence a Prefeitura de Curitiba, no projeto Farol do Saber.

AIO-9079

Vários que conseguimos fotos.

8065

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR065 Volvo B58
BW-2681

25/08/1988

Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba.

AEY-8781

Ainda com a cor original, numeração FR065 e portas e janelas. Não por muito tempo.

Ao lado o exato momento, em 2003, em que estavam ‘pitoqueando’ o bichão.

De articulado acabou virando ônibus comum, sem sanfona.

A reforma foi profunda. Pintado também de laranja mas num outro tom, totalmente adaptado com janelas retiradas, etc.

Natural, pois seu uso agora é completamente distinto.

O 8065 (depois FR065) é mais um entre tantos que virou bombeiro.

Se serve de consolo, os faróis traseiros foram mantidos originais, quadradinhos alinhados verticalmente.

Nesse pequeno detalhe não houve transgenia. Os Monoblocos não têm a mesma sorte . . .

8066

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR066 Volvo B58
BW-2684

25/08/1988

Atende a Polícia Militar do Paraná.

AFA-9884

AFA-9884-URBS_FR006Esse era o 8066. Na alfa-numérico manteve o número de origem, virou FR066.

A esquerda na ativa. Repete-se tudo o que já foi dito no 8042/FR033.

Até porque foram fotografados no exato mesmo local:

O ponto final central da linha 303-Centenário, a Praça Rui Barbosa.

Até 2000 era assim – quando veio o biarticulado a linha foi unificada com a 802-Campoi Comprido.

Sendo agora a 303-Centenário/Campo Comprido, cortando Curitiba inteirinha, de leste a oeste.

Depois de sair do serviço regular igualmente teve o mesmo destino, deceparam a articulação e foi repassado a Polícia Militar do Paraná (dir.).

8067

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR067 Volvo B58
BW-2664

25/08/1988

Atendeu a Polícia Militar do Paraná e teve documentação baixada em 2008.

AEY-8764

Iniciou como 8067.

Veja ele na garagem da Redentor, na imagem a esquerda:

Já como FR067 (sufixo mantido) e sem a flecha na lataria que tinha no início. E também sem as flechas nas portas.

Ainda no sistema de transporte curitibano.

8068

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR068 Volvo B58
BW-2688

25/08/1988

Atualmente atende a Prefeitura Municipal de Ivaiporã (PR).

AGO-8588

Eis o ex-8068 em Ivaiporã-PR.

Sabemos que é ele porque esse foi o único Ciferal que foi pra essa cidade.

Ivaiporã adquiriu vários Marcopolos, já vimos suas imagens acima. Mas Ciferal Alvorada somente esse aqui, enfatizando novamente.

8069

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR069 Volvo B58
BW-2667

25/08/1988

Foi transferido pra outra secretaria da Prefeitura de Curitiba.

AFA-5067

Ainda com a chapa branca.

Numa revenda em Campo Largo, na Grande Curitiba, alguém registrou em 2003 os últimos momentos do FR069 na sua configuração original, laranja.

Os anúncios chamam a atenção: primeiro o logotipo da prefeitura, escrito “Curitiba 2000”. E no vidro traseiro propaganda de uma rede de supeercados.

Curioso, porque até a chegada da ‘Frota Pública’ Curitiba não tinha publicidade no transporte coletivo, e depois que esses articulados saíram de circulação voltou a ser proibido.

No detalhe de frente.

Como a foto acima mostra, ele encerrou as operações na capital na cor dos Expressos. Somente após chegar ao interior foi pintado de verde.

O registro deixa claro, esse veículo nunca foi Inter-Bairros. Saiu de Curitiba como havia chegado, enfatizo novamente.

Virou sucata: após servir a prefeitura de Cidade Gaúcha-PR foi flagrado sendo desmontado (a direita).

8070

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Norte-Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR070 Volvo B58
BW-3476

31/08/1988

Foi transferido para a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba em 18/06/1998.

AEZ-4276

8070Olha o 8070 pegando gente na Praça do Japão.

Rumando pro Terminal da Cidade Industrial – CIC.

Durante um tempo o eixo Sul teve 4 terminais:

Portão, Capão Raso, Pinheirinho e  CIC.

Todos eram servidos por linhas de expresso.

Como já dito, quando da implantação do bi-articulado, decidiram que não era necessário estender essa melhoria ao Terminal CIC, contemplando só os 3 primeiros.

O CIC é atendido por ligeirinhos, interbairros e alimentadores (vários deles pra outros terminais mais centrais como C. Raso).

Mas por expressos não mais.

O que torna essa imagem ainda mais rara.

Agora o mesmo veículo agindo como ‘Bazar dos Importados’, outro serviço da prefeitura municipal.

Ainda articulado, porém eliminaram as 2 portas do meio.

8071

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Norte Sul (Auto Viação Redentor). Operou também como Interbairros (Auto Viação Agua Verde).

FR071 Volvo B58
BW-3479

31/08/1988

Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná.

AFA-3279

8071Do que foi o 8071 temos 4 fotos:

Ao lado ainda com esse número, na Praça Rui Barbosa. Puxando a linha Pinheirinho.

Ou seja, obviamente uma linha de Expresso, como notam.

A direita sem as flechas símbolo do prefeito que encomendou o veículo, e renumerado FR071 (manteve o prefixo). FR071

Fazendo a linha Inter-Bairros 5. Ainda na cor laranja.

Isso se chama “tabela trocada“, quando um ‘carro’ pintado pra uma categoria de linha faz outra.

Repare na placa do itinerário atrás da porta, é verde.

A esquerda na garagem da Redentor, que na época ficava ao lado do Terminal Capão Raso.

No letreiro a linha ‘CIC’, de Expresso portanto (extinta em 1995 com a inauguração do Ligeirão).

…………..

siqueira-campos1

010′ no letreiro menor. Esse é o nº do buso no interior, e não o código da linha aqui em Curitiba. Pois ‘010′ é o Inter-Bairros 1, e essa linha nunca teve articulados, o único Inter-Bairros que só tem ônibus ‘tocos’, pois o único que não entra em terminais.

Depois oficializaram a troca. Foi pintado de verde pra ficar em definitivo na categoria Interbairros, em seus últimos tempos aqui em Curitiba.  

Nessa cor foi repassado pra cidade de Siqueira Campos (ao lado).

Que retirou a identificação usada aqui. E pintou o nome de sua própria cidade, vemos nessa última tomada.

De resto foi mantido tudo no original: a pintura esmeralda, e ainda é articulado com 4 portas.

8072

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR072 Volvo B58
BW-3478

31/08/1988

Atualmente atende outra secretaria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

AFA-6378

Começou no Eixo Sul pela Redentor, numerado 8072, repetindo o que já foi dito acima.

Depois se tornou o FR072, mantendo assim o mesmo sufixo.

Na imagem parece estar ainda na Zona Sul, na linha 503-Pinheirinho. Depois seria deslocado pra Zona Oeste.

8073

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR073 Volvo B58
BW-3477

31/08/1988

Atende atualmente a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba.

AFN-7477

Taí o que começou sua vida como 8073. Mesmo caso de outros já fotografados acima:

Encurtado pra tamanho normal. Rodas laranjas, rodo-ar.

Na defesa civil. Esse esteve assignado pra cidade de Cascavel, no Oeste do PR, de onde saíram essas imagens.

A esquerda como posto volante de vacinação, ajudando o “Zé Gotinha”.

E a direita o veículo de lado pra conferirem a pintura.

Atualização (maio.18): conseguimos mais uma imagem dele.

Depois de aposentado do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil) passou pra prefeitura de Cascavel.

Foi pintado de branco, só ficou a ‘máscara’ laranja, além das rodas.

Seguem mais fichas. O 8074 e 8075 encerraram suas atividades sem serem fotografados.

8074

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR074 Volvo B58
BW 5640

19/09/1988

Atualmente pertence a outra secretaria da prefeitura de Curitiba.

AFA 2240

8075

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR075 Volvo B58
BW-5645

19/09/1988

Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AEZ-5745

8076

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente no eixo Sul (Auto Viação Redentor / Viação Cidade Sorriso após sua criação) e posteriormente como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR076 Volvo B58
BW-5643

19/09/1988

Atendeu Projeto Mercadão Popular. Atualmente está em São José dos Pinhais (PR).

AFA-3343

Do 8076/FR076 achamos duas tomadas. Viram seus dados técnicos acima. E ao lado eis o bichão.

Atualização: eu havia escrito “Já na fase final de sua existência, como Mercadão da Família Volante. Pintado com faixa azul.” Porque imaginei que ele estava perto do desmanche.

Não foi o caso. Ele saiu do serviço público, deixou de ser mercadão popular.

Mas ainda teve mais um ciclo. A direita ele no interior do Rio Grande do Sul, rendendo mais um caldo.

O autor até informou a chapa, mas esta está fisicamente ausente do veículo.

8077

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR077 Volvo B58
BW-5642

19/09/1988

Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AJN-1742

8078

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR078 Volvo B58
BW-5638

19/09/1988

Posteriormente passou ao Projeto Linha da Economia da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009. Atualmente está em desmanche em Curitiba.

AEN-5738

Vamos pra ficha do 8079. Desse há fotos.

8079

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também como Interbairros (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo).

FR079 Volvo B58
BW-5641

19/09/1988

Atualmente está com a Prefeitura Municipal de Bandeirantes (PR).

AEA-9141

Ainda como 8079, na linha 503-Boqueirão.

Repare a esquerda, ao fundo: Um Monobloco intermunicipal da Viação São José dos Pinhais (aqui uma foto melhor dele, em preto-&-branco).

Clique na nas ligações pra ver como era essa pintura, e todas as do sistema metropolitano, antes e depois da padronização ocorrida nos anos 90.

Voltamos a falar do sanfonado em primeiro plano. Agora o mesmo ‘carro’ na cidade de Bandeirantes, também Norte Pioneiro do PR.

Ainda articulado.

Eliminaram duas portas. Nesse caso foi mantida a atrás da sanfona.

Eliminaram a dos fundos e a entre-eixos.

FR079-bandeirantes………..

Lá no interior ele teve pelo menos 2 pinturas. Ao lado uma que é inspirada no padrão atualmente vigente em Campinas-SP.

Alias nessa outra matéria, numa atualização de dezembro/15, eu adicionei um busão de Campinas nos anos 80, e também é um Ciferal Padrão Alvorada. Só que não é articulado.

8080

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR080 Volvo B58
BW-5639

19/09/1988

Atendeu a Polícia Civil do Paraná. Atualmente está em Nova Andradina (MS).

AIO-5439

8081

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Boqueirão (Auto Viação Nossa Senhora do Carmo). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR081 Volvo B58
BW-5637

19/09/1988

Atendeu a Polícia Civil/PR. Posteriormente foi repassado à Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, interior do Paraná.

AIO-4237

O 8080 não foi registrado. Vamos ver três ciclos do 8081.

Primeiro, ele ainda na ativa, renumerado FR8081, ao lado do FR002 (ex-8002).

Ambos já com chapa de 3 letras, e fazendo a linha 303-Centenário/Rui Barbosa, da Zona Leste.

Após sair do transporte coletivo foi repassado a polícia civil.

Pintado de preto, como convém as forças de segurança. Tem até giroflex!

Depois disso ele foi pra Siqueira Campos. Mais um.

siqueira-laranja

Começou laranja, virou preto, acabou laranja.

Mantido como articulado, e com 4 portas (vide o 8071 da mesma série, que foi fotografado pelo lado oposto).

Repintado de laranja, como ele havia saído de fábrica.

Rodas no mesmo tom. Eu já vi esse ônibus com meus próprios olhos lá em Siqueira.

8082

Ciferal Alvorada

Inicialmente operou no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei).

FR082 Volvo B58
BX-0229

30/09/1988

Atendeu o Corpo de Bombeiros do Paraná.

AFY-3329

8082Eis o que fora o articulado 8082.

Foi pitoqueado, amputaram da articulação pra trás.

Repare bem que no letreiro ainda está o código 020.

Sinal que a última linha que ele puxou em Curitiba foi a Interbairros 2.

8083

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como interbairros.

FR083 Volvo B58
BX-0230

30/09/1988

Teve documentação baixada em 2010.

AEY-8530

O articulado que recebeu o número 8083 começou Expresso, na cor laranja – como todos os outros.

Na sequência renumerado FR083 (mesmo sufixo) e pintado de verde, foi remanejado pra Interbairros.

Ao lado em 1991 no Terminal do Cabral, Zona Norte, fazendo a linha Inter-Bairros 2.

Atrás vem um Amélia na linha Solar, que hoje é feita por ‘micrões’.

O começo dos anos 90 foi alias a última vez que a Glória comprou ônibus da Caio (com exceção dos bi-articulados de 2006 – vários deles ainda circulam em 2023, 17 anos depois!!!) .

Voltando ao articulado, a direita ele já não opera mais, veja que apagaram a identificação e o ‘Cidade de Curitiba‘.

8084

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória).

FR084 Volvo B58
BX-0285

30/09/1988

Após sair do sistema foi repassado a outras secretarias da prefeitura, onde operou projetos de educação ambiental.

AEW-9485

Já tentaram 3 vezes mudar a cor do Expresso (p/ laranja, cinza e azul). Eles sempre voltam a ser vermelhos.

Vejam o antigo 8084. Na mudança pro alfa-numérico manteve o sufixo 84.

Aqui em ação nas linhas regulares. No Eixo Norte. Ainda de laranja, como ele chegou ao sistema.

Em sentido contrário vem o Torino vermelho (também articulado) da Glória fazendo a linha 202-Boa Vista/Pç. Rui Barbosa. E atrás desse último mais um Ciferal frota pública alaranjado.

Mantido articulado, eliminaram as 2 portas meio. Atendendo ao projeto ‘Olho d’Água‘.

Foto batida na divisa do Juvevê e Alto da Glória, entre as Zonas Norte e Central.

Se a câmera estivesse virada um pouco mais a esquerda veríamos o Mercadorama que há ali, há muitas décadas e até hoje.

(Atualização: em dezembro de 17 o Mercadorama deixou de existir, virou ‘Wal-Mart’.)

Voltando a falar especificamente do que foi o 8084, vejamos o ciclo posterior dele, após deixar o transporte urbano de passageiros foi repintado em azul, ainda pertence a prefeitura.

8085

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Auto Viação Curitiba).

FR085 Volvo B58
BX-0251

30/09/1988

Atende atualmente a Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul (PR).

AEW-9451

Invertemos: primeiro o ‘depois’. Eis o que foi o 8085 e FR085 em Ctba. . Cortaram da articulação pra trás e também o letreiro.

O 8085 foi registrado em 3 ciclos diferentes. Nesse caso excepcionalmente irei mostrar fora da ordem cronológica.

Ao lado seu último ciclo a serviço da prefeitura de Marilândia do Sul-PR.

Aqui eles acrescentaram o rodo-ar (quem sabe retirado do ex-8062, que também foi pra essa cidade como visto acima).

Em compensação, foi amputado em duas partes: como em vários outros tiraram a parte posterior a sanfona pra se tornar ônibus de tamanho normal.

“Antes”: o FR085 em ação em Curitiba.

Nesse há mais um detalhe. O Alvorada tem como marca registrada o letreiro saliente, pra cima do veículo.

(Como o Veneza ‘1’ antes dele, e como o Thamco Águia e Torino ‘2’ que lhe são contemporâneos.)

Nesse ‘carro’ não mais, resultando que o para-brisas vai até o teto

8085

Ainda na capital do estado mas já fora de serviço (fotografado no mesmo local que o FR049, num pátio do governo esperando ser repassado pro interior): laranja como veio de fábrica, note as palavras ‘Ciferal’ e ‘Volvo’ em decalques prateados, sob o vidro.

Isto posto, acima o mesmo ônibus em ação pela ‘Frota Pública‘. No alfa-numérico se tornou o FR085, sufixo mantido.

Ao lado depois de encerrar as atividades no transporte curitibano, mas ainda com a cor e configurações originais.

Veja que está escrito o nome nome dos fabricantes, ‘Ciferal’ e ‘Volvo’ logo abaixo do vidro, a esquerda e direita respectivamente. Em prateado,  como veio de fábrica.

Agora olhe o FR086 abaixo (cuja ficha técnica virána sequência).

Aqui e a esq. o 8086 (depois FR086). Chegou laranja, antes de sair do sistema deu tempo de ser repintado de vermelho. Há os decalques ‘Ciferal’ e ‘Volvo’, mas foram pintados junto.

O ônibus foi pintado de vermelho. As marquinhas Ciferal e Volvo foram pintadas junto, no embalo.

Repare que elas ainda estão ali, mas não mais prateadas.

Encerrada a experiência dos Expressos serem alaranjados eles voltaram a ser vermelhos.

Incluso vários da Frota Pública ainda receberam essa demão rubra. Esse aqui foi um deles.

Que anteriormente fora o 8086, manteve o sufixo na renumeração.

As vezes, por conta da iluminação, ficamos na dúvida se um desses Expressos está laranja ou vermelho.

Por exemplo na imagem acima. Então anexo ao lado uma foto dele de costas. Agora não resta qualquer polêmica.

Foi mesmo repintado. Seguem os dados técnicos do bichão:

8086

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também no eixo Leste-Oeste (Empresa Cristo Rei)

FR086 Volvo B58
BX-0238

30/09/1988

AEW-9738

Pra gente fechar esse tópico:  ambos o FR085 e o FR086 fazem a linha 302-Camp. do Siqueira/Capão da Imbuia, que integrava os eixos Oeste e Leste.

Faltam só dois, e ambos viraram sacolão ao deixar a rede de transportes.

8087

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR087 Volvo B58
BX-0237

30/09/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba. Teve documentação baixada em 2009.

AEX-7437

Esse ao lado era o 8087, depois foi renumerado FR087.

Mais um que manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérico.

E por fim mercadão.

Perdeu as portas do meio.

8088

Ciferal Alvorada

Operou inicialmente o eixo Norte-Sul (Transporte Coletivo Glória). Operou também como Interbairros (Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Nossa Senhora da Luz).

FR088 Volvo B58
BX-0287

30/09/1988

Após a saída de linhas regulares operou como Mercadão Popular pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

AEW-9487

mercadao1Inicialmente o 8088, o último adquirido pela Frota  Pública.

Depois FR088, manteve o sufixo na mudança pro alfa-numérica. Ao passar pro varejão tiraram as portas do meio.

……………….

mercadao-costasÉ isso aí, rapaziada. Do 1 ao 88, a Frota Pública curitibana foi assim.

 A FROTA PÚBLICA VOLTOU

Atualização de novembro.16. Depois da virada do milênio aconteceu um fenômeno interessante em Curitiba:vd

Voltaram a existir ônibus com chapa branca, de propriedade estatal – conforme já havia sido mostrado nessa mensagem. São os chamados ‘VD’s’. A esquerda estão o VD992 e o 975.

Explico: por lei, após 10 anos de uso os bi-articulados passam automaticamente a ser patrimônio da prefeitura.

Por isso receberam placas alvas, e o prefixo ‘VD’. A primeira letra indica a viação. ‘V’ não era usado por nenhuma empresa, assim a Urbs pegou pra ela.frota-publica

Os busos pertencem a prefeitura, mas continuam a ser operados pelas viações privadas. Veja como o sítio que publicou a imagem identificou a propriedade: “Urbs/E. Azul”. Na mosca!

Que Deus Ilumine a todos.

“Deus proverá”

4 comentários sobre “Antes & Depois: Frota Pública de Curitiba

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