1988: SC entra na era do articulado, graças a Chapecó

Chapecó, fim dos anos 80

Chapecó-SC, fim dos anos 80.

Por Maurílio Mendes, “O Mensageiro”

Publicado em 8 de maio de 2014

Eu mantive os créditos, conforme solicitado. Sítios fonte das imagens: Egonbus (Ônibus de S. Catarina); o (infelizmente finado) Memória Gaúcha e Ônibus Brasil. Visite.

Nos ocupamos recentemente sobre o transporte coletivo de Florianópolis.

Falando no vizinho e querido estado de Santa Catarina, você sabe em qual de suas cidades rodou seu primeiro ônibus articulado?

Pensa que é em Floripa, ou então em Joinville ou Blumenau, ambas cidades grandes, industrializadas e próximas ao litoral e a capital do estado?

porto alegre

O mesmo buso Marcopolo-Volvo, antes operando na Zona Leste de Porto Alegre, meio dos anos 80.

…………

Nada disso. O primeiro ônibus articulado catarinense circulou orgulhosamente em Chapecó.

Uma cidade menor, mais afastada do centro econômico e político do estado, e que vive do agronegócio.

Ao invés da indústria pesada e turismo, como é o padrão na costa atlântica e próximo dela. 

Hoje com 171 mil habitantes, é apenas a 5ª maior cidade catarinense (6º município mais populoso) e dista nada menos que 555 km da capital Florianópolis.

(Nota: ‘município’ e ‘cidade’ são 2 coisas distintas. Município é a divisão política, e cidade é a área urbana, onde moram as pessoas. Portanto a cidade pode abranger apenas um município ou vários. É o caso aqui.

A cidade que é a Grande Florianópolis se espalha vários municípios. Além da capital, o município de São José é mais populoso que Chapecó. Por isso essa última é o 6º município mas a 5ª cidade mais populosa de SC.)

Chapecó, fim dos anos 80 (1)Longe portanto da região mais rica do estado, o Norte Catarinense que é seu pulmão industrial. Chapecó está no Extremo Oeste catarinense, não muito longe da Argentina.

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E foi ali, nessa cidade que vive de abater frango, que em 1988  Santa Catarina entrou na era do ônibus articulado.

Quando a Auto Viação Chapecó comprou, usado do Rio Grande do Sul, um Marcopolo Torino. Com motorização e chassi Volvo. Da época que Volvo era Volvo . . . 

Pertenceu a Viação Sudeste que opera na Zona Leste de Porto Alegre. A espinha dorsal de suas linhas é a Avenida Bento Gonçalves, pra quem conhece a capital gaúcha. Quando chegou foi pintado com faixa bege, no padrão R.U. (Regiões Urbanas) que então vigorava.

Atualização – matamos a cobra e mostramos o pau. Acima o bichão operando branco e bege no Rio Grande antes de ficar amarelado em SC. Digo, não posso garantir que seja exatamente o mesmo veículo. Talvez a Sudeste tenha adquirido vários de uma vez só. Mas certamente é do mesmo lote.

micro joaçaba sc interior buso suburbano calota mascarello tribus trucado 3 3º eixo branco livre azul vermelho amarelo faixa eletrônico catarina vw volkswagen

Mudamos pra outro tema da busologia mas seguimos no Glorioso Oeste de SC: direto de Joaçaba, um suburbano micrão Tribus (trucado, com 3º eixo): existe em toda Pátria Amada, mas agudamente em SP, PB e RN. Uma espécie de ‘transgenia busófila’.

Outra coisa desculpe a baixa resolução da imagem, foi a melhor que pude achar. Caso eu descubra uma mais aprimorada atualizo novamente a postagem.

………………..

As vezes os fatos mais importantes se dão nos lugares mais insólitos. Foi o caso. Santa Catarina é mesmo um estado atípico em múltiplas dimensões.

E em sua passagem pros ônibus ‘sanfonados’ (como antigamente se dizia) a regra se confirmou.

Nas imagens mais pro ato da página, veem o bichão em ação já no solo catarinense, onde foi o pioneiro, ninguém veio antes dele. Ligando o Centro ao populoso bairro da Efapi, na Zona Oeste de Chapecó. 

Nota: disse ‘1988’. Foi por aí. Mas não posso dar certeza, não tenho esses dados anotados, falo-lhes da história do transporte brasileiro basicamente contando as coisas que eu sei de cabeça.

Lembro que foi bem no fim da década de 80 que a Viação Chapecó comprou esse ônibus, e estou quase certo que foi mesmo 88. Mas não posso assegurar 100%. Ainda que um detalhe falhe, a linha geral da história está correta, e é isso que importa.

manutenção 11-13 merced azul cmtc ônibus auxiliar rede trol caminhão apoio fios fiação

Abrimos o baú. Como eram na mesma época:

– Os tróleibus brasileiros (a esq. uma imagem pouco conhecida, o 11-13 de manutenção da rede elétrica da saudosa e finada CMTC);

– Os Monoblocos. E também aqui, e aqui;

– Os metropolitanos de Curitiba antes da padronização. E da padronização pra cá.

Deus proverá
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